em

TristeTriste

Pássaro que inspirou o Pica-Pau da animação clássica é declarado extinto

No dia 29 de setembro, as autoridades norte-americanas informaram a remoção de 23 espécies das Listas Federais de Fauna e Flora Ameaçadas e em Perigo. Logo, são consideradas extintas.

Entre elas, está o pica-pau-bico-de-marfim (Campephilus principalis), ave que inspirou o personagem do famoso desenho Pica-Pau. 

O pica-pau-bico-de-marfim, popularmente conhecido como “Pássaro Deus do Senhor”, era o maior pica-pau das Américas. Ele não é observado de forma documentada desde 1944. Logo, desde então nunca mais foi visto e então considerado em extinção.

A lista de 2021 é considerada a maior a apresentação de espécies extintas desde o início da divulgação desse estudo originário de 1973.

Antes disso, apenas 11 espécies foram declaradas como extintas. Além do pica-pau-bico-de-marfim, a nova lista inclui um morcego frugívoro, onze aves, oito mexilhões de água doce, dois peixes e uma planta.

Em um cenário global, o número de espécies documentadas como extintas sobe para 902, mas é bem provável que esse valor seja bem maior. Felizmente, cerca de 54 espécies foram recuperadas desde 1975, mas as mudanças climáticas intensificam muito o crescente risco de extinção.

A lista divulgada pelas autoridades norte-americanas seguirá aberta a comentários públicos pelos próximos dois meses. Caso nenhum cidadão prove que o pássaro foi avistado novamente, ou qualquer das espécies informadas, todas serão declaradas extintas definitivamente.

O que você achou desta publicação?

Publicado por Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema seguindo o sonho de me tornar Diretor de Fotografia. Sou apaixonado por filmes desde que nasci, além de ser fã inveterado do cinema silencioso e do grande mestre Hitchcock. Acredito no cinema contemporâneo, tenho fé em remakes e reboots, aposto em David Fincher e me divirto com as bobagens hollywoodianas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Keanu Reeves descreve cena explosiva de John Wick 4

Netflix instala réplica da boneca de Round 6 em shopping nas Filipinas