logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Manifesto - As Múltiplas Faces de Cate Blanchett

Gabriel Danius Gabriel Danius
In Catálogo, Cinema, Críticas•27 de novembro de 2017•4 Minutes

Cate Blanchett é uma atriz reconhecida por seus grandes papéis no cinema. No momento se encontra em cartaz com dois filmes. O primeiro é o blockbuster Thor – Ragnarok e o outro têm uma pegada mais alternativa, que é o longa Manifesto.

Sua nova personagem não tem um nome, não tem uma trama definida, apenas aparece em cada cena para realizar discursos ou falar frases de efeito. É um filme que muitos irão ter dificuldade em entender, já que ele não segue as histórias lineares que a indústria de Hollywood está tão acostumada a fazer.

Produção dirigida pelo estreante em longas Julian Rosefeldt foge do padrão, e monta uma nova linguagem que é praticamente um monólogo, quase sempre a personagem principal está sozinha falando apenas com a câmera.

Cate impressiona como viúva, trabalhadora, mendiga, esposa e daí por diante. São treze interpretações distintas de pessoas com papéis sociais e natureza diferente. Ela está espetacular em seus monólogos. Encara a câmera e solta diálogos que soam como manifestos sobre a cultura, filosofia e sobre a vida. 

A câmera a segue por todo lugar, na rua, no serviço em casa. Isso sempre com o plano aberto colocando suas personagens centralizadas e em destaque. Alguma das mulheres interpretadas tem poucas falas e frases curtas, enquanto outra tem diálogos longos, extensos e em alguns momentos cansativos. 

Esses diálogos focados na arte. Só que o desenvolvimento todo é feito por uma narração que direciona as personagens para as suas respectivas funções em cena ou serve para completar a personagem, já que elas não são desenvolvidas, são apenas pessoas que aparecem fazendo discursos que não fazem a história ter uma continuação.

O tema principal do longa é a já mencionada arte e suas vertentes artísticas como o dadaísmo e cultura pop. Tudo no filme remete a movimentos artísticos que fazem parte da cultura. Assim como a arte e a cultura estão muito presente no nosso dia a dia é possível enxergar que tudo que o diretor faz, desde os cenários até os figurinos é pensando nesses movimentos artísticos. Cada vez que Cate aparece é simbolizando e passando a mensagem que aquele movimento artístico quer passar na realidade. 

Julian Rosefeldt fez um ótimo trabalho de direção. Cada cena é trabalhada de forma artística como se fosse arte. Câmera sempre em movimento, indo de encontro a protagonista ou a ação.  A ideia do diretor foi criar não uma obra-prima, mas um trabalho que seja lembrado pela quebra desse padrão que dita o cinema atual. A direção de arte é fantástica com as cores do cenário bem trabalhadas, contrastando com todos os objetos de cena. 

A discussão principal é criticar todo o tipo de arte que não seja sincera, feita apenas para ser vendida e não apreciada. Crítica ao teatro, banda e ao cinema dão o mote a narrativa e trazem nada mais nada menos que uma reflexão sobre o tipo de conteúdo que consumimos atualmente. Cate está impressionante em todos os aspectos e dificilmente outra atriz faria o papel tão bem quanto ela fez, ainda mais tendo poucos dias para gravar vários personagens diferentes. 

Manifesto (Manifesto, Alemanha, Austrália – 2017)

Direção: Julian Rosefeldt
Roteiro: Julian Rosefeldt
Elenco: Cate Blanchett
Gênero: Drama
Duração: 95 min

Mostrar menosContinuar lendo

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Famosos
Vencedor de reality de dança morre aos 36 anos após ser atropelado por um trem

Vencedor de reality de dança morre aos 36 anos após ser atropelado por um trem


by Matheus Fragata

Famosos
Preta Gil morreu a caminho do aeroporto para voltar ao Brasil, diz assessoria

Amiga de Preta Gil nega boato sobre venda da mansão da cantora

Surgiu o boato de que a mansão de Preta Gil estaria à venda pelo filho,…


by Matheus Fragata

Realities
'A Fazenda 17': Briga entre Rayane e Carol tem Gracyanne citada e acusações

‘A Fazenda 17’: Briga entre Rayane e Carol tem Gracyanne citada e acusações

A Fazenda 17 pegou fogo com uma briga entre Rayane Figliuzzi e Carol Lekker,…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}