Em 5 de setembro de 1972, durante os Jogos Olímpicos de Munique, o grupo palestino conhecido como Setembro Negro realizou um atentado terrorista na Vila Olímpica, na área onde os atletas israelenses estavam alojados.
Em Setembro 5, filme dirigido e roteirizado por Tim Fehlbaum em colaboração com Moritz Binder, são retratados os acontecimentos desse fatídico dia, mostrando os bastidores da TV, especificamente do canal ABC, e como foi a rotina para realizar a transmissão ao vivo para o mundo.
É, sem dúvida, um grande filme sobre jornalismo, com o primeiro ato mostrando a calmaria da redação, com o canal se preparando para transmitir modalidades como boxe e vôlei, até o início dos atos terroristas, quando tiros foram ouvidos vindos da Vila Olímpica durante a madrugada.
Ao vivo e à cores
Roone Arledge (Peter Sarsgaard), o executivo da ABC responsável pela transmissão dos jogos, Geoffrey Mason (John Magaro), o produtor em ascensão que acaba ficando responsável pela
transmissão ao vivo, e Marianne (Leonie Benesch), a tradutora que se torna repórter de campo, são alguns dos personagens que foram responsáveis por mostrar ao mundo o que estava acontecendo em Munique.
Um longa como esse dificilmente se aprofunda na vida de cada nome que tenha importância no elenco, já que o foco está no atentado terrorista e na transmissão.
Porém, a falta de informações sobre a vida pessoal de cada um dos profissionais acaba deixando a desejar, até porque isso ajudaria a criar uma conexão do público com cada um dos personagens que estava ali.
Além disso, a escolha de transmitir tudo a partir da tela da redação é uma decisão que poderia ser revista, já que uma abordagem que mostrasse a reportagem em primeira pessoa poderia tornar a narrativa mais interessante.
As dificuldades da época pré-digital, em que era necessário levar um rolo de 16mm até o local onde estava a câmera, são um desafio mostrado no filme.
Toda a forma de fazer jornalismo é uma consagração de uma trama que tem nos vídeos reais daquele dia um dos seus grandes trunfos, até porque pouco se fala ou se mostra sobre os acontecimentos daquela data.
Setembro 5 acerta justamente ao retratar a tensão crescente do grupo Setembro Negro, fazendo os reféns e gerando a dúvida sobre se seriam libertados ou não, além de contar uma história pouco retratada no cinema.
Setembro 5 (September 5, EUA – 2024)
Direção: Tim Fehlbaum
Roteiro: Moritz Binder, Tim Fehlbaum
Elenco: Peter Sarsgaard, John Magaro, Ben Chaplin, Leonie Benesch, Zinedine Soualem, Georgina Rich
Gênero: Drama, Thriller
Duração: 95 min.