Um ex-desenvolvedor da Rockstar Games comentou sobre um possível remaster de Grand Theft Auto 4. Obbe Vermeij, que trabalhou no estúdio durante o desenvolvimento do jogo original, falou sobre o assunto. Em uma publicação no X (antigo Twitter), ele afirmou que o projeto parece “factível”. No entanto, o desenvolvedor alertou que a tarefa não seria tão simples quanto os fãs imaginam.

Atualmente, não existe uma forma de jogar GTA 4 no PlayStation 5. A versão para Xbox Series X, por sua vez, sofre com alguns problemas de compatibilidade.

“Não será fácil”: o desafio da engine RAGE

Primeiramente, Vermeij explicou o principal obstáculo técnico. “Não será fácil”, disse ele. “Haverá muitas mudanças na RAGE [a engine do jogo] entre 2008 e agora”. A Rockstar Advanced Game Engine, de fato, evoluiu muito desde o lançamento de GTA 4. Portanto, atualizar o jogo para a versão moderna do motor gráfico seria um grande desafio.

Apesar disso, o desenvolvedor vê uma vantagem. “O esforço de portar GTA 4 seria mínimo comparado a criar um novo jogo”, ponderou.

Os problemas do PS3 e do Xbox Series X

A fala de Vermeij alimenta a esperança dos fãs. Eles, afinal, pedem por um remaster há anos. A versão de PlayStation 3, por exemplo, nunca foi portada para consoles mais novos. Isso se deve, em parte, à arquitetura complexa daquele console.

Enquanto isso, a versão de Xbox 360 é retrocompatível com o Xbox Series X. Ela, no entanto, apresenta problemas. Um evento de QuickTime na missão final, por exemplo, se torna quase impossível de completar. O motivo é a taxa de quadros mais alta no hardware moderno.

A sombra da ‘Edição Definitiva’

Outro fator que gera receio é o passado recente da Rockstar. O lançamento de Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition foi um desastre. O jogo chegou cheio de bugs e problemas. Vermeij, inclusive, já disse que espera que um possível remaster de GTA 4 seja lançado em um “estado melhor”.

Enquanto a Rockstar foca totalmente em GTA 6, a comunidade continua a clamar. Os fãs, por fim, querem uma forma definitiva de jogar o clássico GTA 4 na geração atual. A fala do ex-desenvolvedor, portanto, mostra que, embora difícil, esse sonho não é impossível.

Mostrar menosContinuar lendo

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor