Harry Potter: The Exhibition – Vale a pena conhecer a exposição?

Com aproximadamente 1 hora de passeio, a Harry Potter: The Exhibition certamente vale a visita.
Harry Potter: The Exhibition - Vale a Pena conhecer a exposição? Harry Potter: The Exhibition - Vale a Pena conhecer a exposição?
Foto: Lucas Nascimento/Bastidores

A convite da Eventim, o Bastidores teve acesso exclusivo a um dos eventos mais esperados dos brasileiros fãs da cultura pop: a Harry Potter: The Exhibition. Elaborada originalmente nos Estados Unidos, e com passagem em diversos países ao redor do mundo, a exposição é um prato cheio para fãs da franquia de sucesso criada por J.K. Rowling e desenvolvida pela Warner Bros.

Como a maioria das exposições de cultura pop contemporânea, Harry Potter: The Exhibition oferece um mix imersivo de espaços “instagramáveis”, que recriam salas, ambientes e cenas de momentos variados da franquia, e elementos “históricos”, ao exibir figurinos originais, objetos e instrumentos utilizados na produção dos filmes. Pelo vasto espaço disponível na Oca do Parque Ibirapuera – onde a exposição está localizada – a visita certamente vale consideração.

A divisão da experiência é bem pensada e coerente dentro do próprio universo da franquia. A entrada no castelo de Hogwarts oferece uma divisão para cada casa da escola: Grifinória, Lufa-Lufa, Corvinal e Sonserina, onde a área de cada casa respectiva contará com curiosidades, elementos e figurinos de algum personagem pertencente à casa; curiosamente, a exposição do trio clássico Harry, Rony e Hermione não trouxe o uniforme tradicional do grupo, mas sim suas roupas de gala vistas em As Relíquias da Morte: Parte 1.

Imersão por completo

Há ainda uma belíssima área que recria o Grande Salão e suas velas flutuantes, um espaço mais sombrio para criar a experiência da Floresta Proibida (sem aranhas gigantes, para alívio deste aracnofóbico que vos escreve) e uma parada acolhedora na cabana de Hagrid, repleta de easter eggs dos filmes. O tour também conta com uma área inteiramente dedicada ao quadribol, com mais atividades interativas, e uma excelente área que aposta em ambientes diversos do Mundo Bruxo; como a sala de Dolores Umbridge, a casa dos Dursley e até mesmo o interior da maleta de Newt Scamander, protagonista de Animais Fantásticos – franquia derivada que, mesmo pouco popular, tem uma presença significativa no evento.

LEIA TAMBÉM  10 Melhores Filmes com Willem Dafoe

Ainda sobre a experiência de Hogwarts, o tour conta com uma divisão criativa baseada em algumas aulas da franquia. Há salas dedicadas a Poções, Adivinhação, Herbologia e Defesa Contra as Artes das Trevas. Cada sala traz a habitual combinação de figurinos, props e ativações; estas últimas potencializadas pelo cadastro de uma pulseira, que permite participar de uma aula para repelir bichos-papões, ver profecias em bolas de cristal e – o mais divertido – preparar poções famosas da franquia.

LEIA TAMBÉM  Live-action de Hércules terá direção de Guy Ritchie

Por fim, a Exibição ainda oferece uma olhada nos elementos mais sombrios da saga, trazendo estátuas e figurinos do Torneio Tribruxo, uma recriação atmosférica da Câmara Secreta e uma exploração das Horcruxes de Voldemort e as Relíquias da Morte, todos apresentados em props repletas de detalhes. 

Com aproximadamente 1 hora de passeio, a Harry Potter: The Exhibition certamente vale a visita. Há inúmeros detalhes e possibilidades de imersão e um audioguia, que agradarão bastante aos fãs da saga, e até devem despertar a vontade de revisitar os filmes (como foi meu caso).

LEIA TAMBÉM  Review | Metroid II: Return of Samus - A Franquia vai para os portáteis

HARRY POTTER: THE EXHIBITION

Horário: De Terça a Sexta das 10h às 19h | Sábados, Domingos e Feriados das 9h às 19h *Sessões a cada 30 minutos Local: OCA
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, S/n – Portão 3- Moema, São Paulo – SP, 04094-050 Classificação etária: 12 anos. Menores de 12 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis.*

*Sujeito a alteração por Decisão Judicial.

Sobre o autor

Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

Ler posts desse autor