em , ,

Crítica | What If…? – 01×03: E Se… O Mundo Perdesse seus Maiores Heróis?

Demorou dois episódios, mas finalmente parece que a Marvel conseguiu aproveitar melhor a proposta divertida de What if…? com um episódio bem diferente e soturno. Enquanto os dois primeiros meramente trocavam personagens de seus habitats naturais para encher o texto de trocadilhos e piadas e internas, O Que Aconteceria se o Mundo perdesse seus Maiores Heróis? é mais interessante por oferecer um desfecho sombrio ao primeiro grande acontecimento do MCU.

Iniciando-se em meio aos eventos de Homem de Ferro 2, acompanhamos Nick Fury (Samuel L. Jackson) e a Viúva Negra (que ironia seria se fosse a Scarlett Johansson, mas é Lake Bell) durante o recrutamento dos heróis que viriam a se tornar os Vingadores. Porém, ao se aproximar de Tony Stark, o bilionário cai morto como se tivesse sido assassinado pela SHIELD. Ao longo da duração restante, vemos que alguém está mirando e eliminando todos os candidatos de Fury para a montagem do grupo, que incluem Thor, Hulk, Gavião Arqueiro e alguns outros heróis.

Apesar da duração curta, que eu apontei ser um problema para o desenvolvimento das histórias nos anteriores, este terceiro episódio faz proveito de sua ideia geniosa. Apostando em uma divisão por dias da semana (que certamente traz O Iluminado à mente), o texto de A.C. Bradley e Matthew Chauncey é divertido nas direções de história tomadas, especialmente na forma como estrutura a crônica como se estivéssemos diante de uma narrativa de serial killer. Claro, o episódio não escapa do péssimo senso de humor tradicional do estúdio, algo que é a única função de Clark Gregg nesse episódio (é realmente tão hilário ver personagens comentando constantemente como o Thor é cheiroso?), mas apresenta um trabalho de construção narrativa bem mais sólido e imprevisível.

Quanto à animação, não há nenhuma mudança em traço ou estilo em relação aos dois anteriores. Pessoalmente, não sou um grande fã da identidade visual 2D mesclada com 3D adotada pela Marvel, mas ao menos este terceiro episódio aposta menos na ação (onde a animação sofre um pouco mais nos anteriores) e trabalha para criar uma atmosfera de paranoia e incerteza. Nesse quesito, a voz um pouco mais trêmula e assustada de Jackson no papel de Fury ajuda a trazer veracidade para a experiência – que se torna ainda mais imprevisível quando o Loki de Tom Hiddleston aparece na Terra com intenções duvidosas, e que rendem uma parceria sensacional para encontrar o misterioso assassino de heróis.

O Que Aconteceria se o Mundo perdesse seus Maiores Heróis? é, sem dúvida, o melhor episódio de What If…? até o momento. A narrativa consegue ir além de uma simples troca de personagens e realmente se diverte com possibilidades mais assustadoras e imprevisíveis no curso do MCU. Naturalmente, não é nada terrivelmente profundo, mas que ao menos aproveita melhor a premissa da série.

What If…? – 01×03: E Se… O Mundo Perdesse seus Maiores Heróis? (What If… The World Lost its Mightiest Heroes?, EUA – 2021)

Showrunner: A.C. Bradley
Direção: Bryan Andrews
Roteiro: A.C. Bradley
Elenco: Jeffrey Wright, Samuel L. Jackson, Jeremy Renner, Mark Ruffalo, Lake Bell, Tom Hiddleston, Jamie Alexander, Clark Gregg
Gênero: Aventura
Streaming: Disney+
Duração: 30 min

Clique aqui para acessar o Guia de Episódios

O que você achou desta publicação?

Publicado por Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja tudo que DanielRPK revelou até agora sobre Homem-Aranha Sem Volta Para Casa

Bebê de disco do Nirvana processa banda por exploração sexual