logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | O Que te Faz Mais Forte - Um Drama sobre as Adversidades da Vida

Gabriel Danius Gabriel Danius
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•9 de maio de 2020•7 Minutes

Após a produção O Extraordinário ter conseguido mais de seis milhões em bilheteria no Brasil, tendo uma história inspirada em fatos reais, e que virou livro, agora é a vez de O Que Te Faz Mais Forte (David Gordon Green) tentar seguir o mesmo caminho.

O livro adaptado para o cinema foi escrito por Jeff Bauman em parceria com Bret Witter. Na trama, nos é mostrado como Jeff sobreviveu ao atentado terrorista realizado na maratona de Boston que deixou três mortos e mais de duzentos feridos. Esse foi o pior atentado terrorista em solo americano pós-onze de setembro. Bauman foi testemunha-chave para que o FBI pudesse realizar a caça aos terroristas. Esse é um dos motivos que acabaram por o tornar quase que um herói local.

Dirigido por David Gordon Green (Segurando as Pontas) longa acompanha a vida de Bauman em três fases distintas de sua vida: antes dos atentados terem acontecido, durante o ato terrorista e pós-atentado. Os relatos de Jeff no livro são sinceros e mantidos nessa versão, com pequenas mudanças que não mudam em nada o rumo da história. A diferença é que no livro Bauman conta mais de sua vida antes do dia do atentado e no filme já começam quase que mostrando de imediato o dia da maratona.

O que poderia ser um ponto da produção acaba se tornando algo sem brilho, que é o caso de conhecer a rotina do protagonista, seus hábitos e gostos, e para por aí, não vai além disso. Todo o foco do longa está em Jeff Bauman (Jake Gyllenhaal) e em sua recuperação psicológica e física. Nada mais acontece e a estrutura narrativa se repete, ficando igual a de outros filmes que trabalham com histórias de superação em casos de acidentes, doenças ou atentados.

Esse foi o jeito encontrado pelo diretor para criar maior afeição com o público. Ao segui-lo para todo lado e ver seu drama particular, acabamos por acompanhar sua recuperação com mais realidade, e assim é natural que se crie um vinculo maior com o personagem. Só que o jeito como esse vinculo foi criado é um problema

Há cortes que vão para trechos de sua vida sem o mínimo trabalho de jogo de câmera ou diálogos que levem para outra cena. Simplesmente corta para outra parte como se fosse outro dia, isso sem explicar em que período que aquilo está ocorrendo, dias depois da maratona, semanas ou meses. Acaba por parecer que tudo está ocorrendo naquele momento e provavelmente não esteja. Isso fica evidente no final quando já está se recuperando e decide ir em frente com a fisioterapia.

Jake Gyllenhaal é a alma do personagem, e é de se estranhar de não ter sido pelo menos indicado ao Oscar. No papel de protagonista está perfeito, consegue passar todo tipo de emoção ao público e nos insere cada vez mais no que o personagem está enfrentando. Algumas cenas com ele podem não passar sensação nenhuma ou podem parecer apelativas, só que aí tem a ver mais com o modo como o diretor levou a cena que especificamente com o ator.  A atriz que interpreta sua companheira na produção, Tatiana Mosleny não deixa por menos e mostra porque é uma das melhores profissionais de sua geração. Sua personagem é uma companheira que o ajuda em tudo, e ainda o coloca nos eixos nos seus piores momentos, tentando abrir seus olhos para a mãe super protetora e para a falta de responsabilidade dele em momentos cruciais. Como o foco é todo no personagem de Gyllenhaal é de entender que em alguns momentos ela suma de cena e fique parecendo uma personagem secundária.

Uma das passagens mais emocionantes do filme e talvez a única que possa trazer uma mensagem relevante, seja a conversa com o mexicano que o ajudou a levar ao hospital. Eles conversam sobre filhos, responsabilidades, e o homem mexicano conta como superou suas perdas pessoais. Essa conversa parece um pouco jogada ali e está lá justamente para dar um direcionamento ao personagem de Jeff em levar em conta que ele precisa superar a perda de suas pernas e que deve continuar sua vida.  A ideia de David Gordon em nenhum momento é a de chocar o público e sim o de sensibilizá-lo. Um exemplo é a cena da troca do curativo que é mostrado o sofrimento de Bauman frente aos cuidados com a perna.

Outro acerto de Gordon é o de mostrar tudo de forma crua, desde a hora do acidente até ele tentando levar sua rotina em frente. É uma versão menos romantizada e mais realista, algo diferente do que foi feito na produção Como Eu Era Antes de Você (Thea Sharrock).

O Que Te Faz Mais Forte é um drama, humano e sensível e deve agradar ao público pela sua história de superação das adversidades que a vida impõe e que irá fazer chorar com um pouco de apelação em alguns momentos, até porque o objetivo do drama e as escolhas impostas pelo roteiro levam a tal situação.

Direção: David Gordon Green
Roteiro: John Pollono, Jeff Bauman (livro), Bret Witter (livro)
Elenco: Jake Gyllenhaal, Tatiana Maslany, Miranda Richardson, Richard Lane Jr., Nate Richman, Lenny Clarke, Patty O’Neil, Clancy Brown, Kate Fitzgerald, Danny McCarthy
Gênero: Biografia, Drama
Duração: 119 min.

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Sem classificação
Tom Cruise teve as articulações dos dedos 'separadas' em cena do último 'Missão: Impossível'

Paramount Skydance inicia demissões em massa nos EUA; 2.000 empregos serão cortados

Paramount Skydance inicia demissões em massa, cortando 1.000 empregos nesta…


by Matheus Fragata

Cinema
Batman 2 é adiado para 2027 enquanto filme de Tom Cruise fica com data para 2026

Colin Farrell confirma: ‘Batman 2’ começa semanas após o fim da série ‘O Pinguim’

Colin Farrell confirmou que 'Batman 2' começa semanas após o fim de 'O…


by Matheus Fragata

Games
5 Dicas essenciais para o lançamento de Battlefield 6 amanhã (10/10)

Oficial: ‘Battlefield REDSEC’, o Battle Royale gratuito, chega amanhã (28)

Battlefield Studios confirma 'Battlefield REDSEC', seu Battle Royale gratuito,…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}