Más notícias para os fãs que sonham com um retorno rápido das franquias Sly Cooper ou inFAMOUS. O cofundador e chefe do estúdio Sucker Punch, Brian Fleming, afirmou em uma nova entrevista que a desenvolvedora continuará a ser um “estúdio de projeto único”. Isso significa que, mesmo após o sucesso de Ghost of Yotei, a equipe se concentrará em apenas um grande jogo de cada vez, descartando a possibilidade de trabalhar em múltiplos projetos ou remasters simultaneamente.
A declaração, embora compreensível do ponto de vista da qualidade, serve para gerenciar as expectativas dos fãs que esperavam que o crescimento do estúdio permitisse o resgate de suas franquias clássicas, especialmente com o 30º aniversário da Sucker Punch se aproximando, em 2027.
‘É como escolher sua faculdade a cada cinco anos’
Em uma entrevista ao site VGC, Fleming explicou que a decisão é uma questão de filosofia e foco. “A verdade é que, o que quer que façamos a seguir (…) a decisão é realmente mais limitada pelo nosso apreço pelo foco e pelo tempo para iterar, o que significa que realmente só podemos fazer uma coisa de cada vez”, disse ele.
Ele usou uma analogia poderosa para ilustrar o peso de cada escolha. “Você só pode fazer uma coisa a cada cinco anos. Então essa escolha é realmente importante. Quero dizer, é como escolher sua faculdade e sua especialização a cada cinco anos”, comparou, explicando por que o estúdio não pode simplesmente “fazer um remaster” ou atender a todos os pedidos dos fãs.
A complexidade de mudar de franquia
Fleming também revelou um lado complexo e raramente discutido da mudança de projetos: o custo humano. Ele explicou que, quando o estúdio decide abandonar uma franquia para começar outra — como quando passaram de inFAMOUS para Ghost of Tsushima —, eles correm o risco de perder talentos que são apaixonados pelo projeto antigo.
“Você está se afastando de funcionários que fazem parte do estúdio há uma década, porque eles não querem fazer um jogo ambientado em um cenário histórico”, disse ele, mostrando que a decisão de qual será o próximo grande projeto tem implicações profundas na cultura e na composição da equipe.
O futuro incerto de ‘Sly’ e ‘inFAMOUS’
Com essa filosofia, o futuro das outras grandes franquias da Sucker Punch permanece incerto. Embora o diretor da série inFAMOUS já tenha expressado o desejo de revisitar a franquia um dia, a declaração de Fleming deixa claro que, se isso acontecer, será o único projeto do estúdio por um longo período.
Por enquanto, a equipe da Sucker Punch está focada no lançamento do conteúdo multiplayer de Ghost of Yotei, a expansão Legends, que chega no próximo ano. Depois disso, a difícil decisão de “qual faculdade cursar” pelos próximos cinco anos será tomada.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br