A possibilidade de Grand Theft Auto 6 ser lançado para o Nintendo Switch 2 ressurgiu com força total nesta terça-feira (18), após dois insiders de renome da indústria de games darem declarações sobre o assunto. O port seria o maior jogo a chegar à plataforma da Nintendo e representaria um marco na história da franquia, que historicamente evitou os consoles da empresa.

Confirmação de que testes estão em andamento

A especulação ganhou tração quando o insider Nash Weedle publicou uma declaração direta em suas redes sociais, alegando poder “CONFIRMAR que um port de GTA VI para SWITCH 2 está em andamento”. Ele acrescentou que o jogo não deve ser um título de lançamento para o console e chegará depois das outras grandes plataformas.

Logo em seguida, NateTheHate, outro insider com forte histórico de acertos, foi convocado para comentar a alegação e corroborou a informação de que os testes estão, no mínimo, acontecendo na Rockstar.

“Eu disse há um tempo que a R* [Rockstar] estava fazendo testes para trazê-lo para o Switch 2; mas testes nem sempre equivalem a um lançamento. Eu sei que um esforço foi feito para ver se eles conseguem trazê-lo para a plataforma. Não sei o estado atual desse esforço”, disse NateTheHate.

O desafio técnico e os precedentes

Se confirmado, GTA 6 seria de longe o maior jogo a ser lançado em um console da Nintendo, superando o porte do GTA Trilogy para o Switch original e quebrando o padrão de Grand Theft Auto 5, que sempre evitou a plataforma.

Apesar da euforia dos fãs, é amplamente aceito que a versão de Switch 2 exigirá grandes concessões de performance. O jogo deve rodar com taxa de quadros mais baixa, fidelidade visual reduzida e resolução menor, não se aproximando da performance entregue pelo PlayStation 5 ou Xbox Series X.

No entanto, o precedente de outros portes massivos (como The Witcher 3 e Cyberpunk 2077) mostra que os portes ambiciosos são tecnicamente possíveis no hardware da Nintendo, mesmo com downgrades. O que resta é saber se o esforço da Rockstar se concretizará em um lançamento.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor