É como diz aquele velho ditado: o que seriam dos grandes heróis sem os seus vilões? E se isso é verdade, então pode apostar que o Homem-Aranha está muito bem acompanhado. Com o melhor elenco de inimigos de todos os heróis Marvel, o cabeça de teia acumula nos seus mais de 50 anos de existência diversos tipos de antagonistas. De duendes insanos até vilões vestidos de outros animais e aracnídeos, reunimos os 10 mais lembrados inimigos do herói, que estarão sempre lá para atrapalhar a vida do pobre Peter Parker.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter e fique por dentro de todas as notícias! «

10. Escorpião

Começando de vez a lista com um parente na classe dos aracnídeos, o Escorpião foi criado por ninguém menos que J Jonah Jameson para se tornar uma ameaça ao Homem-Aranha. Mac Gargan, um investigador contratado pelo jornalista para ir atrás do herói, é submetido em experimentos científicos, que o concedem super força e velocidade, com capacidade de controlar um traje com uma cauda mentalmente controlada por seu usuário, se tornando uma ameaça mortal para Peter. Mesmo após sua derrota, Gargan não parou por aí e eventualmente se juntou ao simbionte de Venom, após a morte de seu usuário original, Eddie Brock. São poucos os vilões que podem se orgulhar de terem 2 identidades famosas.

9. Mysterio

Em sua primeira aparição, Mysterio era uma verdadeira incógnita (ba dum tss!) para o cabeça de teia. Uma entidade capaz de criar ilusões e hipnotizar outras pessoas, sendo a forma perfeita para que o vilão pudesse controlar outras pessoas e se passar pelo próprio cabeça de teia durante seus assaltos, convencendo muitos (e até mesmo Peter) de que o herói era uma ameaça para a sociedade. Mas após desvendar sua identidade, o Homem-Aranha acaba descobrindo que por trás da máscara em forma de bola de cristal havia Quentin Beck, um dublê especializado em efeitos especiais e truques de mágica. E após descoberto seus truques, um mágico não é nada, especialmente comparado com o amigão da vizinhança.

8. Camaleão

Dizem que o pior inimigo é aquele que não tem rosto. Mas e aquele que tem vários? Dmitri Anatoly Nikolayevich Smerdyakov é a identidade secreta de Camaleão, inimigo mais antigo da revista do herói, tendo aparecido na primeira edição de Amazing Spider-Man, em março de 1963. Meio-irmão de Kraven, o vilão é conhecido por ser o mestre dos disfarces, se passando por outras pessoas usando suas aparências com máscaras, maquiagem e vestes, após certo tempo, Nikolay recebe um dispositivo que o faz se transformar em outras pessoas através de impulsos elétricos. O tal Traje do Camaleão virou sua maior arma, um vilão que não precisa de força bruta para enganar o herói aracnídeo.

 

7. Electro

Pode ser um choque (!) para quem viu apenas a versão cinematográfica do vilão elétrico do Homem-Aranha, mas Electro tem uma origem bem diferente da interpretada por Jamie Foxx. Maxwell Dillon, empregado de uma companhia elétrica, salvou um colega de trabalho de um acidente em um poste elétrico após seu chefe prometer um aumento de salário se Max tirasse o homem dali. Após o resgate, Dillon ainda teve que arrumar o poste com defeito, sendo eletrocutado por um raio no mesmo instante, ganhando inesperadamente seus poderes elétricos. Podendo magnetizar e converter sua bio eletricidade em raios elétricos, Electro é um dos vilões mais poderosos que o Aranha já enfrentou.

6. Lagarto 

A história de origem do Lagarto é talvez uma das mais trágicas. Na tentativa de recuperar seu braço amputado na Guerra do Vietnã, o Dr. Curt Connors inventa um soro que mistura a capacidade de regeneração dos répteis com o DNA humano, capaz de regenerar órgãos e partes do corpo. Após testá-lo em si mesmo, Curt acaba se transformando em uma criatura reptiliana com superforça e uma mente irracional que deseja a eliminação de todos os mamíferos do planeta. Em complexo estilo Dr. Jekyll e Mr. Hide, o monstro constantemente troca de personalidade com o médico, se tornando um problema tanto para as pessoas ao seu redor (como Peter Parker) quanto para si mesmo.

5. Rei do Crime

Nunca chame um garotinho de ossos grandes de gordo. Wilson Fisk, o Rei do Crime, é um empresário e chefe do crime organizado de Nova York, se tornando um dos grandes obstáculos do Homem-Aranha por sua influência tão grande quanto seu corpo e sua força física. Essa ambição de conquistar tudo vem de criança, após Wilson ser constantemente ridicularizado quando criança por seus colegas de escola. Após treinar severamente por longos anos, Wilson adquiriu capacidade física de esmagar os ossos de seus adversários e começou a se envolver com a máfia e subir na hierarquia, até chegar no topo. Fisk é tão poderoso e influente que acaba virando ameaça para outros heróis que patrulham a cidade, o principal sendo o Demolidor.

4. Kraven

A família Kravinoff é osso duro de roer. Sergei Kravinoff, meio-irmão do já mencionado Camaleão, é Kraven, O Caçador, um dos vilões mais perigosos do herói e um dos únicos que chegaram perto de matá-lo. Ao contrário de cientistas malucos e bandidos com síndrome de conquista mundial, Kraven apenas quer uma coisa, derrotar o único ser humano que o subjugou em batalha: o próprio Homem-Aranha. Usando suas habilidades de caça e seu instinto selvagem, ele caça o aracnídeo pela selva de pedra em Nova York, usando diversas estratégias e armadilhas para capturá-lo. Em um dos momentos mais marcantes, no arco A Última Caçada de Kraven, o vilão consegue atingir o herói e o enterra no cemitério. Mesmo sendo apenas um sedativo, o caçador se sente satisfeito de finalmente ter vencido o cabeça de teia e tira sua própria vida, concluindo seu objetivo de vida.

3. Venom

Apesar de ter sido criado bem depois que a maioria dos vilões na lista, Venom se tornou um dos mais famosos e infames arqui-inimigos do Homem-Aranha, que como um simbionte, ganhou vida própria e foi virar uma espécie de anti-herói em sua própria revista. A história de Venom começa no arco Guerra Secretas, onde o Homem-Aranha encontra uma máquina alienígena que aparentemente arruma seu uniforme e o entrega com uma coloração preta. Peter começa a usar o traje no seu dia a dia como herói e percebe um aumento na sua força e agilidade. O uniforme era m simbionte que começara a manipular a mente de Peter para tomar controle de seu corpo. Após descobrir a natureza da roupa, Peter consegue se livrar a tempo do simbionte, que acaba buscando outro hospedeiro.

A vítima acaba sendo Eddie Brock, que acaba sendo dominado por completo e se torna a criatura conhecida como Venom. Basicamente uma versão mega poderosa do Homem-Aranha, o monstro é imune ao sentido aranha e capaz de se camuflar como outras pessoas, além de sua sede insaciável de se alimentar de outras pessoas. Venom acabou recebendo cada vez mais destaque nos quadrinhos do herói e hoje em dia ruma para o cinema com uma adaptação solo estrelado por ninguém menos que Tom Hardy.

2- Dr.Octopus

Quem diria que um cientista maluco baixinho, com cabelo de tigela, óculos fundo de garrafa e tentáculos mecânicos se tornaria um dos vilões mais marcantes da história do herói. Dr.Otto Gunther Octavius, cientista que projetou quatro tentáculos mecânicos para manipulação de objetos radioativos, acaba os fundindo ao seu corpo e adquire a habilidade de controlá-los mentalmente. Porém, os tentáculos acabam deturpando sua mente e o torna em um insano fora-da-lei, capaz de fazer tudo para conseguir recursos para suas pesquisas ilegais.

Dr. Octopus tem uma longa história com Peter, sendo o primeiro vilão do herói a derrotá-lo e o criador do supergrupo de vilões intitulado Sexteto Sinistro, formado por Electro, Abutre, Mysterio, Kraven, Homem-Areia e o próprio Octavius. Muitos também conhecem o vilão pela excelente adaptação em Homem-Aranha 2, interpretada por Alfred Molina, que deu a complexidade emocional necessária para um dos grandes vilões do herói.

1. Duende Verde

Mesmo com tantos vilões marcantes, o mais importante e essencial da carreira de Peter Parker como Homem-Aranha tem que ser o insano Duende Verde, um dos vilões mais icônicos das histórias de quadrinhos e catalisador para eventos históricos na vida do herói. Alter ego de Norman Osborn, criador da Oscorp Industries e pai de Harry Osborn, um dos melhores amigos de Peter Parker, certa vez acaba encontrando uma fórmula superpoderosa capaz de aumentar a força e agilidade de seu usuário. Acidentalmente Norman acaba sendo exposto a formula e ganhando tais habilidades, mas com um custo: a insanidade. Perdendo o controle de si, Norman se transforma no Duende Verde, vilão que usa da capacidade intelectual de Norman e de seus aparatos tecnológicos para vencer o Homem-Aranha, seu maior rival.

E como os melhores vilões são capazes de fazer, o Duende acaba descobrindo a identidade secreta do Aranha e envolvendo os familiares de Peter Parker para causar dor e sofrimento ao herói, sendo o principal momento a morte de Gwen Stacy, um dos eventos mais trágicos das HQ’s, um choque no qual Peter nunca esquecerá. Mesmo sumindo por um tempo após sua derrota, a ameaça do Duende é constante, sendo o monstro por trás de boa parte dos traumas de Peter Parker como Homem-Aranha.

 

Menção Honrosa

Homem-Areia

Flint Marko, um criminoso foragido, acaba escapando da colônia penal na Polinésia Francesa e se esconde em uma ilha. Mal sabia Flint que tal ilha era um local de testes nucleares. A radiação emitida pelos testes, junto com a areia da praia onde ele estava acabaram transformando seu material genético e o transformando no criminoso Homem-Areia, capaz de transformar a densidade do seu corpo para criar armas e fugir se transformando em areia. Apesar de não ser considerado um bom filme, Homem-Aranha 3 acabou dando forma e dramaticidade ao vilão, interpretado por Thomas Haden Church.

E você, qual seu herói favorito do Homem-Aranha? Deixe seu comentário abaixo.

Comente!