Desde que ganhou o Oscar de Melhor Atriz por seu papel em Menina de Ouro (2004), pode-se dizer que Hilary Swak fez escolhas questionáveis e levou sua carreira praticamente para o limbo, atuando em filmes sem apelo popular e que não estavam à altura de seu potencial, como A Inquilina (2011) e I Am Mother (2019).

Por Trás da Verdade (Miles Joris-Peyrafitte) é daquelas produções que tinham tudo, mas tudo mesmo, para ser uma obra de suspense criminal que pudesse surpreender e que contasse com um roteiro dramático eficiente, mas ocorre o contrário, sendo uma história  vazia e contando com um roteiro todo bagunçado.

Na trama, Marissa Bennings (Hilary Swank), jornalista que vive em Albany, Nova York, e passa por um trauma particular em que recebe a notícia de que o seu filho morreu e precisa passar por esse processo de luto. 

Com potencial para ir mais longe, o filme perde tal oportunidade. Os 15 minutos iniciais prendem a atenção com a descoberta da morte do filho de Marissa. O que podia vir a se tornar um bom suspense se transforma  em uma ineficaz história criminal. O processo de luto da protagonista carece de emoção e a investigação em si, em que Marissa tenta encontrar o culpado da morte do filho, frustra o espectador por ficar dando voltas e não sair do lugar.

O roteiro escrito por Joris-Peyrafitte e Madison Harrison é confuso e repleto de decisões equivocadas, levando à perda de importância da protagonista na trama. Não há clareza quanto ao foco que o roteiro quer dar, se é na investigação ou no drama dos personagens.

Além disso, a diretora desperdiça um tema extremamente relevante e atual, que é a epidemia de opioides que assola os Estados Unidos, causando inúmeras vítimas direta e indireta. Infelizmente, esse assunto é tratado de forma superficial e desequilibrada, equivocadamente ficando em segundo plano.

Com um elenco composto por nomes conhecidos do público, como Hilary Swank, Olivia Cooke e Jack Reynor, o filme apresenta uma dinâmica interessante entre os personagens. Destaca-se a relação entre Paige e Marissa, que se desenvolveu quando Paige passou a morar na casa de Marissa após a morte de Michael. Essa dinâmica entre as duas personagens se mostra mais interessante do que a própria trama da investigação.

Por Trás da Verdade é daqueles filmes que podem atrair sucesso em serviços de streaming, especialmente porque o público geralmente aprecia filmes com essa abordagem. No entanto, o final do filme é insatisfatório, com um plot twist mal elaborado, deixando a sensação de que poderia ter sido muito melhor.

Por Trás da Verdade (The Good Mother, EUA – 2023)

Direção: Miles Joris-Peyrafitte
Roteiro: Miles Joris-Peyrafitte, Madison Harrison
Elenco: Hilary Swank, Olivia Cooke,, Jack Reynor, Dilone, Norm Lewis
Gênero: Policial, Drama, Mistério
Duração: 90 min

Mostrar menosContinuar lendo

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Mais posts deste autor