Os Caras Malvados estreou em 2022, arrecadando mais de 200 milhões de dólares ao redor do mundo — sucesso suficiente para fazer com que a DreamWorks Animation logo aprovasse uma sequência.

No primeiro filme, Sr. Lobo, Sr. Cobra, Sr. Tubarão, Sr. Piranha e Sra. Tarântula viviam grandes aventuras juntos, cometendo assaltos a bancos e roubando artefatos de luxo. Já em Os Caras Malvados 2, o grupo passa por uma transformação completa — algo que antes parecia impensável.

Após os eventos do primeiro longa, Sr. Lobo e seus amigos passam por uma fase de transição nesta sequência, tentando abandonar a vida criminosa de vez. Logo no início da nova trama, Lobo aparece procurando emprego — e é recusado justamente por um banco que ele havia assaltado várias vezes.

Escrito por Yoni Brenner e Etan Cohen, o roteiro aposta em uma história com toques adultos, mas sem perder o apelo para os mais jovens. O tom é menos sério do que no primeiro filme, com uma trama mais leve, divertida e recheada de piadas — como as cenas de peidos do Sr. Piranha — que, mesmo bobas, conseguem arrancar boas risadas do público.

Esse arco de evolução do protagonista e sua turma, proposto pelo roteiro, em que deixam de ser vilões para se tornarem mocinhos que dão um toque de amadurecimento à história e que poucas animações recentes, principalmente as lançadas pela Pixar nos últimos anos, conseguiram alcançar.

A direção da dupla Pierre Perifel e JP Sans é um acerto, trazendo uma ótima dinâmica ao longa, com cenas mais grandiosas e bem executadas. O destaque vai para o novo grupo de vilãs — Kitty Kat, Doom e Pigtail — que funciona como um gatilho para testar os protagonistas, incentivando-os a voltar ao caminho do mal. 

Esse arco de evolução do protagonista e da sua turma, proposto pelo roteiro — em que eles deixam de ser vilões para se tornarem mocinhos — adiciona um toque de amadurecimento à história, algo que muitas animações recentes vêm deixando de lado — inclusive alguns títulos da própria Pixar, como Lightyear e Elementos, que apostaram mais em visual e mensagem direta do que em um desenvolvimento emocional mais profundo.

Como sequência, Os Caras Malvados 2 cumpre com competência a missão de divertir e entreter, apostando em uma trama que foge do convencional e que deve gerar identificação no público que acompanhou o primeiro filme.

Os Caras Malvados 2 (The Bad Guys 2, EUA – 2025)
Direção: Pierre Perifel e JP Sans
Roteiro: Yoni Brenner e Etan Cohen. Baseado na obra de Aaron Blabey
Elenco: (vozes originais) Sam Rockwell, Marc Maron, Craig Robinson, Anthony Ramos, Awkwafina, Danielle Brooks, Natasha Lyonne, Maria Bakalova
Gênero: Ação, Animação, Comédia
Duração: 104 min.

Mostrar menosContinuar lendo