O multiplayer de The Last of Us pode estar oficialmente morto, mas sua visão criativa renasceu em um novo estúdio. Vinit Agarwal, o ex-diretor do ambicioso projeto online da Naughty Dog, anunciou que fundou uma nova desenvolvedora independente. Seu objetivo é criar um jogo com uma proposta muito semelhante: unir a ação cinematográfica de alta qualidade dos jogos single-player do estúdio com a experiência multiplayer.
Agarwal trabalhou na Naughty Dog por uma década. Ele foi um dos diretores do projeto que era conhecido como The Last of Us Online. No entanto, a desenvolvedora cancelou o jogo em dezembro de 2023. Agora, em uma nova entrevista, o diretor explicou seus planos para o futuro.
Unindo a ação cinematográfica com o multiplayer
Vinit Agarwal se juntou a outro veterano da Naughty Dog, o ex-diretor criativo Joe Pettinati. Juntos, eles fundaram o novo estúdio para realizar a visão que não puderam concretizar antes. Agarwal explicou que sua inspiração veio de seu trabalho nos combates de Uncharted 4 e The Last of Us Parte 2.
“Eu era o principal responsável pelas batalhas contra chefes”, disse ele ao site GameSpark*. “Eu queria que os jogadores sentissem como se estivessem lutando contra um jogador humano, não contra uma IA”. Ele citou a luta final de Uncharted 4 e o confronto entre Ellie e Abby em The Last of Us Parte 2 como exemplos. “Usei todo o meu conhecimento de multiplayer para criar a sensação de estar lutando contra um humano”, revelou.
“Grande parte do que me inspirou [a me tornar independente] foi ver o potencial de combinar a especialidade da Naughty Dog, ação cinematográfica, com o multijogador”, concluiu.
O cancelamento de ‘The Last of Us Online’
O projeto original foi cancelado pela Naughty Dog porque se tornou grande demais. O estúdio afirmou na época que, para dar suporte ao jogo após o lançamento, precisaria se tornar uma desenvolvedora de “jogos como serviço”. Isso, no entanto, impactaria severamente a produção de futuros jogos narrativos para um jogador, que são a marca da empresa. Diante da escolha, a Naughty Dog optou por manter seu foco no single-player.
Um novo estúdio “triplo indie”
O novo estúdio de Agarwal e Pettinati já está em funcionamento. Ele possui escritórios no Japão e nos EUA e conta com cerca de 10 funcionários. O novo jogo, que ele descreve como um “triplo indie”, está em desenvolvimento há alguns meses e já está em um estado jogável. “Não há muito que possamos dizer ainda, mas o novo jogo é um jogo multijogador”, confirmou. “Já estamos em contato com parceiros”.
Para os fãs que ficaram desapontados com o cancelamento do multiplayer de The Last of Us, o novo estúdio de seus criadores representa uma nova esperança. A promessa de um jogo que une o melhor dos dois mundos — a narrativa cinematográfica e a ação multiplayer — certamente será acompanhada de perto pela comunidade.
Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.
Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.
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