A Wizards of the Coast, empresa responsável pela publicação do jogo Dungeons & Dragons, anunciou que planeja remover metade das espécies do Livro do Jogador, alegando que a ideia inteira é inerentemente racista.
Em um pronunciamento oficial, a empresa reconheceu o impacto prejudicial do jogo sobre grupos marginalizados e afirmou que tem o compromisso de mudar sua abordagem para torná-lo mais inclusivo.
As espécies que serão removidas do Livro do Jogador incluem Gnomos, Halflings, Meio-Elfos e Meio-Orcs. A empresa afirmou que a remoção dessas espécies é um passo importante em direção à eliminação da linguagem e práticas discriminatórias do jogo.
No entanto, a decisão da empresa foi criticada por muitos fãs do jogo, que afirmaram que a mudança é desnecessária e que remover as espécies prejudicará a jogabilidade.
“Nós não enviamos tudo para as mesmas pessoas o tempo todo”, explicou Crawford sobre o processo de revisão de conteúdo deles (conforme um resumo do evento postado no fórum EN World pelo usuário brimmels e um resumo fornecido pelo criador de conteúdo Daniel Kwan).
“Revisores diferentes têm diferentes áreas de especialização e experiência. Tudo é enviado para pelo menos 2 pessoas, às vezes mais. O antigo processo de revisão de inclusão tinha falhas porque eles só enviavam o que achavam que seria um problema. Agora, TUDO é enviado para que não estejamos adivinhando o que pode ser um problema”.
Aprofundando ainda mais o processo da WotC, o designer explicou: “Recebemos um relatório completo. Em seguida, abordamos as questões identificadas. Temos uma conversa. Então, o material volta para os revisores para que possam ver o que fizemos e comentar se isso resolveu o problema. Agora também enviamos a arte, até mesmo os esboços, pelo processo de revisão. Jeremy pensa nisso como ‘colaboração de inclusão’ porque é uma conversa em andamento.”
“Francamente, não estamos confortáveis e não temos estado há anos com nenhuma das opções que começam com ‘meio'”, explicou ele sobre essa decisão. “A construção com ‘meio’ é inherentemente racista, então simplesmente não vamos incluí-la no novo Player’s Handbook.”
Até o momento, a Wizards of the Coast não divulgou uma data para quando as mudanças serão implementadas no jogo.