Final Fantasy VII Rebirth e XVI não venderam bem, diz Square Enix

Apesar do desempenho comercial abaixo do esperado, Final Fantasy 7 Rebirth foi elogiado pela crítica.
Final Fantasy VII Rebirth e XVI não venderam bem, diz Square Enix Final Fantasy VII Rebirth e XVI não venderam bem, diz Square Enix
Square Enix

Square Enix revela desempenho abaixo do esperado para Final Fantasy 7 Rebirth e Final Fantasy 16

A Square Enix confirmou que os recentes lançamentos Final Fantasy 7 Rebirth e Final Fantasy 16 não atingiram as expectativas de vendas. Durante um briefing com investidores realizado em maio, a empresa revelou que, apesar de ter grandes lançamentos no quarto trimestre, os lucros ficaram abaixo do previsto.

O relatório destacou que, tanto Final Fantasy 7 Rebirth, lançado um mês antes do encontro com investidores, quanto Final Fantasy 16 tiveram um desempenho inicial mais fraco do que o esperado. A empresa também citou o lançamento de Foamstars como outro título de vendas abaixo das expectativas.

Exclusividade no PS5 e impacto nas vendas

Uma das razões apontadas para o desempenho aquém do esperado é o fato de os três jogos serem inicialmente exclusivos para o PlayStation 5. A ausência de lançamentos multiplataforma, como no Xbox Series X/S, pode ter limitado o alcance de público e, consequentemente, as vendas. A empresa sugeriu que, se os títulos tivessem sido lançados para mais consoles, poderiam ter gerado receita adicional.

Desde o briefing, o 16º jogo foi disponibilizado para PC, ampliando seu alcance. Já Final Fantasy 7 Rebirth permanece exclusivo para PS5, embora o título anterior da trilogia, Final Fantasy 7 Remake, tenha eventualmente sido lançado para PC. Isso sugere que uma versão para PC de Rebirth é possível no futuro.

Nova estratégia multiplataforma

Em resposta ao desempenho das vendas, a Square Enix anunciou que está mudando para uma estratégia multiplataforma, com o objetivo de tornar seus principais jogos disponíveis para mais jogadores em diferentes plataformas. A empresa afirmou que, para seus títulos em HD e AAA, buscará criar um ambiente global que permita a mais pessoas acessar suas principais franquias.

Foamstars, que também teve vendas insatisfatórias, será relançado em um modelo gratuito no próximo mês, numa tentativa de atrair mais jogadores.

Foco na qualidade e recepção crítica de Final Fantasy

Apesar do desempenho comercial abaixo do esperado, o novo remake foi elogiado pela crítica. A análise da VGC chamou o jogo de “um excelente RPG com alguns dos melhores personagens do cânone dos videogames”. Embora tenha havido algumas críticas ao conteúdo de mundo aberto e à narrativa principal, o envolvimento com os personagens e o universo do jogo foi altamente apreciado.

O diretor dos remakes afirmou estar confiante de que a terceira parte da trilogia será “um dos melhores videogames já feitos”. Isso mantém altas as expectativas em torno do futuro da franquia, apesar das dificuldades comerciais recentes.

Com a nova estratégia multiplataforma, a Square Enix espera ampliar seu público e trazer maior sucesso comercial para seus futuros lançamentos.

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Ler posts desse autor