Depois de sete anos, Felonious Gru e seus fiéis Minions estão de volta em “Meu Malvado Favorito 4”. A aguardada continuação, produzida pela Illumination e Universal Pictures, estreia no dia 3 de julho, marcando um retorno esperado desde seu antecessor e dois anos após o lançamento do prelúdio derivado, “Minions: A Origem de Gru”. Chris Renaud e Patrick Delage, co-diretores do novo filme, participaram do Festival Internacional de Animação de Annecy, em junho, para a estreia francesa, antes do lançamento oficial nos Estados Unidos.
Um Retorno Emocionante para Chris Renaud
Para Chris Renaud, a exibição em Annecy teve um significado especial, trazendo memórias da calorosa recepção ao filme original em 2010 no mesmo festival. Em uma entrevista ao Deadline, Renaud revelou que quase chorou ao apresentar o novo filme no palco. “Eu podia sentir isso chegando, então me controlei… faz muito tempo que estou trabalhando com esses personagens, então você acaba refletindo um pouco”, disse o diretor, natural de Baltimore e residente em Paris.
Após co-dirigir os dois primeiros filmes de “Meu Malvado Favorito” com Pierre Coffin, Renaud deixou a cadeira de diretor em “Meu Malvado Favorito 3” mas continuou envolvido na franquia como produtor executivo ou produtor. “No mundo de ‘Meu Malvado Favorito’ e ‘Minions’, mesmo que eu não tenha dirigido, sou produtor executivo ou produtor. Participo das revisões, dou ideias e sugestões criativas, mas definitivamente não é o trabalho diário de um diretor”, explicou.
Uma Estreia Diferente
Renaud destacou que o Festival de Annecy proporciona um tipo diferente de estreia, principalmente para um público composto por profissionais da indústria de animação. Este ano, cerca de 100 funcionários do estúdio Illumination em Paris, onde o filme foi feito, estiveram presentes. “É um clima muito diferente”, comentou Renaud. “Estive na estreia em Nova York e depois teremos uma estreia em Paris com alguns dos atores franceses. Cada uma tem seu próprio caráter em termos do que está sendo celebrado e do que as pessoas trazem para o filme ou pensam enquanto assistem.”
Pierre Coffin, que não co-dirige o novo filme mas continua dando voz aos Minions, recebeu aplausos calorosos, demonstrando seu impacto contínuo na série. Coffin contribui com o diálogo nonsensical dos Minions, incluindo novas exclamações como “Dua Lipa prosciutto”.
Sem Planos de Envelhecer os Personagens
Renaud afirmou que não há planos de envelhecer as personagens meninas ou expandir suas histórias para a puberdade ou anos de faculdade. “É engraçado, isso surge muito. Não acho que o público se importe”, disse ele. “Primeiro, poderíamos fazer uma história sobre Margo com 18 anos indo para a faculdade… mas adotamos uma abordagem à la ‘Os Simpsons’, onde ninguém envelhece. Já vi o filme com o público várias vezes e não sinto que as pessoas saiam pensando nisso como um problema, perguntando: ‘Por que Margo não cresceu?'”
Futuro da Franquia
Quanto ao futuro da franquia, Renaud não confirmou se personagens como Maxime Le Mal ou Poppy aparecerão em futuros filmes de “Meu Malvado Favorito” ou outros derivados. “Nunca digo nunca, mas não somos como a Marvel, que tem décadas de quadrinhos. É mais sobre se há uma ideia interessante, como esta que começou com a proteção de testemunhas, e se personagens como Poppy ou Maxime podem servir a essa ideia.”
Os fãs também especulam sobre um possível derivado dos super-heróis Mega Minion, introduzidos em um teaser trailer no início de junho. No entanto, Renaud diz que isso não está nos planos atualmente. “Fazer comentários sobre filmes de super-heróis é muito difícil neste momento, há muitas coisas humorísticas – com filmes como ‘Kick-Ass’. Então foi um desafio procurar material que parecesse engraçado e fresco neste mundo”, explicou.
“Temos os Minions, então isso ajuda. Adoro que no design desses personagens suas roupas justas são da cor da pele com um zíper nas costas. Você pode fazer coisas bobas assim com esses personagens para lhes dar alguma distinção, mas a verdade é que criar comédia em torno de super-heróis é complicado, porque há muito material e já foi feito em quadrinhos e filmes.”
Meu Malvado Favorito 4 estreia nos cinemas em 4 julho e provavelmente deve ser uma das maiores bilheterias do ano.