logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | As Verdades - Todas as perspectivas de um mistério

Herbert Santos Herbert Santos
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•29 de outubro de 2021•4 Minutes

Existem muitos lados para se apurar em uma investigação. Em As Verdades, novo filme de José Eduardo Belmonte presente na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a questão não é em quem acreditar, mas pra quem perguntar.

A trama acompanha Josué, o novo delegado da cidade que precisa solucionar o mistério de quem atropelou um candidato a prefeito. Na teia de investigações, ele precisa lidar com um assassino de aluguel, a esposa e a sogra do candidato.

O roteiro de Pedro Furtado é uma espécie de Rashomon, onde cada um dos investigados dá seu panorama sobre os dias que antecederam. Cada uma das versões traz o ângulo e a interpretação do personagem sobre os eventos, dificultando achar o encaixe das peças. Mas saiba que Furtado faz isso de maneira proposital.

Belmonte é um diretor de atores, sempre fazendo filmes pessoais, com ótimos desenvolvimentos e arcos completos para cada um dos seus personagens. Aqui não é diferente, focado em como o 

protagonista reage a todo o volume de informações. Mas há uma pegada diferente no visual, uma espécie de surrealismo, com muitos planos elevados e uma luz vindo de apenas a lâmpada mais próxima.

Lázaro Ramos encara o protagonista como um homem que deu um passo maior que a perna. Josué é focado em fazer coisas do jeito que elas vierem, e sempre de maneira espontânea. Há um momento que deixa claro sua perspicácia como policial, quando dá uma carona para duas garotas. Sempre de ouvidos abertos, pronto para recolher um novo ponto de vista. Ramos ainda trabalha com um lado inesperado, conforme a trama evolui, que consolida o personagem como representação de um produto de cidade pequena.

No papel da esposa, Francisca, a atriz Bianca Bin me pareceu pouco à vontade. Não que tenha uma relação com a personagem, mas para quem tem um envolvimento na trama de maneira intensa, senti falta em partes de algo que desse motivo para sua verdade do ocorrido. A dependência acabou caindo sobre os olhos azuis melancólicos.

Thomas Aquino entrega um matador de aluguel caricato, mas que tem as melhores adaptações dentre as versões da história. Ele sabe jogar com o ponto de vista, e se torna um verdadeiro ponto de interrogação para investigação. Para completar o time, Drica Moraes faz a mãe de Francisca excelentemente. A atriz consegue criar o mesmo sentimento que Josué, alguém que parece enraizado ao local.

Poderiam ter abraçado o gênero e ido em busca de pistas, novos desdobramentos, e até a reação da cidade com o ocorrido. Ao invés, Belmonte joga uma coisa aqui acolá para não desfocar dos personagens. Era fundamental em um filme investigativo ter investigação, e só o que temos são três versões dos mesmos dias.

Diferentes dos filmes policiais atuais, As Verdades achou um lugar sozinho ao sol e ousou em tentar algo novo.

As Verdades (Brasil – 2020)

Direção: Josué Eduardo Belmonte
Roteiro: Pedro Furtado
Elenco: Lázaro Ramos, Bianca Bin, Drica Moraes, Thomás Aquino, Zécarlos Machado, Edvana Carvalho
Gênero: Drama, Suspense
Duração: 99 min

Acompanhe mais da nossa cobertura da 45ª Mostra Internacional de São Paulo

Mostrar menosContinuar lendo

Herbert Santos

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Listas
5 Séries em destaque para ver na Netflix esta semana

5 Séries em destaque para ver na Netflix esta semana


by Patrícia Tiveron

Listas
As 3 melhores séries do Prime Video para maratonar este fim de semana

As 3 melhores séries do Prime Video para maratonar este fim de semana


by Patrícia Tiveron

Esportes
O leão rugiu no clássico: Vitória vence o Bahia por 2 a 1 e ganha fôlego contra o Z-4

O leão rugiu no clássico: Vitória vence o Bahia por 2 a 1 e ganha fôlego contra o Z-4


by Patrícia Tiveron

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}