Eric Lang responde a críticas de fãs de Mass Effect: The Board Game por inclusão de pronomes

Eric Lang, o criador do jogo de tabuleiro Mass Effect: Priority Hagalaz, entrou em uma controvérsia com os fãs após receber uma onda de críticas negativas no site Board Game Geek. Os comentários negativos surgiram após a inclusão de pronomes de gênero neutro nas fichas de personagens do jogo, algo que incomodou parte da base de fãs.

De acordo com relatos, as avaliações negativas, muitas delas com apenas uma estrela, foram motivadas pela introdução de pronomes como “they/them” em personagens icônicos da franquia Mass Effect, como Liara T’Soni. Lang reagiu fortemente às críticas nas redes sociais, chamando os fãs que avaliaram o jogo negativamente de “f***ing manbabies” (bebezões) e solicitando que seus seguidores compensassem com avaliações positivas.

Designer do jogo de tabuleiro enfrenta controvérsia e exclui postagens após chamar jogadores de “manbabies”

Em uma postagem agora excluída do X (anteriormente Twitter), Lang expressou seu descontentamento com as críticas, pedindo que seus seguidores deixassem boas avaliações para neutralizar as negativas. Ele escreveu: “Eu odeio até mesmo falar sobre isso nas redes sociais, mas se você jogasse Mass Effect TBG, você se importaria em dar uma classificação no BGG? Para compensar os f**ing manbabies* que não conseguem lidar com a leitura de pronomes em uma ficha de personagem.”

Apesar de excluir a postagem original, Lang continuou a defender sua posição em outras plataformas, como o Blue Sky, onde reafirmou suas críticas ao comportamento dos fãs insatisfeitos. No entanto, essa resposta levou a um aumento significativo no número de avaliações negativas, passando de 10 para 52 em questão de horas. Em outra postagem, Lang lamentou a situação: “Isso é o que você ganha por baixar a guarda por UM SEGUNDO e falar com raiva. F**k me, eu só cansei.”

Controvérsia de Mass Effect continua no Board Game Geek

Enquanto Lang enfrentava críticas online, o site Board Game Geek tomou medidas para remover as avaliações de uma estrela, alegando que as contas que votaram negativamente estavam violando as diretrizes da plataforma. Isso gerou uma nova onda de reclamações, com vários usuários relatando que suas avaliações foram excluídas e suas contas, suspensas.

Mark Kern, também conhecido como Grummz, compartilhou capturas de tela e depoimentos de usuários cujas avaliações de 1 estrela foram removidas, afirmando que o Board Game Geek estava censurando as críticas negativas enquanto permitia que as avaliações de 10 estrelas continuassem. “Estou recebendo vários relatos de que pessoas que deixam avaliações de 1 estrela no jogo de tabuleiro Mass Effect: Priority Hagalaz estão sendo excluídas do site”, relatou Grummz em uma série de postagens.

Caminho da inclusão ou exagero?

A controvérsia em torno de Mass Effect: Priority Hagalaz reflete um cenário maior de tensão dentro da indústria de jogos, onde temas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) estão cada vez mais presentes. A decisão de incluir pronomes de gênero nos personagens de jogos populares, como Mass Effect, vem sendo criticada por parte do público, que acredita que essas mudanças são desnecessárias ou forçadas.

Por outro lado, desenvolvedores como Lang argumentam que essas escolhas são parte de um esforço para tornar os jogos mais inclusivos e representar melhor a diversidade de sua base de jogadores. A Activision, por exemplo, também tem promovido ações semelhantes, como o lançamento de um pacote com temática Pride em Call of Duty, refletindo uma tendência de grandes estúdios em abraçar a inclusão.

Embora Lang tenha excluído algumas de suas postagens mais controversas, a discussão sobre inclusão e representatividade em jogos continua. O episódio envolvendo Mass Effect: The Board Game levanta questões sobre a linha tênue entre atender a demanda por diversidade e enfrentar a resistência de fãs que se opõem a essas mudanças. Resta saber como a comunidade e a indústria irão equilibrar esses interesses no futuro.

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Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

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