E quem disse que mulher não gosta de ficção científica? Não só gosta, como existem vários personagens femininos que se tornaram ícones desse gênero no cinema. E pensando nisso, fizemos uma lista com os principais ícones femininos que servem de referência para as obras desse gênero.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter e fique por dentro de todas as notícias! «

OBS: a ordem da lista é cronologica, não existe uma ordem de preferência.

1 – NICHELLE NICHOLS COMO NYOTA UHURA (STAR TREK, 1966)

star-trek-uhura-nn

A primeira da lista não poderia ser ninguém menos que a Tenente-Comandante da USS Enterprise, Nyota, que também foi a primeira negra a protagonizar o primeiro beijo inter-racial da televisão nos EUA (com o Capitão James T. Kirk). Principalmente por ocupar um cargo tão alto, serve de inspiração até hoje, afinal a personagem é essencial nas tomadas de decisões nas missões. 

2 – CARRIE FISHER COMO PRINCESA LÉIA ORGANA (STAR WARS, 1977)

princesa-leia-star-wars

Mesmo se tornando uma espécie de símbolo sexual, pois apareceu vestida com um biquíni dourado em O Retorno de Jedi, a personagem ganhou mesmo destaque por quebrar padrões, principalmente o de que princesas deveriam ser delicadas e não se arriscarem. Ela não só se uniu à Aliança Rebelde, como liderou a base da Resistência da Nova República Galáctica. Tudo isso sem perder seus icônicos penteados. 

3 – SIGOURNEY WEAVER COMO ELLEN RIPLEY (ALIEN, 1979)

ripley

Talvez uma das personagens femininas mais reconhecidas da ficção cientifica. Ellen Ripley quebra vários padrões que eram até então conhecidos na ficção cientifica. Ela não é a líder, nem é a mais simpática ou a mais bonita, ela simplesmente quer sobreviver e tenta de tudo para conseguir isso. Talvez esse seja o principal fator que chama atenção para a personagem, não vemos de cara nada que nos faça pensar que ela é forte o suficiente para conseguir, mas consegue.

Esse personagem rendeu a atriz Sigourney Weaver uma indicação ao Oscar e o prêmio de Melhor Atriz no Globo de Ouro.

4 – LINDA HAMILTON COMO SARAH CONNOR (O EXTERMINADOR DO FUTURO, 1984)

terminator-2-sarah-connor-linda-hamilton

Nada mais que Sarah Connor, um dos maiores ícones da ficção cientifica. A personagem se tornou praticamente sinônimo de força feminina, tamanha a sua resistência e toda a luta para defender seu filho. Inclusive em um dos filmes a lápide de Sarah é mostrada e essa é a frase que está escrita: “No fate but what we make”, ou numa tradução livre “Não há destino, mas sim o que fazemos”.

5 – GILLIAN ANDERSON COMO DANA SCULLY (ARQUIVO X, 1993)

gillian_anderson_scully

Médica legista e extremamente racional, Dana é uma personagem de opiniões fortes. Sendo Arquivo X uma das principais séries de ficção cientifica, Dana como uma das personagens principais logo também é muito reconhecida. Mas o que realmente chama atenção na personagem é a inteligência e a força de se manter em pé mesmo depois de várias tragedias na vida pessoas, mesmo com vários problemas ela não perde o foco de procurar sempre a verdade.

6 – LAURA DERN COMO DRa. ELLIE SATTLER (JURASSIC PARK, 1993)

mv5bmty3nzy0otiwnv5bml5banbnxkftztgwnzc0nda2nje-_v1__sx1217_sy847_

Considerada uma das mais renomadas paleobotânicas do mundo da ficção, a Dra. Ellie é determinada e corajosa. E conseguimos ver isso durante toda a história de Jurassic Park onde ela está fascinada com a beleza dos dinossauros, mas ao mesmo tempo mostra toda sua coragem quando o ataque dos dinossauros começa. E claro, acredita e luta para que eles sejam tratados da forma certa, não apenas como uma atração de um parque.

7 – JODIE FOSTER COMO ELEANOR ARROWAY (CONTATO, 1997)

contato

Eleanor é uma personagem extremamente focada no seu objetivo de conseguir algum contato com outros planetas e quando consegue realmente esse contato precisar provar que não era uma mentira. E é ai que vemos a característica mais forte e bonita da personagem, sua fé na ciência. Ela vai contra todos que não acreditam nela e na experiência que teve, pois o mais importante é que ela acredita.

8 – CARRIE-ANNE MOSS COMO TRINITY (MATRIX, 1999)

trinity

Trinity se faz essencial na história. Não apenas pela sua proximidade de Neo, mas por sempre estar disposta a lutar contra a revolta das máquinas. É ela quem justamente apresenta ao protagonista muitos elementos importantes de Matrix, além de ser uma implacável companheira que o ajuda na missão suicida de encontrar o centro da cidade das Máquinas e organiza uma missão perigosa para resgatá-lo. E quem mais é capaz de dar um golpe do escorpião tão bem quanto ela?

9 – NOOMI RAPACE COMO ELIZABETH SHAW (PROMETHEUS, 2012)

prometheus

Não é tarefa fácil calçar os sapatos de Ellen Ripley na franquia Alien, mas a sueca Noomi Rapace fez da Dra. Elizabeth Shaw uma cientista brilhante e carismática. Não só a protagonista de Prometheus é capaz de descobrir importantes pistas sobre a misteriosa missão que parte em busca da origem da humanidade, como também é capaz de enfrentar criaturas alienígenas sem perder sua humanidade.

10 – SANDRA BULLOCK COMO DRa. RYAN STONE (GRAVIDADE, 2013)

celebridades-cinema-filme-gravidade-sandra-bullock-george-clooney-20130930-05-original1

É a primeira missão no espaço da Dra. Ryan Stone, que é uma engenheira médica e especialista de missão. Ela passa pelo acidente que a nave sofre e ainda precisa ver que toda a sua equipe ser morta e mesmo assim continuar tentando sobreviver. É nesse momento que percebemos (com a belíssima atuação de Sandra) que naquele momento ela está tentando superar todos os seus medos internos, incluindo o trauma da morte da filha. Aqui a palavra principal para inspiração é determinação e superação.

Esse personagem rendeu a Sandra Bullock indicações de Melhor Atriz ao Oscar, ao BAFTA e ao Globo de Ouro.

11 – JESSICA CHASTAIN COMO MURPH COOPER (INTERESTELAR, 2014)

interstellar_5-5

Começamos a história conhecendo uma Murph criança, mas já bastante esperta e interessada em ciência. Quando seu pai vai para uma missão da NASA, ela precisa aprender a se virar sem seu maior companheiro e consegue trabalhando também na NASA. É nesse meio tempo que ela tenta desvendar os mistérios da gravidade e assim trazer seu pai de volta. E ela consegue, salvando não apenas seu pai mas as pessoas da Terra também.

12 – ALICIA VIKANDER COMO AVA (EX MACHINA, 2015)

image

Ava é uma robô humanoide dotada de inteligência artificial e é isso o grande diferencial dela. A personagem é tão bem construída que existem várias partes da história que realmente podemos acreditar que ela é um ser humano (ou que pelo menos tem uma consciência).

13 – AMY ADAMS COMO LOUISE BANKS (A CHEGADA, 2016)

amy

A última do grupo não podia deixar de ser a linguista Louise, de A Chegada. Ela nos mostra que o principal sempre é buscar a comunicação, pois com isso muito problemas maiores podem ser resolvidos. Uma personagem forte, mas que ao mesmo tempo consegue ser extremamente sensível e muito inteligente. E que mesmo sendo desacreditada no início, consegue provar que estava certa em seu método e achar a solução.

HORS CONCOURS: FELICITY JONES COMO JYN ERSO (2016)

felicity-jones-rogue-one

Estamos muito próximos de conhecer melhor Jyn Erso, a personagem principal de Rogue One: Uma História Star Wars. Com um passado desconhecido, ela é capturada pela Rebelião e por ser esperta e habilidosa talvez fosse exatamente isso que eles precisavam. A Kathleen Kennedy, presidente da LucasFilm, disse que “ela é uma verdadeira sobrevivente e acaba se tornando uma espécie de Joana d’Arc na história”. Acredito que podemos esperar grandes coisas dela então!

Comente!