Crítica | Eu Vejo Você em Todos os Lugares – Uma antologia de desastres

Bence Fliegauf analisa as consequências de um cataclisma.

Um filme catástrofe é facilmente reconhecido por passar momentos de pânico com os personagens que se tornaram os sobreviventes de um grande evento. Tire o evento e o que você tem é Eu Vejo Você em Todos os Lugares, novo filme de Bence Fliegauf presente na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

É uma antologia de situações, onde percorremos discussões amorosas e familiares. Uma filha que culpa o pai pela morte da mãe, uma esposa que tem dúvidas sobre o marido, traição familiar, intolerância religiosa, a velha idade e até uma discussão sobre a integridade de um assassino de aluguel.

LEIA TAMBÉM  Crítica | A Taça Partida - O intimismo de Esteban Cabezas

Todos os atores estão bem no filme, entregando performances diretas e rápidas, fazendo as discussões ganharem peso. Até as que vão para situações mais estranhas não parecem desandar, e sim levar o espectador de maneira natural. Fica uma menção especial para o núcleo da intolerância religiosa, que é apenas mãe e filho discutindo sobre jogos de RPG.

A escolha de Fliegauf em manter tudo sob um véu de suspense funciona muito bem com a proposta do filme, que se beneficia da fotografia quase documental e uma trilha discreta. O diretor já havia realizado algo na mesma proposta em 2003 com Rengeteg, sendo esse uma sequência espiritual do seu modelo narrativo.

LEIA TAMBÉM  Crítica | Assim Como no Céu - Mensagens das profundezas

Entretanto, um filme com muitas cenas longas sobre relacionamentos sem uma conexão deixa a desejar. Depois de um tempo é frustrante parar para pensar em como algumas peças ali se encaixariam facilmente. Há personagens que facilmente poderiam ter se repetido em outros trechos, e tem um que serviria como catarse de toda a conversa de quase vinte minutos.

LEIA TAMBÉM  Crítica | Capitães de Zaatari - Perseguindo sonhos

Eu Vejo Você em Todos os Lugar é um filme desses que serve como exercício de linguagem e atuação, em que vale mais aproveitar uma performance e suas nuances do que embarcar em uma história.

Eu Vejo Você em Todos os Lugares (Rengeteg – Mindenhol Látlak, Hungria – 2021)

Direção: Bence Fliegauf
Roteiro: Bence Fliegauf
Elenco: Juli Jakab, Lázló Cziffer, Lilla Kizlinger, Zsolt Végh, István Lénárt, Eszter Balla
Gênero: Drama
Duração: 112 min

Acompanhe mais da nossa cobertura da 45ª Mostra Internacional de São Paulo

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor