logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Um Passado de Presente - Um Fofo Clichê Natalino

Thiago Nolla Thiago Nolla
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•27 de novembro de 2019•6 Minutes

Vanessa Hudgens tornou-se uma queridinha da Netflix nos últimos anos e, depois de ter estrelado a rom-com A Princesa e a Plebeia, voltaria a trabalhar com a plataforma de streaming inúmeras vezes. Neste ano, por exemplo, além de estrelar a ação noir Polar alguns meses atrás, ela também regressaria para as narrativas natalinas ao protagonizar a dramédia Um Passado de Presente. E, levando em conta que o serviço não tem um pulso consideravelmente muito firme com longas-metragens, era de se esperar que a investida de fim de ano (apenas uma de dezenas que serão lançadas até o dia 25 de dezembro) fosse apenas uma releitura de qualquer clichê cinematográfico dos anos vinte anos.

Surpreendentemente, a diretor Monika Mitchell até consegue sair um pouco da caixinha formulaica que esperaríamos ver. É claro que sua produção não é revolucionária, mas, no final das contas, entrega o que promete e consegue aquecer nossos corações com um enregelante e romântico medley que, apesar de ser previsível, é tão incrível que chega a ser divertido. E talvez seja essa despreocupação que tenha conseguido nos aproximar da estória, mesmo que, no tocante à estrutura, seja mais do mesmo.

Baseando-se em inúmeros contos de ficção científica e aglutinando esses elementos com inclinações de gênero bastante fortes, o filme é ambientado em duas épocas diferentes: temos a breve perspectiva medieval que gira em torno de Sir Cole (Josh Whitehouse), um soldado do Reino de Norwich cujo sonho é se tornar cavaleiro, mas ele não sabe exatamente o que lhe falta para alcançar o posto desejado; as coisas mudam quando Cole cruza caminho com uma poderosa feiticeira que prenuncia uma jornada de amadurecimento e de reflexão, mandando-lhe para a Ohio dos dias atuais. E é a partir daí que ele se encontra com a jovem Brooke (Hudgens), uma professora desacreditada com o amor.

É quase óbvio entender o que acontece a partir de então: ambos os personagens mergulham em uma trama de autodescobrimento em que precisam encontrar o que falta em suas vidas. Dessa forma, numa sutileza interessante promovida pelo roteiro de Cara J. Russell, a feiticeira em questão, referida como Senhora (Ella Kenion) fala abertamente da missão que Cole precisa cumprir e, também, da missão que Brooke também tem consigo mesma. Não é apenas coincidência que o arco dos protagonistas se entrelaçou em uma única trajetória, e sim obra do Destino – cuja presença imaterial é bastante comuns em obras ambientadas na época do Natal.

Por mais que Hudgens e Whitehouse não tenham uma química exorbitante em cena, eles compartilham entre si alguns momentos de pura diversão, como a adaptação do cavaleiro em uma sociedade movida pela tecnologia e por “costumes estranhos” que pouco a pouco passam a integrar sua personalidade. Em contraposição, Brooke é envolvida em solilóquios apaixonantes que a cativam no princípio de um relacionamento romântico, concretizado nos últimos momentos do terceiro ato antes que ela perceba que irá perdê-lo para uma força maior.

O grande deslize é a sua falta de obstáculos: ora, se Sir Cole tem uma grandiosa aventura pela frente, é apenas natural que ele esbarre em problemas passíveis de resolução e até mesmo uma reviravolta que transforme sua percepção sobre o mundo. É claro que pedir isso de uma história como esta pode passar das exigências palpáveis, mas não reclamaríamos de ver ao menos alguém ou alguma coisa atrapalhando a convergências dos personagens principais. Por exemplo, temos a menção ao ex-namorado de Brooke e a presença de uma espécie de femme fatale que tenta se aproximar de Cole – mas o potencial desses antagonistas em causar algum efeito dentro da obra é jogado fora e minimizado ao máximo.

Ao menos a construção é engessada o suficiente para que fiquemos confortáveis dentro do que o longa se propõe a fazer: os coadjuvantes giram em torno dos nossos heróis e servem como catalisadores dos acontecimentos principais – que, eventualmente, nunca são de nos tirar o fôlego. Temos, de um lado, Madison (Emmanuelle Chriqui) e Claire (Isabelle Franca), irmã e sobrinha de Brooke que estão a todo tempo ao lado dela e, com a chegada de um frenético segundo ato, são os pivôs que levam a personagem de Hudgens e começar a se apaixonar por Cole; de outro lado, o policial Stevens (Arnold Pinnock), responsável por garantir que a presença do charmoso estranho na cidade não ameace ninguém – e, da mesma forma que as figuras mencionadas acima, é base para que o casal venha à tona.

Um Passado de Presente é tudo aquilo que esperaríamos de um clichê natalino produzido pela Netflix e, mesmo com simulacros e mais simulacros já explorados por tantas outras histórias, a narrativa é reconfortante e fofa ao extremo e reacende nosso espírito festivo com força.

Um Passado de Presente (The Knight Before Christmas – EUA, 2019)

Direção: Monika Mitchell
Roteiro: Cara J. Russell
Elenco: Vanessa Hudgens, Josh Whitehouse, Emmanuelle Chriqui, Ella Kenion, Harry Jarvis, Isabelle Franca, Jean-Michel Le Gal
Duração: 92 min.

Thiago Nolla

Thiago Nolla faz um pouco de tudo: é ator, escritor, dançarino e faz audiovisual por ter uma paixão indescritível pela arte. É um inveterado fã de contos de fadas e histórias de suspense e tem como maiores inspirações a estética expressionista de Fritz Lang e a narrativa dinâmica de Aaron Sorkin. Um de seus maiores sonhos é interpretar o Gênio da Lâmpada de Aladdin no musical da Broadway.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Famosos
Zé Felipe conhece a avó de Ana Castela e prova que namoro está sério

Zé Felipe conhece a avó de Ana Castela e prova que namoro está sério

O namoro de Zé Felipe e Ana Castela ficou sério! O cantor foi apresentado à avó…


by Matheus Fragata

Games
'Aion 2' e 'Cinder City' ganham demos jogáveis e novos trailers em evento da NVIDIA

‘Aion 2’ e ‘Cinder City’ ganham demos jogáveis e novos trailers em evento da NVIDIA


by Matheus Fragata

Games
Diretor de 'Assassin's Creed 3' admite que introdução é 'longa demais', mas explica o porquê

Diretor de ‘Assassin’s Creed 3’ admite que introdução é ‘longa demais’, mas explica o porquê

O diretor de 'Assassin's Creed 3' admitiu que a longa intro de Haytham Kenway é…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}