O primeiro episódio da série House of the Dragon mostra que o rei Viserys I Taragaryen sofre de alguma estranha doença. O meistre observa que uma ferida redonda e purulenta nas costas do rei não está cicatrizando e pode ser preocupante.

Ainda no mesmo episódio são estabelecidas algumas outras coisas sobre o fato, ele afirma que são “apenas cortes no trono de ferro”.

O trono dos Targaryen foi construído com diversas espadas dos senhores derrotados por Aegon I na conquista de Westeros quase 300 anos antes dos acontecimentos de Game of thrones e cerca de 120 antes de House of the Dragon.

O trono é construído assim para lembrar o governante que ter poder e governar não é uma tarefa prazerosa, sendo um lembrete da responsabilidade do cargo.

No entanto esses cortes podem infeccionar e quem sabe levar a algumas doenças, ainda mais em um mundo e uma época em que tratamentos de diversas doenças ainda não são conhecidos.

O caso da doença do príncipe Viserys na série é diferente do que é relatado no texto de George RR Martin. Em Fogo e Sangue se diz que de fato ele se cortava no trono de ferro e em certo ponto parou de se sentar nele por causa disso.

Também é dito que ele sofre de algumas doenças, mas não se diz exatamente quais, podem ser decorridas do seu peso (diz-se que ele está muito acima do peso no livro) ou mesmo de sua idade avançada (a doença referida no livro aparece anos depois do ponto em que a série começa).

Nada parecido com o que é mostrado na série é descrito no livro ou nos contos que George RR. Martin escreveu sobre a Dança dos Dragões.

Vamos recapitular o que ocorre na dinastia Targaryen.  Eles possuem o costume de casarem-se com parentes próximos, como irmãos ou primos para manter o sangue valiriano “puro”.

Mas sabemos que a união entre pessoas de parentesco próximo pode gerar descendentes com problemas genéticos e sanguíneos.

Um famoso caso ocorria nas famílias reais europeias onde os membros das monarquias dos países casavam-se tanto entre si para firmar alianças que em determinado ponto quase todos os membros das famílias reais dos países tinham parentesco entre si.

Surgiram casos de hemofilia (uma doença sanguínea que dificulta a coagulação do sangue) em certos descendentes da rainha Vitória (um dos últimos foi o jovem príncipe Alexei Romanov, morto nos tempos turbulentos da Revolução Russa).

É seguro afirmar que algo assim pode acontecer no universo de George RR Martin, visto que o autor tira muitos acontecimentos do livro da história real.

Mas seria possível dizer que o rei Viserys possui hemofilia? É complicado dizer, pois esse problema costuma aparecer desde a tenra infância e logo se percebe uma pessoa hemofílica, portanto tanto o rei e o Meistre teriam que estar cientes do problema, mas eles “nunca viram isso antes”.

Poderia ser a famosa “escamagris” doença fictícia no mundo de Westeros que  acometeu Sor jorah Mormont na série original. Pode ser que haviam poucas informações sobre a doença nessa época e por isso o desconhecimento do meistre acerca dela.

O irmão do rei, Daemon Targaryen é visto no trono de ferro antes desses acontecimentos com o rei e é estabelecido que existe uma animosidade entre eles, portanto poderia ele ter plantado algo ali? É uma possibilidade, mas só o tempo e os próximos episódios poderão dizer.

Pode ser também algo como um elemento místico ou profético adicionado a doença. É dito que “o trono não aceita reis fracos” e há quem considere o rei Viserys I justamente isso. Pode ser uma possibilidade que o próprio trono o “rejeita” simbolicamente. Quem sabe pode ser até um ato das divindades deste universo seguindo este raciocínio.

Vamos continuar a acompanhar a série para desvelar esse mistério.

Novos episódios da série saem aos domingos na HBO. House of the Dragon está disponível na HBO Max

 

 

 

 

 

Mostrar menosContinuar lendo

Daniel Tanan

Uma Enciclopédia viva de Duna e outros assuntos nerds variados do cinema à animes.

Mais posts deste autor