Essa semana tivemos a confirmação que a atriz Rosie Perez, vai interpretar a personagem Renee Montoya no vindouro longa do Universo Cinematográfico da DC, Aves de Rapina. Contudo, ela certamente é uma personagem desconhecida pela maioria do público, ou melhor dizendo, devem conhecer ela e não estão lembrando exatamente pelo nome. Já que ela teve bastante destaque na série animada do Batman.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Ela também é conhecida por ser a versão feminina do Questão, mas ainda não é tão lembrada quanto o personagem original. E como ela está bem perto de fazer sua estreia nos cinemas, seria bom para todos saberem quem ela é, quais são as suas habilidades, o que ela pode fazer, suas outras aparições em live-action, e mais.

Dito isso, venham conosco visitar brevemente a trajetória dessa importante personagem da DC Comics!

ORIGEM

Renee Montoya foi introduzida e criada na famosa série animada do Batman, por Bruce Timm, Paul Dini e Mitch Brian. Ela aparece pela primeira vez como uma oficial uniformizada em parceria com Harvey Bullock. Já nas próximas temporadas do desenho, Montoya foi promovido de policial a detetive, continuando como parceira de Bullock.

Montoya nasceu e cresceu em um distrito da cidade de Gotham, chamado Burnley, perto da avenida Van Buren. Ela é a filha mais velha do casal Hernando e Louisa Montoya, imigrantes vindos República Dominicana. Ela possui um irmão mais novo, Benny.

Ela se juntou ao Departamento de Polícia de Gotham City e se formou como a número 1 da sua turma. Como funcionária do GCPD, ela foi designada para a Unidade de Crimes especiais e fez parceria com Harvey Bullock, que tentou flertar com Renée em uma de suas primeiras missões juntos, mas Renée o rejeitou instantaneamente. Já que ela é e sempre foi abertamente homossexual.

Como parceiros, Montoya e Bullock encontraram e prenderam muitos criminosos, contudo, depois que Bullock foi promovido a tenente, Crispus Allen se tornou o novo parceiro de Montoya.

Ela acabou saindo do departamento de polícia e se tornou uma alcoólatra, porém acabou encontrando um novo sentido na vida quando foi selecionado pelo vigilante Questão, a ser o seu sucessor. Após ele morrer por conta do câncer de pulmão, Montoya assume a identidade dele e se torna a vigilante Questão, e assim como seu antecessor, ela usa uma máscara que esconde por completo o seu rosto.

HABILIDADES

Ela não possui nenhuma super habilidade. Porém, Renee é uma mestra em combate corpo a corpo, ela recebeu todo o treinamento possível do departamento de polícia e depois ainda aprendeu praticamente todos os meios de combate que o Questão original possuía, isso sem mencionar que ela sabe manusear muito vários tipos de armas de fogo.

 Ela ainda é uma excelente detetive, tendo resolvido inúmeros crimes durante anos como detetive da polícia de Gotham e como a vigilante Questão também.

APARIÇÕES EM LIVE-ACTION

Batman – O Cavaleiro das Trevas: A personagem Anna Ramirez interpretada pela atriz Monique Curnen no filme, é parcialmente inspirado por Renee Montoya. Durante a projeção, ela sempre pareceu ser um membro leal do departamento de polícia e uma aliada confiável de Jim Gordon, até que Sal Maroni a entrega como uma de suas infiltradas na polícia para Harvey Dent.

Gotham: Renee Montoya aparece na série, interpretada por Victoria Cartagena. Nessa continuidade, ela era uma viciada em drogas que agora está recuperação e ex-amante da noiva do detetive James Gordon, Barbara Kean. Ela trabalha na Unidade de Crimes especiais do Departamento de Polícia de Gotham City, onde seu parceiro é o detetive Crispus Allen.

PRINCIPAIS HISTÓRIAS

Montoya é uma personagem com muita história, e com isso recomendamos a leitura das seguintes HQs, para aqueles que quiserem se aprofundar ainda mais em toda a continuidade da detetive. Desde a sua primeira aparição nas historias em Quadrinhos até quando ela se torna a vigilante Questão. 

Confira abaixo as principais recomendações.

Batman Vol 1 #475

Gotham Central #28-31

Batman #485

Detective Comics #654

Detective Comics #657

Batman #491

Batman #493

Detective Comics #661

Detective Comics #662

Batman #496

Detective Comics #663

52 #2

52 #4

52 #14

A nossa recomendação é que leia todas na ordem em que foram lançadas, assim dará para entender tudo o que aconteceu com a personagem durante as suas diferentes fases.

Comente!