Os anos 1990 foram um período especial para as comédias românticas, com filmes como Uma Linda Mulher (1990) e 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999) sendo lançados com destaque e que deixaram sua marca na história do cinema. No entanto, mesmo com o grande apelo do público por histórias de amor, o gênero começou a entrar em decadência no início dos anos 2000.
Pode-se dizer que Todos Menos Você, dirigido por Will Gluck (Pedro Coelho 2: O Fugitivo), é um filme com potencial para revigorar as rom-coms e restaurar sua relevância no cenário audiovisual. O longa, estrelado por Sydney Sweeney (Euphoria) e Glen Powell (Top Gun: Maverick) como o casal de protagonistas, agradou ao público e a crítica por apresentar uma história leve e divertida.
A trama de Anyone But You (título original) gira em torno de Bea (Sydney Sweeney) e Ben (Glen Powell), que além de terem nomes combinando, também demonstram uma química evidente logo no primeiro encontro em uma cafeteria, que acontece de forma inesperada, com Ben resgatando Bea de uma situação inusitada. Após esse encontro inicial, ocorre um incidente desagradável que os afasta e, pior ainda, os leva a se odiarem, chegando ao ponto de se provocarem durante uma temporada em uma ilha onde estão presentes para o casamento da irmã de Bea e de uma amiga de Ben.
Para que histórias românticas vinguem nos cinemas é necessário que o roteiro trabalhe com competência na narrativa o amor e o erotismo, elementos esses que geralmente estão presentes em grande parte dessas produções, e que são trabalhados de modo eficiente por Will Gluck, que assina o roteiro ao lado de Ilana Wolpert.
Apesar de parecer batido, o roteiro de Todos Menos Você é o principal fator que torna a história tão agradável e divertida como foi apresentada. Will Gluck trabalha de forma inteligente a conexão entre Glen Powell e Sydney Sweeney, e consegue extrair graça até das situações mais irrelevantes, arrancando gargalhadas do espectador.
O humor é empregado por Gluck de forma inteligente para tirar os personagens do lugar comum, e isso funciona muito bem. Apesar do drama aparente em suas vidas, decorrente do fato de ambos se odiarem – considerando-se que onde há ódio, há amor -, essa relação, que inicialmente tinha potencial para se tornar um grande drama, acaba se transformando em uma trama divertida e espontânea de amor à primeira vista.
Sydney Sweeney e Glen Powell têm uma química agradável e impressionante, o que torna a história muito mais divertida com as brigas constantes e idas e vindas do casal. Pode-se dizer que Sweeney é a queridinha de Hollywood no momento, e sua escolha como protagonista foi um grande acerto. Ter uma personagem interessante no elenco interpretada por uma atriz conhecida pelo público é o caminho certo para que uma produção tenha sucesso.
Todos Menos Você não vive só de acertos, contando com algumas piadas que não funcionam tão bem e situações que se mostram bastante forçadas. Porém, os acertos se destacam e lançam luz para um possível renascimento das comédias românticas, gênero esse que deveria ter permanecido popular junto a sua vasta audiência, ávida por grandes produções.
Todos Menos Você (Anyone But You, EUA – 2024)
Direção: Will Gluck
Roteiro: Ilana Wolpert, Will Gluck
Elenco: Sydney Sweeney, Glen Powell, Darren Barnet, Alexandra Shipp, Charlee Fraser, Dermot Mulroney, Haldley Robinson, Joe Davidson
Gênero: Comédia, Romance
Duração: 103 min