em ,

Lista | Os Uniformes do Homem-Aranha nos quadrinhos

Acho que poucos super-heróis na história dos quadrinhos tiveram tantas variações em seus uniformes quanto o Homem-Aranha. Talvez apenas o Batman seja capaz de disputar esse título com o Cabeça de Teia, mas é um fato de que o maior personagem da Marvel tem uma incrível variedade de figurinos ao longo de sua vasta trajetória pelos quadrinhos.

Vamos relembrar todas elas aqui:

O clássico

Amazing Fantasy #15 (1962)

Há quem diga que este é o melhor uniforme de super-heróis de todos os tempos. Criado por Stan Lee, Jack Kirby e Steve Dikto, o primeiro uniforme do Homem-Aranha traz o incrível equilíbrio entre azul e vermelho, as cores da aranha que lhe garantiu os poderes, além dos olhos expressivos na máscara e as teias embaixo dos braços. Coisa fina.

Traje do Ringue

Amazing Fantasy #15 (1962)

Antes de se tornar o Homem-Aranha, Peter Parker emprestou seus poderes para uma luta livre onde fantasias eram obrigatórias. Assim como nas encarnações do cinema, é um figurino altamente improvisado e que serve apenas para esconder a identidade de Peter.

A Armadura

Web of Spider-Man #100 (1963)

Nada a ver com o Homem de Ferro (não ainda, pelo menos), mas o Homem-Aranha já teve uma armadura digna do período medieval quando enfrentou o vilão Richard Fisk, O Rosa.

O Uniforme negro

Amazing Spider-Man #252 (1984)

O look predileto da maioria dos fãs, o icônico uniforme negro fez sua primeira aparição na saga das Guerras Secretas, quando o Aranha e os Vingadores travaram batalhas espaciais em outros planetas. Quando seu uniforme clássico é rasgado em uma batalha, Parker encontra uma substância chamada simbionte, que acaba grudando em seu uniforme e criando uma forma totalmente nova. O Homem-Aranha viria a usá-lo por anos, até reviravolta que nos revela que a substância é o parasita alienígena que daria origem ao temível Venom.

Homem-Vergonha

Amazing Spider-Man #258 (1984)

Essa é lendária. Logo após Reed Richards, o Sr. Fantástico, ajudar Peter a se livrar do simbionte alienígena (que tomava a forma de todas as suas roupas), o Tocha Humana lhe emprestou um antigo uniforme do Quarteto Fantástico, com o qual Peter completou ao colocar um saco de papel na cabeça. Ah, os amigos…

Capitão Universo

Micronauts #8 (1979)

Quando Peter Parker sofre um acidente com a força do Uni-Power, ele ganha poderes cósmicos e acaba assumindo a identidade do Capitão Universo e um uniforme milenar que o permite controlar uma série de novas habilidades.

Aranha Escarlate

Amazing Spider-Man #149 (1975)

Saído da infame Saga do Clone, o Aranha Escarlate é um dos clones de Peter Parker que acaba figurando em diversas outras histórias e já assumiu diferentes identidades. O visual do Escarlate é famoso pela peça de roupa azul por cima do traje vermelho, que em algumas versões também vem acompanhada de um capuz.

Ben Reilly

Amazing Spider-Man #149 (1975)

Ainda na Saga do Clone, Ben Reilly acreditou ser o verdadeiro Homem-Aranha e assumiu sua identidade. Seu traje traz algumas mudanças em relação ao visual do Escarlate, com o símbolo da aranha no peito bem maior, além dos braceletes que dariam inveja à Mulher-Maravilha.

Traje Negativo

Spider-Man (Vol. 1) #90 

Ao enfrentar o vilão Aniquilador, o Aranha foi forçado a embarcar em uma Zona Negativa, onde o local refletia seu traje e o deixava – como o próprio nome sugere – em uma coloração negativa, apenas com os tons de preto e branco. Estilo.

Aranha-de-Ferro

Amazing Spider-Man Vol 1 #529 (2006)

Uma das combinações mais incríveis dos quadrinhos, o Aranha-de-Ferro é fruto de uma parceria entre Peter e Tony Stark, o Homem de Ferro. Durante os eventos de Guerra Civil, Stark fabrica uma armadura especial para o Cabeça de Teia, de forma a ajudá-lo no conflito com o Capitão América. Só estamos esperando para essa belezinha figurar nos cinemas…

Homem-Aranha Unlimited

Webspinners #13 & 14

Durante duas edições de Webspinners, o Homem-Aranha adotou um traje similar àquele visto na série TV animada Spider-Man Unlimited, que traz uma caprichada variação no esquema de cores do uniforme e também no estiloso símbolo da aranha no peito, que praticamente figura em todo o torso de Parker. 

 

Aranha-Fênix

Spider-Man #25 – Why Me? (1992)

É isso mesmo. A Força Fênix que assombrou Jean Grey e garantiu um dos melhores arcos dos X-Men nos quadrinhos também já se apoderou do Cabeça-de-Teia, conferindo a ele poderes destrutivos e um novo uniforme. A bizarra combinação aconteceu em um crossover do Homem-Aranha com a linha Excalibur.

Os Slingers

Crise de Identidade (1998)

Durante a fase da Crise de Identidade, o Aranha tem sua cabeça colocada a prêmio após ser acusado de um assassinato, forçando-o a se esconder e criar 4 identidades diferentes para manter seu anonimato. São elas o Ricochete, o Sombra (este, criado com o Traje da Zona Negativa), o Vespa e o Prodígio, cada um deles com um tipo de habilidade distinta. Após o retorno normal do Aranha, as identidades foram assumidas por seguidores do herói.

Homem-Aranha 2099

The Amazing Spider-Man #365 (1992)

Versão alternativa de um futuro distante, Homem-Aranha 2099 é centrado em Miguel O’Hara, um jovem que ganha poderes aracnídeos após ser vítima de experiências genéticas. Seu traje é bem mais agressivo e ameaçador do que o do Homem-Aranha tradicional, mas mantém a mesma paleta de cores.

Aranha-Lagarto

Peter Parker, the Spectacular Spider-Man Vol 1 40 (1980)

Bem explicativo, essa abominação aconteceu quando Peter Parker foi contaminado pelo soro que transformou seu amigo Dr. Curt Connors no temível vilão Lagarto, um réptil gigantesco e descontrolado. Particularmente, o visual da boca reptiliana saindo pelo buraco da máscara é muito interessante.

Aranha-Hulk

Web of Spider-Man #70 (1990)

Até mesmo Peter Parker já sofreu os males de Bruce Banner… Quando contaminado por radiação gama, o Homem-Aranha transforma-se em um monstro verde similar ao Hulk, assim como uma força bruta letal e uma inteligência diminuída, chegando até mesmo a declarar o impagável “Spider smash!”.

Homem-Aranha 2211

Spider-Man 2099 Meets Spider-Man #1 (1995)

Mais uma versão futurista e alternativa do herói, esta é centrada no Dr. Max Borne, que é o Homem-Aranha no ano de 2211. Porém, ao contrário da versão clássica, Max é quase um Octopus ao trazer dois pares de braços extras em suas costas, assemelhando-o a uma aranha de verdade. Sinistro.

Spider-Ham

Marvel Tails #1 (1983)

É, é isso mesmo. Um porco usando a roupa do Homem-Aranha, e ele se chama Peter Porker! Felizmente, é apenas uma paródia do personagem, que rendeu uma pequena série de tiras semanais nos quadrinhos.

Miles Morales

Ultimate Fallout #4 (2011)

Versão recente que rapidamente vem se tornando uma das mais populares do personagem, o jovem Miles Morales é um garoto que acaba tornando-se o sucessor de Peter Parker, assumindo o manto do Homem-Aranha enquanto lida com suas responsabilidades colegiais. Seu uniforme é um belo misto do preto – tal como a fase do simbionte – com os traços vermelhos que remetem ao traje clássico.

Homem-Aranha Noir

Spider-Man Noir #1 (2009)

Saído da linha Noir da Marvel, que oferecia uma abordagem detetivesca e digna dos clássicos dos anos 40 para alguns super-heróis icônicos, o Aranha ganhou um traje digno com um longo sobretudo preto e um chapéu fedora, com sua máscara lhe oferecendo um visual próximo do Rorschach de Watchmen. Vale destacar também como as lentes funcionam como visão noturna.

 

Fundação Futuro

Amazing Spider-Man Vol 1 #658 (2011)

Quando o Homem-Aranha junta-se à Fundação Futuro, uma escola de Reed Richards dedicada a treinar a próxima geração de super gênios, o Aranha ganha um incrível novo traje que lhe oferece características similares à do Simbionte: é possível trocar para qualquer roupa graças à confecção molecular do tecido, que é marcado pelo visual branco e preto característico. É a versão Apple do Homem-Aranha.

Big Time

The Amazing Spider-Man #650 (2011)

Durante o arco de Big Time, Peter Parker precisa desenvolver um traje específico para enfrentar o novo Duende Macabro, e utiliza de conceitos de Hank Pym e Tony Stark para criar um uniforme capaz de aguentar os gritos sônicos do vilão. Tendo em base as teorias dos dois gênios, Peter cria o uniforme durante um trabalho na Horizon Labs.

Confins da Terra

The Amazing Spider-Man #682 – 687 (2012)

Durante o arco Confins da Terra, onde o Aranha e os Vingadores enfrentam um plano maquiavélico do Sexteto Sinistro – arquitetado pelo Doutor Octopus – Peter consegue desenvolver um novo traje na Horizon Labs antes de seu fechamento, rendendo um traje mais resistente e que aguente os golpes dos inimigos.

Superior Homem-Aranha

O Superior Homem-Aranha (2013-2014)

Uma das sagas mais recentes do personagem nos quadrinhos, ela envolve o Doutor Octopus assumindo controle da mente de Peter Parker, acabando por transformar-se no Homem-Aranha e assumir sua identidade. Isso garante um traje mais sombrio, com o preto e vermelho se misturando em um equilíbrio marcante. Mas, claro, nada mais imponente do que os quatro braços adicionais, fazendo referência aos tentáculos do vilão – e também remetendo ao design do Aranha de Ferro.

E é isso que nossa memória de quadrinhos foi capaz de lembrar!

Conhece mais algum traje do Homem-Aranha? Qual o seu favorito? Deixe seu comentário!

Leia mais sobre Homem-Aranha

Avatar

Publicado por Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

3 Comentários

Leave a Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bastidores Indica | Gangues de Nova York