em ,

Eu sei Kung Fu! As 10 melhores cenas de ação da franquia Matrix

Muitos podem associar a franquia Matrix com a mitologia pesada de ficção científica e suas abordagens filosóficas, mas todos lembram da mesma coisa: a ação. O filme das irmãs Lana e Lily Wachowski foi revolucionário na forma em que lidava com sequências dos mais variados tipos de ação, algo bem seguido por suas continuações.

Com o lançamento de Matrix Resurrections, aproveitamos para eleger nossas 10 cenas de ação preferidas da franquia, incluindo os quatro filmes.

Confira abaixo.

10. Enxame de Bots | Matrix Resurrections

Se há uma frustração grave em torno do novo filme da saga, infelizmente está na ação. Sem o charme e a maestria dos trabalhos anteriores, houve pouco o que Lana Wachowski pôde oferecer de inovações em termos de espetáculo. No entanto, ao menos temos a assustadora set piece final em que Neo e Trinity são perseguidos pelas ruas da Matrix por um enxame de bots, cujo comportamento agressivo e sistêmico transforma Resurrections no filme de zumbis mais caro já feito – culminando ainda em uma verdadeira catarse envolvendo o salto de um arranha-céu. Realmente impressionante.

9. Neo vs Morpheus | Matrix

Pode parecer uma cena simples, e nem é de fato uma luta letal, mas a sessão de treinamento entre Neo e Morpheus no primeiro filme é um dos grandes momentos da saga. Foi quando as Wachowskis começavam a mostrar as possibilidades de um filme de artes marciais ambientado em um mundo virtual, lentamente apresentando as alterações na física, gravidade e muito – muito – estilo em cada golpe, chute e soco.

8. Atravessando o Club Hel | Matrix Revolutions

Talvez a cena de ação menos falada de toda a franquia, especialmente por se tratar do filme menos querido dos fãs. Ainda no primeiro ato, o grupo formado por Morpheus, Trinity e Seraph precisa invadir o infame Club Hel para barganhar com o Merovingío, levando a um tiroteio estilizado e feroz em que os agressores caminham pelos tetos da sala para trocar tiros. Uma cena curta, mas impecavelmente decupada e com impecável trabalho sonoro; bem acompanhado da ótima trilha sonora de Don Davis e Juno Reactor.

7. Confronto no Chateau | Matrix Reloaded

Se tem uma coisa que não falta em Matrix Reloaded é ação, e um dos grandes momentos do longa ocorre no Chateau do Merovíngio. Mesmo que não avance a trama (e não traga perigo real algum para Neo), a cena encanta pela coreografia sensacional, marcada pelo uso de espadas, facas e armas medievais em uma locação arcaica e deslumbrante. Vale apontar que é uma das poucas sequências de ação de Reloaded que não contém efeitos visuais.

6. Tiroteio no Saguão | Matrix

Armas, muitas armas. Quando começamos a caminhar para o inevitável clímax do primeiro Matrix, as Wachowskis mostram o quanto de estilo e imagético podem compor uma grande cena de ação. Marcando a primeira aliança entre Neo e Trinity, o casal atravessa um corredor cheio de seguranças e equipe da SWAT a fim de resgatar Morpheus, disparando incontáveis projéteis em câmera lenta e techno music. Uma maravilha de cena, que só fica melhor com o som no volume máximo.

5. Super Luta | Matrix Revolutions

O confronto final entre as duas cara-metades da trilogia original. Após um filme todo afastado da Matrix, eis que Neo retorna para o mundo digital para uma última troca de socos com o poderoso Smith, agora um vírus letal que se apossou do mundo das máquinas. Ambientada em uma chuva torrencial que praticamente recria os códigos da Matrix, a super luta conta com Neo e Smith lutando entre prédios, no céu e no meio de tempestades, oferecendo um espetáculo gigantesca. Ainda é a melhor luta de Superman já feita nos cinemas, mesmo não sendo um filme do Superman.

4. Burly Brawl | Matrix Reloaded

Os efeitos visuais envelheceram mal? Sim! Neo vira um bonecão que literalmente acerta pinos de boliche? Sim! Mas, e daí? O que importa é que a cena bombástica de Matrix Reloaded ainda é um exemplo sobre como se decupar e filmar ação. Colocando Keanu Reeves para enfrentar uma centena de Smiths em um dos pontos de virada da trama, as Wachowskis aumentam a escala da pancadaria, trazendo uma coreografia insana, um jogo de câmera dinâmico e, mesmo com o CG claramente datado, uma inventividade gigantesca para bolar cada golpe e ataque dos personagens envolvidos. Excepcional, mesmo com todos o poréns.

3. A Batalha de Zion | Matrix Revolutions

Assim como tudo o que envolve Matrix Revolutions, mais um momento pouco discutido da trilogia. É a maior e mais complexa sequência do filme, registrando a invasão das nuvens de Sentinelas na Doca de Zion, que conta com exoesqueletos metálicos com metralhadoras gigantes para protegê-los. As definições de épico são atualizadas nessa incrível cena, cuja montagem ainda equilibra com precisão as ações dos diferentes personagens envolvidos – envolvendo ainda uma corrida contra o tempo com a Niobe de Jada Pinkett-Smith.

2. O Resgate de Morpheus | Matrix

Já estávamos completamente encantados pelo tiroteio no saguão que antecedia o último bloco de Matrix, mas as coisas só ficam melhores. Neo e Trinity fecham o cerco nos agentes que mantém Morpheus em cativeiro, oferecendo imagens icônicas como a desviada de balas em bullet time no terraço, a metralhadora em slow motion do helicóptero e, para deixar qualquer um de cabelo em pé, o momento espetacular em que Neo segura Trinity em pleno ar – comprovando que ele é, de fato, o Escolhido.

1. Perseguição na Via Expressa | Matrix Reloaded

Não é fácil escolher a melhor cena de ação dos filmes de Matrix, mas esta joia cinematográfica tem tudo o que uma grande cena do gênero requer. Corajosamente colocando Neo de lado por uns bons 15 minutos, este bloco de Matrix Reloaded acompanha os humanos Morpheus e Trinity transportando um programa valioso, enquanto são perseguidos pelos misteriosos Gêmeos e uma série de agentes. Uma cena tão mirabolante e complexa que exigiu a construção de uma estrada especificamente para o filme, que foi palco de perseguições envolvendo avalanche de carros, motos na contra-mão e um duelo de espada samurai sobre carreta de caminhões. Não só é a melhor cena de ação da franquia, é uma das melhores cenas de ação de todos os tempos.

Avatar

Publicado por Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Matrix a Matrix Resurrections: Ranking da saga com Keanu Reeves

De Matrix a Matrix Resurrections: Ranking da saga com Keanu Reeves

Jean-Marc Vallée, diretor de Big Little Lies e Clube de Compras Dallas, morre aos 58 anos