» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Foram meses para que finalmente chegassemos ao veredito de O Povo Contra OJ Simpson, primeira temporada da antologia American Crime Story que desde já se firma como uma das melhores séries de 2016. Em seu décimo episódio, Scott AlexanderLarry Karaszewski demonstraram toda a força e impacto que vinham trazendo semanalmente a cada episódio, culminando em um episódio final perfeito em praticamente todos os níveis.

Finalmente descobrimos se OJ Simpson será ou não condenado à prisão. Praticamente todo mundo com um mínimo de conhecimento sabe que, eventualmente, Simpson foi considerado inocente das acusações de assassinato e confesso que, mesmo já tendo essa informação, torci internamente para que algum milagre ocorresse nas cenas de tribunal. Os argumentos finais de Marcia Clark e Chris Darden são roteirizados e proferidos com uma imensa força, e os dois impecáveis intérpretes não precisam recorrer ao overacting ou exageros típicos. É absolutamente ultrajante para todo o sistema judiciário que o veredito de Simpson tenha sido o contrário do que merecia, e a mera recapitulação das mais que óbvias evidências só ajudam a revoltar ainda mais o espectador.

Até mesmo a direção de Ryan Murphy está inacreditavelmente concisa e sutil, evitando os movimentos de câmera bruscos e utilizando seus zooms com precisão, como no momento em que os principais personagens descobrem por telefone que o júri enfim fez sua escolha. Murphy também é hábil ao usar o silêncio para construir tensão, como nos intermináveis minutos que antecipam a leitura do júri sobre o veredito de Simpson e, novamente, brinca com nossas expectativas ao nos fazer desejar que a História tivesse sido escrita de outra forma.

Excepcionalmente montado, The Verdict oferece espaço preciso para praticamente todos os personagens brilharem. Além de Sarah Paulson e Sterling K. Brown, Cuba Gooding Jr teve uma ótima cena ao realizar seu último depoimento para o juiz Ito, Courtney B. Vance armou mais um escândalo deliciosamente sacana na pele de Johnny Cochran e até o Robert Kardashian de David Schwimmer teve um momento inspirado, quando literalmente se enoja com o resultado do veredito e é forçado a ir vomitar em um banheiro – com um ótimo plano plongée bem usado por Murphy (ainda estou pasmo com a eficiência do diretor!).

No fim, é uma conclusão digna e magistral para O Povo contra OJ Simpson. A nova antologia de Ryan Murphy desponta como um dos destaques televisivos do ano, e os fãs já podem ficar ansiosos para a segunda temporada, que promete abordar o Furacão Katrina em uma narrativa ficcional. Ficamos no aguardo.

O Povo Contra OJ Simpson: American Crime Story – 01×10: The Verdict (The People v OJ Simpson: American Crime Story – 01×10: The Verdict, EUA – 2016)

Showrunners: Scott Alexander e Larry Karaszewski
Direção: Ryan Murphy
Roteiro: Scott Alexander e Larry Karaszewski
Elenco: Cuba Gooding Jr., Sarah Paulson, John Travolta, David Schwimmer, Courtney B. Vance, Bruce Greenwood, Selma Blair, Connie Britton, Jordana Brewster, Christian Clemmenson, Sterling K. Brown
Duração: 41 min

Confira AQUI o nosso guia de episódios da temporada.

Comente!