Shantal Verdelho relata experiência com gravidez ectópica

Shantal Verdelho, influenciadora digital de 34 anos, utilizou seu Instagram na quarta-feira (26) para relembrar uma fase desafiadora de sua vida: sua gravidez ectópica, onde o feto se desenvolve fora do útero. Na ocasião, Shantal, então com 28 anos, inicialmente recebeu um diagnóstico de gravidez psicológica e precisou retirar uma das trompas.

A famosa influencer contou que engravidou naturalmente e que, após diversos testes de farmácia darem positivo, o primeiro ultrassom indicou uma gravidez psicológica. Convicta de que sentia algo em seu corpo, Shantal buscou uma segunda opinião que confirmou a gravidez tubária.

Ele [o médico] me direcionou para o hospital, onde refizeram o ultrassom, e realmente tinha algo na minha trompa direita. Não tive sintoma nenhum da gravidez. A gente logo foi para a cirurgia, aquela de vídeo, dois nas laterais e um no umbigo, e tive que retirar a trompa porque o bebê já estava grande“, explicou Shantal. A influenciadora detalhou a necessidade da cirurgia: “Minha trompa já estava quase rompendo, transparente. Esse é o risco da gravidez ectópica, que é o órgão romper, e a mãe ter hemorragia, então ela morre e o bebê também. Foi uma cirurgia tranquila, de boa, e em seis meses eu engravidei de novo“, disse.

A gravidez ectópica pode ser classificada em dois tipos principais: a tubária, onde o embrião se desenvolve na trompa uterina, responsável por cerca de 95% dos casos; e a abdominal, mais rara, ocorrendo no ovário, cavidade abdominal ou colo do útero.

A gravidez ectópica da influencer

Shantal Verdelho também compartilhou sua jornada após a cirurgia e suas gestações subsequentes. Apesar do medo inicial de não conseguir mais ter filhos, ela e seu marido, Mateus Verdelho, são agora pais de Felippo, de 5 anos, Domenica, de 2, e o recém-nascido Giuseppe.

Dos meus três filhos, eu engravidei naturalmente e ovulei pelo lado direito, onde não tem trompa. Depois de uns quatro ou seis meses [da cirurgia], engravidei naturalmente do Felippo. Da Domenica, engravidei no mês em que comecei a tentar. E do Pepe, foi sem querer, numa vez só, nem estava ovulando na tabelinha“, compartilhou Shantal. A história de Shantal Verdelho é um testemunho de resiliência e esperança, inspirando muitas mulheres que enfrentam desafios semelhantes em suas jornadas de maternidade.

Foto: Reprodução / Instagram @shantal
Foto: Reprodução / Instagram @shantal

Lucas Rodrigues

Redator e editor de vídeo, com passagens pelo Cenapop (UOL) e Hit Site (R7). Jogo uns games por aí e produzo arte visual.

Mais posts deste autor