logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Quando Chega a Escuridão - Os Vampiros de Kathryn Bigelow

Guilherme Coral Guilherme Coral
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•20 de fevereiro de 2024•5 Minutes

Onze anos após Anne Rice trazer os vampiros para a atualidade, tirando suas longas capas, diálogos dramáticos e aversão pelo que é sagrado, Kathryn Bigelow dirige Quando Chega a Escuridão, seu primeiro trabalho solo de direção. O longa-metragem utiliza o mesmo conceito moderno das criaturas da noite, jogando um olhar bastante humano sobre elas, tirando praticamente todo o misticismo, até pouco tempo inerente a tais histórias. Se olharmos a obra sob uma perspectiva atual, levando em consideração os outros filmes do gênero, chega a ser ainda mais interessante como a visão dada pela diretora (que também roteiriza, junto de Eric Red) foi tão pouco abordada em vinte e sete anos desde seu lançamento.

A projeção é iniciada com o jovem Caleb Colton (Adrian Pasdar), que em uma noite qualquer conhece Mae (Jenny Wright), uma garota com um toque de mistério que a ele pede carona até sua casa. Com um corte brusco, o primeiro de muitos, somos transportados para a caminhonete do rapaz. O caminho é preenchido por silêncios e diálogos, no mínimo excêntricos, por parte de Mae. Aqui já vemos que Caleb definitivamente não sabe onde se meteu e nosso pensamento ganha palavra pela boca da moça misteriosa.

O suspense começa a se formar desde esses momentos iniciais, atingindo o primeiro cume no temor da menina pela chegada da manhã. Aqui o roteiro de Bigelow e Red demonstra toda sua força, criando uma enorme tensão pelo simples fato de nós sabermos que a garota é uma vampira enquanto o protagonista ainda é ignorante a tal fator. Assim, como a montagem veloz, repleta de elipses, somos levados em uma jornada incessante, um road movie de terror e suspense, que mantém seu espectador na escuridão, literal e metaforicamente, dando somente as poucas informações necessárias para a progressão da trama

O não-dito ocupa um papel central dentro da narrativa de Quando Chega a Escuridão, introduzindo personagens como Jesse (Lance Henriksen) e Homer (Joshua Miller), que, embora possuam um papel central na trama, contam com pouquíssimas falas, permitindo o aumento ainda maior da expectativa de quem assiste. Os poucos diálogos entre o grupo de vampiros são bem colocados, trazendo consigo frases impactantes com bastante uso da ironia.

É interessante ressaltar que em nenhum ponto a palavra Vampiro é citada, aumentando ainda mais o tom realista dado à obra. Sim, estamos diante de criaturas que queimam à luz do sol, mas a retratação suja e marginal dado a cada um desses personagens, os tira do misticismo, colocando-os como pessoas isoladas, quase como um bando de foras-da-lei. Vale ressaltar que a intenção original de Bigelow era realizar um western, mas a popularidade decrescente do gênero na época, acabou alterando seus planos.

A frenética aventura vivida por Caleb somente sofre seus deslizes no trecho final da obra, que soa apressado com uma problemática mal construída. O estranhamento acaba quebrando a imersão do espectador, o que é piorado pelo fim explosivo, literalmente falando, do longa. A retratação mais realista vigente desde os minutos iniciais acaba sendo deixada de lado no fim, especialmente pela volta à normalidade, que garante um final inesperadamente feliz à projeção.

Esses defeitos, contudo, não conseguem tirar a força da obra que se demonstra cativante desde o primeiro corte seco. Quando Chega a Escuridão é um filme de destaque dentre o gênero, dando uma visão bastante humana aos vampiros. Kathryn é bem sucedida em sua primeira empreitada como diretora, conseguindo manter o suspense e deslumbramento mesmo dentro de uma temática, hoje em dia, super explorada, nos fazendo sentir como se víssemos nosso primeiro filme de vampiros.

Quando Chega a Escuridão (Near Dark, EUA – 1987)

Direção: Kathryn Bigelow
Roteiro: Kathryn Bigelow, Eric Red
Elenco: Adrian Pasdar, Jenny Wright, Lance Henriksen, Bill Paxton, Jenette Goldstein, Tim Thomerson, Joshua John Miller, Marcie Leeds.
Duração: 94 min.

Mostrar menosContinuar lendo

Guilherme Coral

Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Famosos
Tata Estaniecki posta primeira foto com os filhos após separação de Cocielo

Tata Estaniecki posta primeira foto com os filhos após separação de Cocielo

Tata Estaniecki compartilhou o primeiro registro com os filhos após o fim do…


by Matheus Fragata

Famosos
Keith Urban desliga entrevista ao vivo após pergunta sobre cenas de amor de Nicole Kidman

Nicole Kidman voltaria ‘num piscar de olhos’ para Keith Urban, apesar do divórcio

Nicole Kidman estaria disposta a reatar com Keith Urban, diz jornal. Fontes…


by Matheus Fragata

Famosos
Gaby Amarantos revela ter feito 'super chuca' com 300 litros de água para emagrecer

Gaby Amarantos revela ter feito ‘super chuca’ com 300 litros de água para emagrecer

A cantora Gaby Amarantos revelou que fez uma 'super chuca' (enema) com 300…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}