Crítica | O Compromisso de Hasan – Efeito bola de neve

Uma avalanche de emoções.

O efeito bola de neve é quando um simples grão vai acumulando tudo ao seu redor ladeira abaixo. Em O Compromisso de Hasan, presente na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o personagem embarca em uma trajetória típica desse efeito.

Hasan é um fazendeiro com diversas plantações que um dia acaba pegando uma equipe demarcando seu terreno de tomates. Há uma nova linha elétrica que passará bem ali, requerendo seu local para a construção da torre. Ao mesmo tempo, ele e sua esposa estão prestes a entrar em uma peregrinação religiosa, onde não podem carregar mágoa de nada nem ninguém.

LEIA TAMBÉM  Review | Star Wars Jedi: Survivor recupera a ótima qualidade narrativa da saga

Umut Karadag faz de Hasan um homem de semblante simples. Aquela pessoa que não sabe esconder o que quer. Basta duas cenas com ele para compreendermos sua linha de pensamento e desejos. Karadag e o diretor Semih Kaplanoglu ainda trabalham muito bem a amplitude que o personagem tem. Sua história passada e toda as decisões que acabam refletindo nas pessoas que mais gosta.

Já o papel da esposa Emine, interpretada por Filiz Bozok, vira uma espécie de última esperança de Hasan para uma vida digna. Ele é um fazendeiro tentando fazer seus meios, mas também não esquece de suas raízes graças aos bons diálogos que tem com ela.

LEIA TAMBÉM  Família atualiza o quadro clínico de Mingau, baixista do Ultraje a Rigor

Kaplanoglu equilibra bem todas as sequências que tem ao longo da narrativa. Tudo flui de maneira orgânica para o caos. Seria fácil desandar uma trama como essa para a comédia, e até mesmo um dramalhão, mas o diretor sabe aonde deve ir, o que te mostrar e como te mostrar. Há uma sequência de negociação que é de rachar o bico, ao mesmo tempo que o final pode te levar às lagrimas.

Esteticamente é um filme que aproveita bem as locações, explorando o lado rural da Turquia. Há uma importância na árvore no topo de uma montanha, e como a terra à sua volta é infértil, que serve até de simbolismo para uma determinada ramificação da história. Uma escolha notável é pelas cores vivas, chegando a lembrar dos velhos filmes em Technicolor.

LEIA TAMBÉM  Crítica com Spoilers | Esquadrão Suicida - Um festim diabólico para o espectador

O Compromisso de Hasan é de pedir que você reconsidere o próprio limite, na esperança da bola de neve não virar uma avalanche sufocante.

O Compromisso de Hasan (Bağlilik Hasan, Turquia – 2021)

Direção: Semih Kaplanoglu
Roteiro: Semih Kaplanoglu
Elenco: Umut Karadağ, Filiz Bozok, Gökhan Azlağ, Ayşe Günyüz Demirci, Mahir Günşiray
Gênero: Drama
Duração: 147 min

Acompanhe mais da nossa cobertura da 45ª Mostra Internacional de São Paulo

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor