A longa espera dos fãs por um novo Splinter Cell é ainda mais dolorosa do que se imaginava. Em uma nova entrevista, um ex-desenvolvedor da Ubisoft revelou que um novo jogo da franquia estava em desenvolvimento em 2017, mas foi abruptamente cancelado pela empresa após apenas alguns meses de trabalho.

A revelação foi feita por Nick Herman, cofundador do AdHoc Studio, em uma conversa com o jornalista Jason Schreier, da Bloomberg. Herman e sua equipe foram contratados pela Ubisoft especificamente para “revitalizar” a série, mas o projeto morreu na praia.

‘Estava tão empolgado em revitalizar a franquia’

Na entrevista, Herman contou que ele e seus sócios no AdHoc Studio (Pierre Shorette e Dennis Lenart) foram contratados pela Ubisoft em 2017 para trabalhar no escritório de São Francisco. A missão deles era clara: trazer Sam Fisher de volta.

“Eu estava tão empolgado por fazer parte disso e ajudar a revitalizar [a franquia], porque ela estava adormecida há um tempo”, disse Herman. “E nós pensamos que poderíamos contar uma ótima história e fazer algo que os fãs amariam.”

‘Eles não se importam mais’

A empolgação, no entanto, durou pouco. Segundo Herman, após cerca de seis meses de trabalho, a Ubisoft começou a “pivotar” seus planos e mudar de direção, e a equipe percebeu que o estúdio não compartilhava mais da visão deles para o jogo.

“Foi empolgante ir trabalhar nos primeiros seis meses porque pensávamos que faríamos algo realmente ótimo”, lamentou Herman. “E então você percebe que todas as coisas com as quais você se importa, eles não se importam mais. É algo comum nos games.”

Frustrados com o cancelamento do projeto, Herman, Shorette e Lenart deixaram a Ubisoft em 2018 para fundar o AdHoc Studio.

O futuro de Splinter Cell

A revelação deste cancelamento de 2017 se soma à longa e frustrante saga de Splinter Cell. A franquia não recebe um jogo inédito desde Splinter Cell: Blacklist, em 2013.

Atualmente, a Ubisoft tem um remake do primeiro jogo em desenvolvimento, que, segundo informações de 2024, estaria planejado para 2026. No entanto, o projeto também segue em silêncio, sem atualizações recentes, em um momento em que a Ubisoft passa por uma grande reestruturação, com parcerias com a Tencent e adiamentos de relatórios financeiros.

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa.

Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer.

Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Mais posts deste autor