logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Borat 2 - Diverte, mas carece de grandes momentos

Gabriel Danius Gabriel Danius
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•24 de outubro de 2020•5 Minutes

Quando Borat estreou em meados de 2006 a produção logo se tornou um sucesso espontâneo mundo à fora. Trazendo um jornalista originário do Cazaquistão que se vestia de modo simples, mas que agia de modo bizarro e que realizava várias ações sem noção pelos Estados Unidos, tirando graça com os modos dos americanos e fazendo uma crítica social com o modo de viver deles, associado com uma crítica política contra a Guerra do Iraque, e muitas outras situações apresentas no mocumentário.

Não era de se esperar que uma sequência logo viesse, mas ela demorou cerca de 15 anos para chegar aos espectadores com Borat: Fita de Cinema Seguinte, dirigida por Jason Woliner e que traz novamente Sacha Baron Cohen interpretando o protagonista que se considera o maior jornalista do Cazaquistão. Porém, agora ele terá a companhia de sua filha Sandra Jessica Parker (Maria Bakalova), e que irão juntos para os Estados Unidos com a missão de tentar entregar um presente para o vice-presidente americano Mike Pence.

Por se tratar de um mocumentário (um falso documentário) é natural que a história vá se desenrolando de um modo natural, quase que teatral entre os personagens que estão em cena, algo que ocorreu em Borat e que volta a acontecer em Borat 2. O jornalista cazaque volta a abusar de situações constrangedoras nos EUA, um país em que há uma dose de liberdade, e novamente o protagonista novamente utiliza do tom ácido para realizar críticas contra a sociedade americana. Mas desta vez ele tinha um gatilho e uma motivação maior para realizar as suas ações: Donald Trump.

O roteiro segue uma agenda mais política que o longa de 2006, mais focada no debate entre democratas e republicanos do que nunca e isso foi algo pensado, tendo em vista que a produção foi lançada justamente no período da eleição norte-americana, e termina com uma frase justamente incitando aos americanos ao voto “Agora Votem”. Fica claro que a ideia é justamente a de provocar Donald Trump, seus ideais e principalmente seus eleitores, em cenas engraçadíssimas e aleatórias que entregam o que o espectador queria ver.

Outra diferença interessante desta sequência em relação ao roteiro do anterior fica por conta dele ser mais bem trabalhado, até porque há o trabalho de nove roteiristas por trás da produção, algo que faz com que tenha mais profundidade nas situações apresentadas e também no jeito em que ele foi produzido, tendo até uma história mais amarrada que o longa anterior. Há até um plot twist final que se não é engraçado pelo menos surpreende e dá uma dimensão de que tudo aquilo tem um quê de que há sim momentos de encenação.

Borat: Fita de Cinema Seguinte irá agradar aos fãs que ficaram órfãos da produção de 2006 e que cresceram com o personagem que veio do Cazaquistão para os EUA aprontar várias loucuras, mas talvez frustre aqueles outros tantos fãs que buscavam algo a mais e uma história mais grandiosa e original, algo que não será encontrado nesta sequência. É apenas uma trama que dá continuidade à vida do personagem, mas que já fica difícil de manter a fama de alguém que já é maior que a do próprio filme, algo que acontece com Borat, ele em si, em alguns momentos, se torna maior que o próprio mocumentário e isso acaba apagando ou deixando mais difícil de se conduzir o projeto para uma experiência mais imersiva.

Borat: Fita de Cinema Seguinte (Borat: Subsequent Moviefilm, EUA – 2020)

Direção: Jason Woliner
Roteiro: Sacha Baron Cohen, Anthony Hines, Dan Swimer, Peter Baynham, Erica Rivinoja, Dan Mazer, Jena Friedman, Lee Kern, Nina Pedrad
Elenco: Sacha Baron Cohen, Maria Bakalova, Tom Hanks
Gênero: Comédia
Duração: 95 min

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Sem classificação
Tom Cruise teve as articulações dos dedos 'separadas' em cena do último 'Missão: Impossível'

Paramount Skydance inicia demissões em massa nos EUA; 2.000 empregos serão cortados

Paramount Skydance inicia demissões em massa, cortando 1.000 empregos nesta…


by Matheus Fragata

Cinema
Batman 2 é adiado para 2027 enquanto filme de Tom Cruise fica com data para 2026

Colin Farrell confirma: ‘Batman 2’ começa semanas após o fim da série ‘O Pinguim’

Colin Farrell confirmou que 'Batman 2' começa semanas após o fim de 'O…


by Matheus Fragata

Games
5 Dicas essenciais para o lançamento de Battlefield 6 amanhã (10/10)

Oficial: ‘Battlefield REDSEC’, o Battle Royale gratuito, chega amanhã (28)

Battlefield Studios confirma 'Battlefield REDSEC', seu Battle Royale gratuito,…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}