Crítica | Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você – Uma Sequência Repetitiva

ara Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você também perde a graça que havia conquistado no primeiro capítulo e isso é algo que ajuda

O casal Lara Jean (Lana Condor) e Peter (Noah Centineo) continua com uma vibração forte na sequência de Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você, o sucesso teen da Netflix que teve sua origem no primeiro filme surpreendente e divertido de 2018, em que a protagonista tem suas cartas românticas enviadas para as suas antigas paixões de escola, e então precisa lidar com elas ao seu tempo, e nisso acontecem desdobramentos bastante divertidos.

Em Para Todos os Garotos que Já Amei, título do primeiro filme em que a dupla Lara Jean (Lana Condor) e Peter (Noah Centineo) fazem um casal fake para causar ciúmes para a ex namorada de Peter e acabam se apaixonando de verdade,  a história tinha algo de original que a continuação não tem. Para Todos os Garotos 2 tem uma atmosfera completamente repetitiva em relação ao que foi abordado no longa anterior, é como se a dupla de roteiristas Sofia Alvarez, J. e Mills Goodloe tivesse copiado a nova trama do filme anterior e colado nesta nova versão, pois fica se remoendo todas as questões discutidas no outro filme, além de uma falha tentativa de se jogar um elemento novo na trama.

LEIA TAMBÉM  Crítica | Arábia - O grandioso trabalhador comum

É óbvio que o roteiro é inspirado na obra da escritora Jenny Han, mas isso não quer dizer necessariamente que a narrativa precise seguir o caminho que o livro esteja direcionando a história, é justamente aí que entra o papel do diretor Michael Fimognari que não tem a mínima ideia do que está fazendo com aquilo que tem em mãos. O diretor conseguiu perder toda a essência que havia sido colocado no primeiro longa, que era aquele ar de inocência e conhecimento envolvendo a protagonista Lara Jean.

Agora, na sequência parece um catado de temas que o diretor quer apresentar e não dá tempo de tela para cada um, e isso fica bem claro nas subtramas envolvendo os personagens secundários, pois há vários momentos em que surgem ideias bacanas com personagens interessantes, mas essas ideias não são aprofundadas ou desenvolvidas a fundo. Uma delas é envolvendo o pai de Lara Jean, o Dr. Covey (John Corbett), ou até a sua ex-amiga Genevieve (Emilija Baranac) que perde totalmente a força nesta continuação.

LEIA TAMBÉM  Crítica | O Sexto Sentido

Mas o que incômoda mesmo é o tal elemento de destaque do roteiro, que seria a grande surpresa, o personagem surpresa: John Ambrose (Jordan Fisher), que é a tal última carta enviada e que não havia aparecido no primeiro filme. A aparição de John Ambrose tira quase que totalmente o brilho do protagonista interpretado por Noah Centineo, e isso é um grave erro do diretor, primeiro por ter colocado um ator de grande carisma para interpretar o papel de Ambrose, segundo por ter dado bastante tempo de tela para um personagem que antes era secundário e que do nada ganha um protagonismo desnecessário. Peter é o protagonista, isso fica bem claro ao término do filme, então fica evidente que o diretor realmente não soube dosar o tempo que cada um ficou em tela e acabou por ofuscar sua principal estrela.

A continuação também peca em trazer certa mensagem relevante. Se no primeiro a ideia era a de abordar o relacionamento de Lara Jean e a dificuldade em se relacionar com o seu primeiro romance, na sequência isso meio que se perde e acabam por aproveitar o sentimento de paixão de Lara Jean. Agora há uma dúvida se ela está apaixonada por John Ambrose ou por Peter, se limitando em apresentar o romance vazio e assim não debater temas mais relevantes para os jovens que assistem.

LEIA TAMBÉM  Crítica | Sieranevada

Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você também perde a graça que havia conquistado no primeiro capítulo e isso é algo que ajuda a explicar o porque de ter ficado chato e em alguns momentos difícil até de acompanhar a trama. É um grande exemplo de como uma narrativa mal explorada pode tornar um romance com grande potencial em um romance teen água com açúcar  e sem graça.

Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você (To All the Boys: P.S. I Still Love You, EUA – 2020)

Direção: Michael Fimognari
Roteiro: Sofia Alvarez, J. Mills Goodloe
Elenco: Lana Condor, Noah Centineo, Jordan Fisher, Anna Cathcart, Janel Parrish, Ross Butler, Madeleine Arthur, Emilija Baranac, Trezzo Mahoro
Gênero: Drama, Romance
Duração: 94 min.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre o autor

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Ler posts desse autor