logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Yesterday - Uma carta de amor ao Beatles

Gabriel Danius Gabriel Danius
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•28 de agosto de 2019•6 Minutes

Não importa em que lugar do mundo você esteja, é difícil conhecer alguém que nunca tenha ouvido falar dos Beatles, para não dizer que isso é bastante raro. Os quatro de Liverpool que se separaram em 10 de abril de 1970 deixou saudades em todos os seus fãs, e fez com que o rock se tornasse mais e mais popular, influenciando uma geração de novos grupos musicais que viriam com seu sucesso. É com foco na banda que o filme Yesterday (Danny Boyle) desenvolve sua trama de forma bastante original.

Yesterday é daquelas produções que te deixa feliz ao chegar ao término da produção, pois sua história cativante prende o telespectador de uma forma simples e sem forçação alguma. O longa de Danny Boyle é uma comédia romântica, e sua trama é universal, fala de amor, amizade, dedicação e Beatles, que é uma banda universal, conhecida pelo mundo todo, seria estranho conhecer alguém que não saiba quem foram eles, e essa justamente a inteligente ideia do filme. 

A história conta a vida de Jack Malik (Himesh Patel), um homem que nutre a esperança de algum dia ser um cantor de sucesso, e que vai a festivais furados com sua melhor amiga Ellie Appleton (Lily James), eis que em um dia há um apagão mundial e todos deixam de esquecer os Beatles da noite para o dia. É uma ideia muito interessante essa que a dupla de roteiristas Jack Barth e Richard Curtis coloca como proposta para o longa, pois é um jeito de imaginar como seria o mundo sem essa que foi uma das maiores, se não a maior, banda que já existiu.

Partindo dessa premissa o roteiro busca um jeito de passar para a geração atual o que foi e o que é os Beatles, uma banda que alavancou multidões por onde passava, que fazia música sobre qualquer assunto que lhes dessem na telha, e que viviam a vida a mil. Há uma crítica inserida nos diálogos e nas situações vividas por Jack Malik, crítica o público atual que consome músicas com letras sem intensidade e que são apenas barulho, e que esse mesmo público não se importam com algo de qualidade e que seja novo. Faz uma crítica também ao cenário musical atual, com bandas sendo fabricadas pelo marketing e tendo empresários que criam estrelas, tal profissional é representada pela personagem de Debra Hammer (a ótima Kate McKinnon).

A concepção do romance entre Jack Malik e Ellie Appleton é muito bem estruturado, sendo montado o filme todo, tendo como pano de fundo o cenário musical. Jack e Ellie se conhecem desde infância, não por acaso ela é sua maior fã. É um romance que não forçam a barra em construí-lo, sendo montado aos poucos. O humor é algo realmente cativante em Yesterday, com o carisma de Himesh Patel e Lily James, que juntos ajudam a dar maior graça e fofura para um longa, que tem um pé no humor para desenvolver a sua história. As situações que surgem ao longo da trama ajudam as piadas a terem força, como os momentos em que Jack Malik descobre que coca-cola e outros produtos famosos de sua geração não existiam. Ed Sheeran também está ótimo interpretando a si mesmo, e ajuda nesse humor quando ele surge e descobre as músicas dos Beatles são os melhores momentos cômicos do longa.

Danny Boyle é um ótimo diretor e aqui cria uma de suas histórias mais cativantes e sérias, com toques de crítica e com uma história que irá mostrar para a nova e antiga geração que o mundo não seria o mesmo sem os Beatles, uma banda que revolucionou muita coisa no cenário musical e que deixou um legado. No último ato uma cena, em que Jack Malik encontra John Lennon vivo, é uma das cenas mais emocionantes e que funciona como homenagem e agradecimento ao cantor assassinado no ano de 1980. O longa funciona também como uma carta de amor aos quatro de Liverpool, que deixaram saudades, mas que nunca serão esquecidos.

Yesterday (idem – UK, 2019)

Direção: Danny Boyle
Roteiro: Jack Barth, Richard Curtis
Elenco: Himesh Patel, Lily James, Sophia Di Martino, Ellise Chappell, Meera Syal, Harry Michell, Vincent Franklin, Joel Fry, Kate McKinnon, Ed Sheeran
Gênero: Comédia, Fantasia, Musical
Duração: 116 min.

Mostrar menosContinuar lendo

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Mais posts deste autor
1 Comment
Crítica | Yesterday – Uma carta de amor ao Beatles – Palavra a Parte
28 de agosto de 2019

[…] Veja mais! […]

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Famosos
Maíra Cardi fecha parque e 'leva Jesus' para festa de 7 anos da filha Sophia

Maíra Cardi fecha parque e ‘leva Jesus’ para festa de 7 anos da filha Sophia

Maíra Cardi celebrou os 7 anos da filha Sophia com uma festa luxuosa em um…


by Matheus Fragata

Listas
5 Documentários imperdíveis e altamente aclamados para ver na Netflix

5 Documentários imperdíveis e altamente aclamados para ver na Netflix


by Patrícia Tiveron

Listas
5 Filmes imperdíveis e aclamados para ver agora na HBO Max

5 Filmes imperdíveis e aclamados para ver agora na HBO Max


by Patrícia Tiveron

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}