A divisão de games da Microsoft está passando por um verdadeiro terremoto. Em um anúncio que chocou a indústria, a empresa confirmou o cancelamento do aguardado reboot de Perfect Dark e o fechamento completo de seu estúdio responsável, o The Initiative. Além disso, o também esperado jogo Everwild, do lendário estúdio Rare, também foi cancelado. As decisões fazem parte de uma nova e significativa onda de demissões que está reestruturando a companhia.
Em um comunicado interno, o chefe do Xbox Game Studios, Matt Booty, afirmou que as decisões “refletem um esforço mais amplo para ajustar prioridades e concentrar recursos para preparar nossas equipes para um maior sucesso em um cenário industrial em constante mudança”.
O fim de um projeto “AAAA” e de um estúdio promissor
O fechamento do The Initiative e o cancelamento de Perfect Dark representam o fim de um dos projetos mais ambiciosos da Xbox na última década. O estúdio, sediado em Santa Monica, Califórnia, foi fundado em 2018 com grande alarde, reunindo desenvolvedores veteranos de diversas empresas para criar jogos de calibre “AAAA” para o ecossistema Xbox. Perfect Dark seria seu título de estreia.
No entanto, o desenvolvimento do jogo foi notoriamente conturbado. Anunciado há quatro anos, o reboot só teve suas primeiras imagens de gameplay reveladas no ano passado. Reportagens da imprensa especializada, como do site VGC, já haviam noticiado em 2022 que o estúdio passava por uma “rápida e furiosa” onda de saídas de executivos, sinalizando problemas internos graves que, agora, culminaram no fim do projeto.
A justificativa da Microsoft: “ajustar prioridades”
A onda de cortes não se limitou a um único estúdio. O cancelamento de Everwild, da Rare, também foi confirmado no mesmo e-mail enviado por Matt Booty aos funcionários. Ele lamentou as decisões, afirmando que “não as tomamos levianamente, pois cada projeto e equipe representam anos de esforço, imaginação e comprometimento”.
Apesar dos cortes, Booty tentou tranquilizar a equipe, afirmando que a estratégia geral de portfólio permanece a mesma e que o Xbox tem “mais de 40 projetos em desenvolvimento ativo” e uma “forte agenda para 2026”. As demissões fazem parte de um corte maior na Microsoft, que pode afetar até 9.100 funcionários em todos os departamentos.
Em outra mensagem, o chefe da divisão de games, Phil Spencer, explicou que os cortes foram projetados para “encerrar ou diminuir o trabalho em certas áreas do negócio e remover camadas de gestão para aumentar a agilidade e a eficácia”. A reestruturação drástica, no entanto, levanta sérias questões sobre o futuro da estratégia de jogos exclusivos da Xbox, deixando um rastro de projetos cancelados e fãs desapontados.