Com o lançamento do aguardado Matrix Resurrections, uma das mais célebres e divertidas franquias de Hollywood está de volta. Aproveitando o hype e as reações em torno do novo filme de Lana Wachowski, vamos montar um ranking das obras canônicas da franquia, incluindo cinema, games e mais.

Confira abaixo.

6. Enter the Matrix

Quando as Wachowskis anunciaram que 2003 seria o ano das continuações de Matrix, não pararam apenas no cinema. Um dos elementos complementares aos dois novos filmes é o game Enter the Matrix, que contou com roteiro das irmãs e mais de 30 minutos de cenas live-action filmadas pelas mesmas. A trama foca na perspectiva da Niobe de Jada Pinkett-Smith, e apesar de ser casualmente divertido, é o elemento mais dispensável de toda a franquia Matrix.

5. Animatrix

O outro grande projeto de suplemento para as continuações de Matrix veio na forma de uma antologia de animação. Ao lado de diversos artistas e diretores de animê, as Wachowskis oferecem diferentes histórias no universo da Matrix, desde uma instigante trama de origem sobre o despertar das máquinas até mico histórias envolvendo Neo, Trinity e alguns personagens coadjuvantes em Reloaded. Nem tudo funciona, algumas histórias são maçantes, mas o produto final é um ótimo complemento – com destaque para as duas partes de O Segundo Despertar.

4. Matrix Resurrections 

E estamos de volta. De uma maneira muito peculiar e que preza pela metalinguagem, Lana Wachowski revisita o universo da Matrix com uma continuação ousada e reforçada por ideias complexas, trazendo diferentes versões de personagens consagrados com muita confiança e carisma. Acaba devendo no quesito ação, que sempre foi muito forte na trilogia toda, mas é uma bela revisitada a esse mundo vibrante e elenco fantástico.

3. Matrix Reloaded

A primeira continuação de Matrix é um pipocão perfeito. Além de conceitos bem interessantes e uma narrativa que expande os riscos do original, Reloaded surpreendente pelas cenas de ação absolutamente espetaculares e insanas, com destaque para a perseguição de carros na via expressa. É um filme que fica melhor quando compreendemos que seu comentário é mais sobre a própria jornada do herói do que a mitologia em si, e que prova-se um sucessor digno de seu revolucionário antecessor.

2. Matrix Revolutions

O passar dos anos me fez amar o terceiro filme. Todo o espetáculo mais escapista e badass fica com Reloaded, bem mais focado no mundo virtual, mas Revolutions dedica muito mais tempo ao mundo real e a corrida contra o relógio pelo destino de Zion. É um filme mais sóbrio e dramático, e que exige mais paciência do espectador para acompanhar personagens de apoio em um conflito verdadeiramente épico: seja a batalha contra as Sentinelas na Doca ou a luta na chuva entre Neo e Smith, Matrix Revolutions é uma obra-prima de espetáculo e emoção.

1. Matrix 

A única resposta possível. É difícil colocar em um curto espaço o impacto que Matrix teve em Hollywood, e desde seu lançamento em 1999, o filme continua extremamente atual e radical. É uma tremenda amostra da Jornada do Herói e todas as convenções e etapas de uma fórmula bem executada, oferecendo personagens icônicos e cenas de ação até hoje insuperáveis. Um dos grandes filmes dos últimos anos.

Comente seus preferidos nos comentários!

Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

Mais posts deste autor