logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | O Matemático - Mudando a História

Gabriel Danius Gabriel Danius
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•11 de outubro de 2021•6 Minutes

É uma tarefa extensa e árdua a de se contar a história do século XX sem pelo menos mencionar as duas Grandes Guerras que ocorreram no período, com a Segunda Guerra Mundial deixando rastros de corpos por todo o mundo, principalmente na Europa. O que marcou muito esse conflito, e outros que se somaram a seguir, como a Invasão americana ao Afeganistão, foram as inovações tecnológicas e a revolução causada pelos novos tipos de armamentos, principalmente a Bomba Atômica, no caso da Segunda Guerra Mundial.

Em O Matemático (Thor Klein) há um trabalho intrigante em apresentar como que ocorreu o plano de se criar a Bomba de Hidrogênio, que viria a suceder a já letal Bomba Atômica em potência e em danos causados. O longa realiza uma leitura de como ocorreram os encontros entre os matemáticos e qual foi o real propósito de se criar uma arma tão destrutiva.

O longa conta uma parte da vida do matemático polonês Stanisław Ulam, que participou do Projeto Manhattan junto com outros cientistas, e acabou fazendo história por ter uma participação importante no desenvolvimento da Bomba de Hidrogênio. Foi devido aos seus cálculos que o mundo conheceu uma das maiores armas já criadas e por ser uma cinebiografia é bastante óbvio que a narrativa irá se desenvolver em torno de Ulam.

A direção de Thor Klein se mostra eficiente ao pegar a história do imigrante que fugiu dos nazistas durante na Europa para ganhar a vida na América e mostra como essa vida é transformada após participar do Projeto Manhattan, que nada mais era que um local construído no Novo México em que vários pensadores usavam suas mentes para descobrir soluções de como os EUA poderiam se defender de uma invasão externa que nunca aconteceu.

E a produção mostra toda essa discussão a respeito de a nova arma ser usada para o bem ou para o mal de uma forma filosófica e que lembra aquelas discussões de universidades, porém, com os debates se tornando rasos a partir do momento em que os diálogos e o tempo de cena que essas discussões estão presentes em cena. São tão breves e rápidas essa questão moral que acaba perdendo a força que realmente tinha.

A ideia de ter uma lição de moral, que surge, mas de forma extremamente rasa como já mencionada, deixa roteiro vazio em suas convicções por não saber se queria focar na vida do matemático, tanto pessoal quanto profissional, ou na realização e concepção da Bomba de Hidrogênio. Pegue o clássico Uma Mente Brilhante (2001) em que há todo um tom dramático por traz do protagonista e mesmo assim a trama é desenvolvida em torno de seu drama particular, sem abandonar uma linha de raciocínio principal do roteiro.

O roteiro este, escrito também por Thor Klein, segue um ritmo lento, que torna o longa monótono ao ponto de ficar chato, mesmo tendo uma discussão muito interessante. As várias quebras na narrativa principal, em que Stanislaw Ulam trabalha para descobrir um jeito de colocar a invenção em prática, inserindo um drama exagerado em sua relação pessoal e até mesmo uma situação em que entra em estado de depressão, acabam por tirar a força do roteiro e da trajetória do matemático que é muito rica.

Há pouco desenvolvimento entre os personagens que surgem em tela, e também um aprofundamento baixo em relação ao do protagonista. A vida de Stanislaw Ulam nos é mostrada a partir de sua rotina, nada mais que isso, sem colocar sua esposa, ou até mesmo outros cientistas com mais força na narrativa. Nomes conhecidos como Robert Oppenheimer (inventor da Bomba Atômica) e Johnny von Neumann (criador do computador digital) acabam se tornando nomes secundários e muitas vezes o público nem sabe que eles estão ali na história.

O Matemático é um bom drama histórico que apresenta uma personalidade mundial importante, sendo que poucos conhecem a sua trajetória de vida. Mesmo com um desenvolvimento que poderia ter sido melhor trabalhado e com escolhas de roteiro que tiram o foco da trama a produção tem sim sua importância e deve ser assistida por todos que curtem cinebiografias.

O Matemático (Adventures of a Mathematician, Alemanha, Polônia, UK – 2020)

Direção: Thor Klein
Roteiro: Thor Klein
Elenco: Philippe Tlokinski, Esther Garrel, Sam Keeley, Joel Basman
Gênero: Biografia, Drama
Duração: 102 min

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Viral
Casal escala montanha gelada com bebê de 9 meses e causa revolta; guia resgata criança

Casal escala montanha gelada com bebê de 9 meses e causa revolta; guia resgata criança


by Matheus Fragata

Famosos
Bia Miranda confirma flerte antigo com Vini Jr., mas culpa ex: 'Não era minha intenção'

Bia Miranda confirma flerte antigo com Vini Jr., mas culpa ex: ‘Não era minha intenção’

Bia Miranda confirmou que flertou com Vini Jr. no passado, mas antes de…


by Matheus Fragata

Famosos

Virginia revela lembrancinhas de luxo da festa de Maria Flor: ‘Ô lembrancinha cara!’


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}