O diretor Chris Columbus voltou a falar sobre o remake de Harry Potter. A nova série está sendo produzida pela HBO. Em uma nova entrevista, o cineasta fez críticas mais contundentes ao projeto. Ele, por exemplo, questionou a direção criativa da produção. Columbus, que dirigiu os dois primeiros filmes da saga, se mostrou confuso. Aparentemente, a nova série está repetindo os figurinos originais.
“Qual é o sentido? […] É mais do mesmo”, disse o diretor. A declaração foi dada ao podcast The Rest is Entertainment.
“É mais do mesmo”
Primeiramente, Chris Columbus contou que viu fotos da nova produção. “Há fotos de Nick Frost como Hagrid com o novo Harry Potter“, disse. “E ele está usando exatamente o mesmo figurino que desenhamos para o Hagrid [no filme original]”, observou.
A falta de originalidade, portanto, o desapontou. “Parte de mim pensava: ‘Qual é o sentido?'”, questionou. Ele, no entanto, também admitiu que a cópia é “lisonjeira”. Mesmo assim, a sensação final foi de “déjà vu de novo”.
A curiosidade por Pirraça
Apesar das críticas, Columbus revelou um ponto de curiosidade. Ele está animado para ver como a série irá retratar o personagem Pirraça. O Poltergeist, aliás, foi cortado dos filmes.
O diretor, então, fez uma revelação dos bastidores. “Nós filmamos as cenas do Pirraça [para o primeiro filme]”, contou. “Mas era um personagem em CGI e nunca conseguimos acertar. […] Então elas foram cortadas.” Ele, contudo, elogiou a atuação do falecido ator Rik Mayall no papel.
A polêmica com J.K. Rowling
O cineasta também comentou sobre as polêmicas da autora de Harry Potter. Columbus disse que gosta de “separar o artista da arte”. Ele, no entanto, deixou clara sua posição. “É lamentável o que aconteceu. Certamente não concordo com o que ela está falando”, afirmou.
A nova série de Harry Potter estreia em 2027. A HBO promete uma adaptação “fiel” dos sete livros. A produção, inclusive, deve incluir muitos elementos que ficaram de fora dos filmes. A crítica de Columbus, por fim, levanta uma questão. Qual será o equilíbrio entre a fidelidade aos livros e a originalidade visual no novo remake?
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
Contato: matheus@nosbastidores.com.br