logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Tolkien - Um filme que peca na falta de ambição

Gabriel Danius Gabriel Danius
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•27 de maio de 2019•7 Minutes

A Literatura de J. R. R. Tolkien vai muito além de O Senhor dos Anéis. O autor escreveu diversos livros em vida, muitos deles só foram lançados anos após sua morte. Em sua vasta biografia ficaram obras memoráveis como O Hobbit, O Silmarillion e Contos Inacabados. Mas Tolkien vai muito além de seus livros, atrás de todas aquelas palavras havia um linguista extremamente competente e sábio, e é exatamente isso que o longa Tolkien (Dome Karukoski) quer nos mostrar.

Quem gosta de seguir a vida de uma personalidade importante e assistir a cinebiografias provavelmente irá se frustrar com Tolkien em um primeiro momento, pois o longa não se propõe a mostrar o que os fãs julgam ser o principal para levar alguém a assisti-lo que é a criação de suas histórias, como pensou nos personagens, de onde tirou inspiração para criar a Terra Média, em quem se influenciou para a elaboração de Sauron e Gandalf, de O Senhor dos Anéis e muitas outras questões que não apresentadas no filme

Só que essa não era a proposta do diretor Dome Karukoski (Fruto Proibido). O que Dome quis mostrar foi antes do escritor genial vinha o homem Tolkien. Para isso somos levados a conhecer a infância do autor, sua adolescência em que conhece três amigos que os segue no dia a dia no colégio e depois indo junto com ambos para a mesma faculdade, de Oxford no caso. Na fase adulta há o encontro com o que seria posteriormente seu grande amor, Edith Mary Tolkien, que serviu de inspiração para muitos personagens de suas obras como as elfas Arwen e Lúthien.

Uma parte de sua vida, que é apresentada de forma rápida, mas que tem muita importância para Tolkien é em relação a sua participação na Primeira Guerra Mundial, em que perdeu dois de seus amigos mais chegados. O filme não faz uma ligação com os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial com o que o autor viria a escrever no futuro, nem que a perda dos amigos seria algo que o emocionou a ponto de criar a Sociedade do Anel com os quatro Hobbits unidos em uma jornada de perigos e amizade. A ideia foi a de que Tolkien, por meio de suas experiências, foi criando internamente suas histórias.

Sua infância com a mãe é mostrada de um jeito também rápido, para contar como Tolkien perdeu sua mãe e logo já corta para a sua adolescência e depois para a fase adulta. Nas duas primeiras fases o foco é a criação de laços e para nos mostrar o potencial do então garoto jovem e quão dedicado a linguagem Tolkien era. Não há muito interesse do diretor em nos mostrar Tolkien lendo livros ou escrevendo seus textos, são raras as cenas assim

O longa fica muito focado em apenas uma fase de sua vida, algo que o torna bastante genérico por não tratar os temas mais interessantes de sua carreira sem se aprofundar em muita coisa, e também por apenas dar uma pincelada rápida em questões bastante relevantes, como foi o caso de sua participação na Guerra. Dava para contar a vida do autor de forma mais abrangente até chegar na criação dos personagens de seus livros e todo o resto que se espera de uma produção desse. Algo parecido foi feito em muitas outras cinebiografias, como ocorreu em Uma Mente Brilhante, em que é contada a história quebrando o tempo sem precisar se aprofundar em questões menos irrelevantes para a trama e assim contando toda a trajetória do protagonista. Em Tolkien, perde-se muito tempo falando dos amigos e de sua futura esposa e sobra pouco tempo para falar de suas inspirações e de suas criações.

Nicholas Hoult (X-Men: Fênix Negra) é um ator bastante competente e de grande futuro pela frente, tanto que foi cotado para interpretar o Batman de Matt Reeves. Sua interpretação em Tolkien é contida e em alguns momentos sem emoção, até porque a história não se abria para isso, mas quando se pede esse sentimento ele não convence. Agora nos momentos mais cruciais em que se desenvolvia toda a vida estudiosa do escritor e em seu romance, Nicholas Hoult se sai bem melhor e cativa o público com sua simpatia.

Mesmo tendo poucos filmes relevantes em sua carreira cinematográfica Dome Karukoski não decepciona, pois consegue desenvolver a narrativa da forma com que o espectador não conhecedor da vida de Tolkien conseguisse assimilar quem ele era e quais as suas ambições profissionais. Há um desenvolvimento bem realizado do roteiro que sempre se comprometeu em apenas mostrar a genialidade do autor e nada mais que isso. Como havia muito assunto a se tratar é até compreensível que o diretor não quisesse ter entrado em um caminho que possivelmente iria deixar o filme superficial em sua mensagem e nos acontecimentos que o cercaram.

Tolkien não é uma produção para aqueles que gostariam de se aprofundar em suas obras, deixa de lado sua inclinação católica e não entra em suas relações com outras personalidades da literatura ou da arte da época, como sua amizade com C. S. Lewis (Crônicas de Nárnia), e muito menos o já mencionado interesse em abordar a vida do autor até um certo momento, sem focar nos seus ensinamentos como professor em Oxford. nem na criação de seus escritos Se o filme fosse um livro ficaria apenas no primeiro volume e faltaria muito para compor a vida de uma personalidade tão importante quanto foi J. R. R. Tolkien.

Tolkien (EUA), 2019

Direção: Dome Karukoski
Roteiro: David Gleeson, Stephen Beresford
Elenco: Nicholas Hoult, Harry Gilby, Laura Donnelly, Guillermo Bedward
Gênero: Biografia, Drama, Guerra
Duração: 100 min

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Mais posts deste autor
1 Comment
Anônimo
13 de julho de 2019

5

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Games
'Counter-Strike 2': Nova atualização pode derrubar mercado de skins de facas

‘Counter-Strike 2’: Nova atualização pode derrubar mercado de skins de facas

Uma nova atualização em 'Counter-Strike 2' permite trocar 5 itens por skins de…


by Matheus Fragata

Games
Review | Pokémon Legends: Z-A traz imperdível mecânica de batalha presa à vícios de design

‘Pokémon Legends: Z-A’ vende 5,8 milhões de cópias na primeira semana

'Pokémon Legends: Z-A' vendeu 5,8 milhões na 1ª semana. Metade das vendas foram…


by Matheus Fragata

Games
Jeremy Allen White revela que cabulava aulas e só 'se formou' no colégio aos 34 anos

Jeremy Allen White revela que cabulava aulas e só ‘se formou’ no colégio aos 34 anos

Jeremy Allen White, de 'O Urso', revelou que não se formou no ensino médio por…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}