Baseada no romance escrito pela veterana autora best-seller formada pela Universidade Johns Hopkins (uma das mais conceituadas dos Estados Unidos), Elin Hilderbrand, e desenvolvida para a Netflix por Jenna Lamia (de Good Girls), O Casal Perfeito é a típica minissérie feita para maratonar: episódios bem amarrados e que prendem o espectador querendo entender o que de fato se passa entre aquele bizarro grupo de personagens.
Na trama, Green Garrison Winbury (Nicole Kidman) é uma poderosa escritora que vive na luxuosa comunidade de Nantucket (uma ilha localizada no estado de Massachusetts). Em torno dela orbitam seu marido (Liev Schreiber), os filhos e suas respectivas esposas e namoradas. Quando um deles resolve se casar no local, um crime é cometido poucas horas antes da cerimônia – prendendo a todos na ilha e numa trama cuja teia se revela aos poucos diante dos olhares dos personagens e do próprio espectador.
Os acertos da produção que fazem diferença
Além de uma trama bem sustentada e um conjunto de personagens interessantes e ambíguos (cada vez mais raridade na dramaturgia de streaming), a minissérie conta com a direção segura de uma cineasta de peso: Susanne Bier, de Em um Mundo Melhor e Depois do Casamento, além do sucesso Bird Box, da própria Netflix. Egressa da escola dinamarquesa, Bier cultiva um estilo mais realista, o que propicia aos atores terreno fértil para encontrar suas melhores atuações sem ter que disputar atenção o tempo todo com subterfúgios e truques de edição, por exemplo.
A ambientação da minissérie confere autenticidade ao drama dos personagens, além de oferecer ao espectador um panorama social saboroso a respeito da comunidade local que enfrenta os conflitos típicos de uma localidade turística (incluindo os ruídos inevitáveis de classe e entre moradores e visitantes).
O elenco se destaca
Nicole Kidman tem sido apontada como o maior destaque da minissérie, mas ela não brilha sozinha: o elenco foi muito bem escalado e Liev Schreiber está à altura dela como o marido apreciador de maconha e que tem mais segredos que os filhos imaginam (muitos deles compartilhados com a própria esposa). Entre os mais jovens, é impossível não notar a presença magnética de Eve Hewson, atriz irlandesa de outra minissérie de sucesso (Por Trás de Seus Olhos), que além de ótima atriz é também uma das mais carismáticas de sua geração. É preciso acompanhar com atenção sua carreira a partir de agora. Dakota Fanning também está excelente como a nora grávida e maliciosa e demonstra que hoje é uma atriz completa. Para os apreciadores de cinema europeu, a minissérie traz ainda a lendária atriz parisiense Isabelle Adjani, estrela de tantos clássicos como Possessão e Nosferatu: O Vampiro da Noite.
O Casal Perfeito é uma minissérie bem produzida, com uma trama que prende atenção e que pode ser vista de um fôlego só: imperdível para o público mais adulto do streaming.