Com o marketing do aguardado Godzilla: O Rei dos Monstros a todo vapor, todos tem notado a presença do que parece ser uma gigante e bonita borboleta no filme, que inclusive teve uma bela cena divulgada no primeiro trailer do longa, onde ela abre as suas asas cobrindo toda a tela com seu esplendor. Mas o que muitos não sabem, é que essa borboleta é uma criatura bastante conhecida dos filmes do Godzilla, e inclusive chegou a ter alguns filmes solos.

Ela se chama Mothra, e teve sua primeira aparição no filme de 1961 de Toho, Mothra, a Deusa Selvagem. Ela desde então apareceu em vários filmes da companhia, mais frequentemente como uma personagem recorrente na franquia Godzilla. Ela é tipicamente retratada como uma lagarta sensitiva colossal ou como uma mariposa/Borboleta gigante, que sempre é acompanhado por duas humanoides bem pequenas que sempre falam por ela.

Ao contrário de outros monstros, Mothra sempre foi um personagem heroico, tendo sido retratado como uma protetora da Terra e do Japão. Ela também é cultuada por várias pessoas como uma deusa, uma guardiã, que deve ser respeitada e guardada.

Agora, vamos conhecer um pouco mais da história da Mothra no cinema.

ERA SHŌWA (1961–1968)

Em sua primeira aparição no filme Mothra, a Deusa Selvagem, ela choca de um ovo na Ilha sagrada depois que suas sacerdotisas são raptadas por um empresário com a intenção de explorá-las como celebridades da mídia. A Mothra em sua forma larval então nada para Tóquio e começa a causar destruição ao redor da Torre de Tóquio. Ao chegar a sua forma adulta, Mothra voa pela capital e causa uma destruição generalizada até que suas sacerdotisas sejam devolvidas a ela.

Em sua segunda Aparição no filme Godzilla Contra a Ilha Sagrada, um ovo da Mothra aparece na costa do Japão e é explorado como uma atração turística. As sacerdotisas de Mothra tentam negociar o retorno do ovo à Ilha sagrada, mas são menosprezadas. Godzilla então acorda e começa a atacar o Japão, forçando a humanidade a implorar para que a Mothra detenha o Rei dos Monstros. Mothra morre lutando com o Godzilla, mas este último é derrotado quando duas larvas gêmeas chocam do ovo e terminam o trabalho que a mãe deles começou.

Em Ghidrah, O Monstro Tricéfalo, é revelado que apenas uma das larvas conseguiu sobreviver após os eventos do filme anterior. A larva restante tenta convencer Godzilla e Rodan a unir forças com ela para lutar contra o King Ghidorah, mas os dois monstros rejeitam sua proposta. Mothra é quase morto enquanto luta contra Ghidorah sozinho, mas é salvo através da intervenção de Godzilla e Rodan, que decidem unir forças para derrotar o maligno monstro.

A Mothra também aparece em Ebirah, Terror dos Abismos, onde ela salva um grupo de escravos que haviam sido retirados da Ilha Sagrada para uma base terrorista na Ilha Letchi, passando por uma sequência de muita destruição,

Outra larva aparece em O Despertar dos Monstros, vivendo ao lado de outros monstros na Ilha dos Monstros. Entretanto, juntamente com os outros monstros, Mothra é brevemente escravizada por uma raça alienígena, que a forçam a atacar Pequim e depois se juntar a Godzilla na destruição de Tóquio. Mas quando o controle mental é finalmente quebrado, Mothra se junta aos outros monstros na batalha final contra o King Ghidorah.

ERA HEISEI (1992–1998)

Em Godzilla vs. Mothra de 1992, o longa retrata Mothra como um guardião da Terra que presidiu uma civilização avançada há mais de 12.000 anos. Quando a civilização criou um dispositivo projetado para controlar o clima da Terra, a Terra respondeu criando um monstro batizado de Battra, que Mothra conseguiu derrotou, mas não antes que a civilização fosse eliminada. Então, muitos anos mais tarde, o ovo de Mothra é descoberto por uma agencia imobiliária, que procura explorá-lo para o lucro. O ovo choca durante uma briga entre Godzilla e um Battra ressuscitado, e a larva então começa a atacar Tóquio para salvar as suas sacerdotisas, que estão nas mãos da mesma agencia achou o ovo. Mothra forma um casulo em torno do Edifício, atinge sua forma adulta, depois luta brevemente contra o Battra antes de unir forças com ele para lutar contra Godzilla.

Em Godzilla vs. SpaceGodzilla, Mothra percebe o avanço do SpaceGodzilla em direção à Terra e envia suas sacerdotisas para avisar os humanos da chegada do monstro espacial.

TRILOGIA REBIRTH OF MOTHRA (1996-1998)

Nessa trilogia, Mothra é retratada como o último membro remanescente de uma espécie de mariposas gigantes que guardavam uma importante civilização. Esta civilização foi destruída há milhões de anos pelo dragão Desghidorah, a quem Mothra derrotou A mariposa então teve um filho, chamado Mothra Leo, que assume o lugar de sua mãe após ela ser morta, e protagoniza os dois filmes restantes da trilogia.

ERA MILLENNIUM (2001–2004)

Em Godzilla, Mothra and King Ghidorah: Giant Monsters All-Out Attack, Mothra é retratado como sendo um dos três guardiões do Yamato, originário mil anos antes dos eventos do filme, Mothra foi aprisionado no Lago Ikeda, apenas para ser despertado em 2001 para deter o monstro Godzilla de aniquilar completamente a cidade de Tóquio. Ela é derrotada, mas transfere seu espírito e todas as suas energias para seu parceiro de luta no longa, King Ghidorah. Detalhe que este foi o primeiro e último filme onde Mothra e King Ghidorah viraram aliados.

Nos eventos de Godzilla: Tokyo S.O.S. a Mothra aqui é a mesma do filme original de 1961, ela enviou suas sacerdotisas para exigir que o Japão destruísse o Mechagodzilla que eles construiriam, pois ela considera que o robô é algo que vai contra a ordem natural, porque ele foi criado usando os ossos do primeiro Godzilla morto no longa de 1954.

Em Godzilla Batalha Final, que ignora a continuidade do filme anterior, é estabelecido que Mothra protegeu a Terra há 10.000 anos do Cyborg Gigan. Mas já em um futuro distante, Gigan retorna, sob o controle de uma raça alienígena, e é confrontado novamente pela mariposa. Na batalha que se seguiu, Mothra pegou fogo, mas conseguiu matar Gigan, batendo nele e explodindo junto.

MONSTERVERSE

Assim como o Godzilla e o Kong, Mothra faz parte de uma espécie pré-histórica de criaturas, chamadas de Titãs. Ela irá aparecer no aguardado Godzilla: O Rei dos Monstros, onde podemos ver que ela inicia o filme em sua forma larval, contudo, mais tarde ela evolui para a sua forma adulta e entra para o combate entre Godzilla, King Ghidorah e Rodan.

 

APARIÇÕES:

A mariposa gigante já apareceu em diversos filmes, e sempre como aliada ou antagonista do Godzilla, com isso, confira abaixo a lista de todos os filmes onde a Mothra já apareceu. Listamos eles na ordem em que foram lançados.

  1. Mothra, a Deusa Selvagem (1961)
  2. Godzilla contra a Ilha Sagrada (1964)
  3. Ghidrah, O Monstro Tricéfalo (1964)
  4. Ebirah, Terror dos Abismos (1966)
  5. O Despertar dos Monstros (1968)
  6. Godzilla vs. Mothra (1992)
  7. Godzilla vs. SpaceGodzilla (1994)
  8. Rebirth of Mothra (1996)
  9. Rebirth of Mothra II (1997)
  10. Rebirth of Mothra III (1998)
  11. Godzilla, Mothra and King Ghidorah: Giant Monsters All-Out Attack (2001)
  12. Godzilla: Tokyo S.O.S. (2003)
  13. Godzilla Batalha Final (2004)
  14. Godzilla: O Rei dos Monstros (2019)

E então? Ansiosos para verem a Mothra em ação no vindouro filme do Godzilla?

Comente!