Há um quê de obra biográfica em Névoa Prateada, filme dirigido e roteirizado por Sacha Polak, que conta a história de Franky (Vicky Knight), encontrando em Florence (Esme Creed-Miles) um amor e carinho que não tinha em sua vida até então. Franky carrega em seu corpo cicatrizes de queimaduras que sofreu na infância e culpa seu pai, que não vê há anos, pelo acidente.

Silver Haze (nome original) não é uma cinebiografia, mas quase poderia ser considerada uma. Franky é a representação da atriz que a interpreta, Vicky Knight, que sofreu queimaduras quando criança em um PUB e transformou essas cicatrizes em uma marca pessoal. O mesmo acontece com Franky, a protagonista do filme, que faz com que esse acontecimento a torne mais forte, transformando-a em uma pessoa madura e consciente da crueldade da vida.

Franky é enfermeira, assim como Knight já foi em um momento de sua vida, e se apaixona por uma paciente problemática que tenta tirar a própria vida. O estabelecimento do romance entre Franky e Florence é bem construído e desenvolvido, começando com uma pequena chama e se tornando uma paixão ardente. 

Florence é a típica personagem que não se encontra na vida e vive quebrando vínculos que foram estabelecidos. Mesmo que haja amor nessa relação, a tendência é de a personagem deixar tudo de lado e seguir em frente. Não chega a ser uma mulher rebelde, mas sim alguém com problemas pessoais não muito claros.

Sacha Polak filma de forma inteligente e graciosa as relações entre Franky e Florence, assim como entre Franky e sua família. As cenas em que ela é expulsa de casa por seu irmão e sua mãe, ao descobrirem seu envolvimento com Florence, e aquelas em que são espancadas no ônibus trazem o sentimento de realidade que o longa demanda

Névoa Prateada está longe de ser um filme espetacular, mas tem seus bons momentos e é louvável o esforço da diretora em criar uma história de amor contemporânea e apresentando os seus percalços. Claro que falta um aprofundamento maior na relação entre o casal e com alguns personagens, mas isso não é algo que atrapalhe seu andamento. É uma boa pedida para quem curte histórias dramáticas.

Névoa Prateada (Silver Haze, Holanda – 2023)

Direção: Sacha Polak
Roteiro: Sacha Polak
Elenco: Vicky Knight, Esme Creed-Miles, Charlotte Knight, Archie Brigden
Gênero: Drama
Duração: 102 min

Mostrar menosContinuar lendo