Diretor de Final Fantasy VII Rebirth sabia que final do jogo seria polêmico Diretor de Final Fantasy VII Rebirth sabia que final do jogo seria polêmico
Square Enix

Diretor de Final Fantasy VII Rebirth sabia que final do jogo seria polêmico

Final Fantasy VII Rebirth traz um final enigmático, criando discussões entre os fãs sobre o futuro da trilogia.

Final Fantasy VII Rebirth, lançado no início de 2024 para o PlayStation 5, seguiu a linha do seu predecessor, Final Fantasy VII Remake, e trouxe uma conclusão que deixou muitos fãs perplexos. Ao contrário do que muitos esperavam — um desfecho mais direto e claro —, o título optou por uma abordagem mais complexa, envolvendo elementos metafísicos e múltiplas dimensões no conflito com o vilão Sephiroth. Esse encerramento, que mistura surpresa e mistério, gerou controvérsias e acirrou discussões entre os jogadores, algo que, segundo o diretor Naoki Hamaguchi, foi uma escolha intencional da equipe de desenvolvimento.

Em entrevista à Eurogamer, Hamaguchi explicou que o objetivo da Square Enix era provocar debates entre os fãs, deixando-os com muitas perguntas sobre o futuro da trilogia. “Havia um perigo ali, definitivamente havia uma armadilha”, comentou o diretor, destacando que, embora tenha um olhar pessoal sobre o destino de Aerith na trama, a escolha do final foi feita de maneira deliberada para criar especulação e debate. O enfoque foi em manter os jogadores curiosos sobre o que acontecerá nos próximos capítulos da história.

Final Fantasy VII Rebirth foi projetado para gerar especulações sobre o futuro

Durante o processo de criação de Final Fantasy VII Rebirth, Hamaguchi buscou a orientação de grandes nomes que trabalharam no jogo original, como Tetsuya Nomura, Yoshinori Kitase e Kazushige Nojima. Dentre as contribuições, foi Kitase quem sugeriu a criação de um final que fomentasse discussões sobre o desenrolar da trilogia. “Nesse sentido, penso que provavelmente alcançamos exatamente o que queríamos fazer ali e estou muito satisfeito, porque as pessoas ainda estão falando sobre isso”, disse Hamaguchi, enfatizando que o objetivo da equipe era exatamente esse: manter os jogadores questionando o que pode ou não mudar na história.

De acordo com o diretor, a Square Enix não pretende confirmar o que, de fato, vai acontecer no futuro da trama, deixando espaço para surpresas e especulações. “A coisa importante é que os jogadores vão continuar se perguntando sobre o que vai mudar ou não”, complementou Hamaguchi. Esse jogo de expectativas e incertezas é parte do que a empresa quer explorar nos próximos lançamentos da franquia.

Expectativas para o futuro da trilogia de remakes

Com a conclusão de Final Fantasy VII Rebirth, muitos fãs estão aguardando ansiosamente a parte final da trilogia, que ainda não tem data de lançamento definida. O tom enigmático do final não apenas alimentou discussões sobre o futuro de Aerith, mas também gerou teorias sobre como a história poderá se desdobrar nos próximos jogos. A fórmula escolhida pela Square Enix tem mantido a franquia relevante, estimulando o público a continuar pensando sobre as possibilidades de novos desfechos para a trama.

Enquanto isso, os jogadores continuam especulando sobre o que virá, com muitos se perguntando se o futuro de Cloud e seus companheiros será alterado em relação à obra original. O clima de mistério em torno do final de Rebirth garante que o legado de Final Fantasy VII siga gerando atenção e debate, com os fãs de longa data e novos jogadores acompanhando de perto cada novidade da série.

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Ler posts desse autor