AMD planeja lançar FSR4 com foco em IA e eficiência energética
Embora o FSR3 ainda não tenha sido amplamente adotado na indústria de games, a AMD já está planejando sua próxima evolução, o FSR4, que promete ser “totalmente baseado em inteligência artificial”. A revelação foi feita por Jack Huyhn, vice-presidente sênior e gerente geral da divisão de negócios em computação e gráficos da empresa.
FSR4 e o foco em dispositivos portáteis
Durante uma discussão sobre melhorias nas APUs voltadas para dispositivos portáteis, Huyhn destacou que a principal prioridade para a AMD é o tempo de bateria desses dispositivos. Ele mencionou modelos como o ASUS ROG Ally e o Lenovo Legion GO, apontando que a curta duração da bateria tem sido uma das maiores reclamações dos usuários.
“Minha prioridade número 1 é o tempo de bateria”, comentou Huyhn. “Precisamos de múltiplas horas de jogabilidade. Eu preciso jogar Wukong por três horas, não apenas 60 minutos. É aí que a geração de frames e a interpolação se tornam cruciais, e é nesse ponto que adicionaremos o FSR4”.
A transição para inteligência artificial
Segundo Huyhn, o FSR2 e o FSR3 são baseados em uma tecnologia analógica e utilizam filtros para realizar o upscaling. A decisão de lançar essas versões rapidamente foi tomada para atender à demanda do mercado, mas, de acordo com o executivo, esse caminho não reflete o futuro. “Falei para a equipe ‘pessoal, não é por aí que o futuro está seguindo’”, revelou Huyhn, explicando que, nos últimos 9 a 12 meses, a equipe redirecionou seus esforços para trabalhar com inteligência artificial.
FSR4: menos consumo de energia, mais tempo de jogabilidade
A próxima geração do FSR, que será focada em dispositivos portáteis, trará como principal diferencial o uso de inteligência artificial para gerar frames, interpolar imagens e maximizar a eficiência energética. Huyhn sugeriu que, em vez de buscar o máximo desempenho, a AMD está focada em prolongar o tempo de uso das baterias.
“Estamos seguindo a geração de frames baseada em IA, interpolação de frames e a ideia de eficiência aprimorada para maximizar o tempo de bateria”, explicou o executivo, mencionando ainda que o FPS pode ser travado em 30 ou 35 frames por segundo para atingir esse objetivo. O foco, de acordo com ele, é atender às reclamações de jogadores que desejam passar mais tempo jogando seus games.
Expectativas para o FSR4
Apesar das promessas, a AMD ainda precisa fornecer mais detalhes sobre como o FSR4 funcionará em desktops e outros dispositivos, além dos portáteis. No entanto, a empresa já deixou claro que a próxima versão de sua tecnologia de upscaling será baseada em IA e focada na eficiência energética, atendendo a uma das principais demandas dos jogadores: maior duração de bateria.
Com o FSR4, a AMD busca não apenas aprimorar a experiência gráfica, mas também oferecer uma solução que permita mais horas de jogabilidade, algo que, segundo Huyhn, é a principal demanda do público gamer atual.