CEO da IO Interactive questiona futuro de sua editora após desastre de MindsEye

O lançamento de MindsEye foi um desastre, e o CEO da IO Interactive agora questiona o futuro de sua editora.
'MindsEye' é oficialmente o jogo com a pior avaliação de 2025 no Metacritic 'MindsEye' é oficialmente o jogo com a pior avaliação de 2025 no Metacritic
Reprodução

O CEO da IO Interactive, Hakan Abrak, colocou em dúvida o futuro da IOI Partners, a recém-criada divisão de publicação de jogos do estúdio. A declaração, feita em uma nova entrevista, é uma consequência direta do lançamento desastroso de MindsEye em junho, o primeiro e até agora único jogo que a empresa publicou para um estúdio parceiro. O fiasco parece ter abalado os planos de expansão da desenvolvedora da série Hitman.

A empresa, que se tornou independente em 2017, havia criado a IOI Partners em 2024 para usar sua experiência e publicar jogos de outras desenvolvedoras, um passo ambicioso que agora está em xeque.

LEIA TAMBÉM  Remake de Oblivion pode ser anunciado a qualquer momento e lançado ainda em abril, dizem fontes

‘Isso ainda está para ser visto’, diz o CEO

Em uma entrevista sincera ao site IGN, o CEO Hakan Abrak falou sobre a recepção negativa de MindsEye. “Bem, isso foi definitivamente difícil, certo? Foi uma recepção difícil. Não era o que eles esperavam, e também o que nós da IOI Partners não esperávamos”, admitiu.

No entanto, a declaração mais forte veio quando ele foi questionado se o estúdio ainda planejava publicar jogos de terceiros no futuro. Abrak foi direto, mas evasivo, separando os projetos internos da empresa da iniciativa de publicação. “A IO Interactive publicará nossos próprios jogos internamente”, respondeu ele. “IOI Partners? Isso ainda está para ser visto.”

LEIA TAMBÉM  Dragon’s Dogma 2 deve ganhar demo nas próximas semanas

O lançamento desastroso de MindsEye

A cautela de Abrak é compreensível. Lançado em 10 de junho, MindsEye foi o jogo de estreia da Build a Rocket Boy, estúdio fundado pelo ex-presidente da Rockstar North, Leslie Benzies. A expectativa era alta, mas o lançamento foi um desastre. As redes sociais foram inundadas com vídeos de bugs e problemas técnicos, e as críticas especializadas resultaram em pontuações baixíssimas no Metacritic: apenas 37 no PC e 28 no PS5.

LEIA TAMBÉM  Fracasso de 'MindsEye', pior jogo do ano, leva estúdio a iniciar demissão em massa, diz site

O foco total em 007 First Light

Enquanto o futuro da IOI Partners é incerto, o foco principal da IO Interactive está claro: seu próximo grande lançamento interno. O estúdio está em pleno desenvolvimento de 007 First Light, o aguardado jogo de origem de James Bond. A produção, que ganhou seu primeiro trailer de gameplay esta semana, tem lançamento previsto para 27 de março de 2026 para PS5, Xbox Series X/S, Switch 2 e PC.

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Ler posts desse autor