Diretores de ‘Ghost of Yotei’ celebram ‘Assassin’s Creed Shadows’ e dizem não se preocupar com concorrência

Diretores de ‘Ghost of Yotei’ falaram sobre as semelhanças do jogo com ‘Assassin’s Creed Shadows’, afirmando que a concorrência é “emocionante”.
Ex-executivo da PlayStation responde críticas a Ghost of Yotei: 'se não gosta, não compre' Ex-executivo da PlayStation responde críticas a Ghost of Yotei: 'se não gosta, não compre'
SIE

Em um mercado frequentemente visto como uma arena de competição acirrada, os diretores do aguardado Ghost of Yotei demonstraram uma postura colaborativa e de admiração mútua. Em uma nova entrevista, Nate Fox e Jason Connell, as mentes criativas por trás do novo exclusivo de PlayStation, falaram sobre as semelhanças entre seu jogo e o também muito esperado Assassin’s Creed Shadows, da Ubisoft. Em vez de ver o concorrente como uma ameaça, a dupla afirmou que está “emocionante” ver outro grande estúdio explorando o Japão Feudal.

A discussão sobre a “concorrência” surgiu porque ambos os jogos, que serão lançados nos próximos meses, são ambientados no Japão Feudal e apresentam novas mecânicas de investigação, nas quais o jogador precisa descobrir o paradeiro de seus alvos em vez de simplesmente seguir um marcador no mapa. Para os diretores da Sucker Punch, no entanto, isso é apenas uma feliz coincidência.

“Emocionante como jogadores”: a visão sobre a concorrência

“Somos grandes fãs do Japão feudal e de jogos de mundo aberto, e ver outro no mercado é emocionante como jogadores, certo?”, declarou Nate Fox. “Nós fazemos o jogo que queremos jogar, e ver mais como esse é ótimo”.

Jason Connell complementou, afirmando que essas sobreposições de temas acontecem por acaso e são benéficas para a indústria. “Como criadores, isso é algo que você encontra por acaso”, disse. “Somos grandes fãs dessas coisas, então, quando outras mídias são lançadas, seja um videogame, um filme ou uma série de TV, ficamos felizes que elas existam, porque impulsionam o meio.”

“Nossa história de vingança é só o começo”

Apesar das semelhanças no cenário e em algumas mecânicas, os diretores estão confiantes de que a história de Ghost of Yotei oferecerá uma experiência única. Fox explicou que, embora a trama comece como um clássico conto de vingança, ela evolui para algo muito maior.

“Nossa história de vingança é um clássico do cinema de samurai, mas é apenas o primeiro passo nesta longa história de Atsu [a protagonista], que vai de lobo solitário e alquebrado a montar uma matilha, e ela muda”, provocou o diretor. “Não queremos revelar detalhes da história, mas posso dizer que sua busca por vingança é o começo – absolutamente não a coisa toda – mas é um ótimo começo.”

O fenômeno das ideias simultâneas

A convergência de temas entre Ghost of Yotei e Assassin’s Creed Shadows é um exemplo de um fenômeno comum na cultura pop, onde ideias semelhantes surgem ao mesmo tempo em estúdios diferentes. Isso já aconteceu no cinema com filmes como Amizade Colorida e Sexo Sem Compromisso, que tinham premissas quase idênticas e foram lançados no mesmo ano.

Para os jogadores, essa coincidência criativa é uma ótima notícia. Em vez de uma disputa, o resultado será a oportunidade de mergulhar em duas grandes e distintas aventuras em um dos períodos históricos mais fascinantes, cada uma com a visão e a assinatura de um estúdio de renome.

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Ler posts desse autor