Xbox fecha estúdio The Initiative, cancela ‘Perfect Dark’ e ‘Everwild’ em meio a demissões em massa

A Microsoft anunciou o fechamento do estúdio The Initiative e o cancelamento dos aguardados jogos ‘Perfect Dark’ e ‘Everwild’, como parte de uma grande onda de demissões no Xbox.
Xbox fecha estúdio The Initiative, cancela 'Perfect Dark' e 'Everwild' em meio a demissões em massa Xbox fecha estúdio The Initiative, cancela 'Perfect Dark' e 'Everwild' em meio a demissões em massa
Xbox

A divisão de games da Microsoft está passando por um verdadeiro terremoto. Em um anúncio que chocou a indústria, a empresa confirmou o cancelamento do aguardado reboot de Perfect Dark e o fechamento completo de seu estúdio responsável, o The Initiative. Além disso, o também esperado jogo Everwild, do lendário estúdio Rare, também foi cancelado. As decisões fazem parte de uma nova e significativa onda de demissões que está reestruturando a companhia.

Em um comunicado interno, o chefe do Xbox Game Studios, Matt Booty, afirmou que as decisões “refletem um esforço mais amplo para ajustar prioridades e concentrar recursos para preparar nossas equipes para um maior sucesso em um cenário industrial em constante mudança”.

LEIA TAMBÉM  Diretor de Dragon Age: The Veilguard diz que consegue escrever mais cinco jogos

O fim de um projeto “AAAA” e de um estúdio promissor

O fechamento do The Initiative e o cancelamento de Perfect Dark representam o fim de um dos projetos mais ambiciosos da Xbox na última década. O estúdio, sediado em Santa Monica, Califórnia, foi fundado em 2018 com grande alarde, reunindo desenvolvedores veteranos de diversas empresas para criar jogos de calibre “AAAA” para o ecossistema Xbox. Perfect Dark seria seu título de estreia.

No entanto, o desenvolvimento do jogo foi notoriamente conturbado. Anunciado há quatro anos, o reboot só teve suas primeiras imagens de gameplay reveladas no ano passado. Reportagens da imprensa especializada, como do site VGC, já haviam noticiado em 2022 que o estúdio passava por uma “rápida e furiosa” onda de saídas de executivos, sinalizando problemas internos graves que, agora, culminaram no fim do projeto.

LEIA TAMBÉM  Six Invitational 2024 será realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo; ingressos já estão à venda

A justificativa da Microsoft: “ajustar prioridades”

A onda de cortes não se limitou a um único estúdio. O cancelamento de Everwild, da Rare, também foi confirmado no mesmo e-mail enviado por Matt Booty aos funcionários. Ele lamentou as decisões, afirmando que “não as tomamos levianamente, pois cada projeto e equipe representam anos de esforço, imaginação e comprometimento”.

Apesar dos cortes, Booty tentou tranquilizar a equipe, afirmando que a estratégia geral de portfólio permanece a mesma e que o Xbox tem “mais de 40 projetos em desenvolvimento ativo” e uma “forte agenda para 2026”. As demissões fazem parte de um corte maior na Microsoft, que pode afetar até 9.100 funcionários em todos os departamentos.

LEIA TAMBÉM  'Assassin's Creed Shadows' ganhará 1º DLC em setembro e New Game Plus na próxima semana

Em outra mensagem, o chefe da divisão de games, Phil Spencer, explicou que os cortes foram projetados para “encerrar ou diminuir o trabalho em certas áreas do negócio e remover camadas de gestão para aumentar a agilidade e a eficácia”. A reestruturação drástica, no entanto, levanta sérias questões sobre o futuro da estratégia de jogos exclusivos da Xbox, deixando um rastro de projetos cancelados e fãs desapontados.

Sobre o autor

Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema. Jornalista, assessor de imprensa. Apaixonado por histórias que transformam. Todo mundo tem a sua própria história e acredito que todas valem a pena conhecer. Contato: matheus@nosbastidores.com.br

Ler posts desse autor