Rose Miriam desiste de briga judicial por herança de Gugu Liberato após quatro anos

Após longa disputa, Rose Miriam Di Matteo, mãe dos filhos de Gugu Liberato, opta por renunciar à ação de reconhecimento de união estável
Rose Miriam, Gugu Liberato e os filhos - Foto: Instagram Rose Miriam, Gugu Liberato e os filhos - Foto: Instagram

Fim do imbróglio: Rose Miriam desiste da herança de Gugu

Rose Miriam Di Matteo, mãe dos três filhos do falecido apresentador Gugu Liberato, desistiu oficialmente da longa batalha judicial pela herança deixada pelo comunicador. Após quatro anos de disputas nos tribunais, novos documentos indicam que Rose Miriam renunciou à tentativa de provar a união estável com Gugu e aos direitos sobre o espólio do artista, que faleceu em novembro de 2019.

A ação de reconhecimento de união estável, que foi movida por Rose Miriam, contou com o apoio das filhas gêmeas do casal, Marina e Sofia, atualmente com 20 anos. No entanto, o processo sempre enfrentou resistência do filho mais velho, João Augusto Liberato, de 22 anos, que se posicionou contra a mãe nesse litígio. De acordo com informações obtidas pelo portal Leo Dias, os documentos mostram que Rose Miriam decidiu renunciar aos direitos que buscava através da ação judicial.

A disputa pela herança de Gugu começou quando Rose Miriam percebeu que não havia sido mencionada no testamento do apresentador, que destinava 75% de seus bens aos filhos e 25% aos sobrinhos. Com isso, Rose ficaria excluída da partilha dos bens deixados por Gugu. A herança, que envolve valores significativos, tem sido objeto de intenso debate entre os herdeiros, sendo a irmã de Gugu, Aparecida Liberato, nomeada como inventariante responsável pela administração do espólio.

Além da divisão dos bens, o testamento de Gugu também previa uma pensão vitalícia de R$ 163 mil para sua mãe, Maria do Céu Moraes, valor que foi posteriormente ajustado para R$ 100 mil. A morte de Gugu Liberato, aos 60 anos, deixou um legado tanto no entretenimento brasileiro quanto nas complexas questões familiares e jurídicas que se seguiram.

Como aconteceu a morte do apresentador?

A morte do apresentador Gugu Liberato, aos 60 anos, foi confirmada em 21 de novembro de 2019, após ele sofrer grave acidente doméstico na última quarta-feira, em sua residência nos Estados Unidos. Segundo a nota oficial divulgada pela assessoria de imprensa, o apresentador teve uma queda acidental de uma altura de quatro metros de altura após tentar realizar reparos no ar condicionado em sua casa, em Orlando.

“Foi prontamente socorrido pela equipe de resgate e admitido no Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado pela equipe médica local. Na admissão, deu entrada em escala de Glasgow 3 [usada para medir a consciência e a evolução das lesões cerebrais], e os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação, foi constatada a ausência de atividade cerebral”, disse o texto.

A nota ainda diz que a morte encefálica foi confirmada pelo prof. dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, e que, após ver as imagens, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico. Ainda segundo a assessoria de imprensa, a família autorizou a doação dos órgãos do apresentador.

“Nosso Gugu sempre viveu de maneira simples e alegre, cercado por seus familiares e extremamente dedicado aos filhos. E assim foi até o final da vida”, afirmou a nota. “Gugu sempre refletiu sobre os verdadeiros valores da vida e o quão frágil ela se revela. Sua partida nos deixa sem chão, mas reforça nossa certeza de que ele viveu plenamente. Fica a saudade, ficam as lembranças —que são muitas— e a certeza de que Deus recebe agora um filho querido, e o céu ganha uma estrela que emana luz e paz”, finalizou a nota, assinada por familiares e funcionários do apresentador.

Sobre o autor

Luiz Henrique Oliveira

Nascido no interior de São Paulo, com passagens pelo Maze Blog, Cenapop, UOL, Hit Site e Bolavip Brasil, sempre escrevendo sobre entretenimento.

Ler posts desse autor