logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | A Janela Secreta

Redação Bastidores Redação Bastidores
In Catálogo, Cinema, Críticas•7 de setembro de 2017•5 Minutes

Uma coisa em comum que pode encontrar nas obras de Stephen King é que quando o protagonista é um escritor, ele quer dizer algo pessoal. Sejam problemas com alcoolismo (O Iluminado), para mostrar as lembranças de sua infância (Conta Comigo), demonstrar algum medo externo (Louca Obsessão), entre outros casos. Em A Janela Secreta, a figura do escritor é mostrada como uma pessoa que não expõe os seus problemas e como a obra se torna o seu ponto de fuga. Infelizmente, mesmo com esse ponto de partida e com uma atmosfera envolvente, o suspense de David Koepp se mostra com problemas.

O escritor em questão é Mort Rainey (Johnny Depp) que decide se isolar em uma casa de campo, após o fracasso do seu casamento com Amy (Maria Bello). Em um dia qualquer, Mort é surpreendido por John Shooter (John Turturro), um homem perigoso e agressivo que acusa o escritor de ter roubado a sua história. Shooter dá a Mort um prazo para lhe devolver o crédito da sua história e arrumar o seu final e a única prova que o rapaz escreveu a história está em uma revista que se encontra na casa da ex-esposa, a qual ele ainda carrega muita ódio.

O primeiro ponto que merece chamar atenção no longa é o trabalho do elenco, já que todos cumprem muito bem o seus papéis, com destaque a Johnny Depp e John Turturro. O primeiro evita cair na caricatura em mostrar Rainey apenas como um depressivo, a composição do ator se mostra mais minimalista sendo que por trás do seu humor sínico e negro, vai deixando cada vez mais a vista todas as magoas do personagem. É um trabalho muito seguro e disciplinado de Depp. Já Turturro deixa John Shooter como um personagem realmente ameaçador, com a sua forte presença de tela e o seu sotaque carregado. Sempre que aparece em cena, teme pelo que pode acontecer.

O clima de mistério do filme funciona em vários momentos. O espectador realmente se sente desafiado a chegar a resolução do mistério de quem é Shooter e o que ele quer com Mort. Por mais que a narrativa seja intrigante e a reviravolta seja inesperada, o roteirista e diretor David Koepp comete o equivoco de deixar a grande revelação sem que o espectador tenha alguma pista anterior sobre ela. Parece que ele tenta te enganar em vários momentos e alguns dificilmente vão compra-lá por ela vir do nada e com poucas pistas. E isso se torna o grande problema de A Janela Secreta, por mais que o roteiro desenvolva bem os seus personagens e as situações, ele se arrisca desnecessariamente na sua conclusão.

Já a execução se mostra eficiente, já que Koepp utiliza bem os espaços e a casa para aumentar a atmosfera paranoica do filme e da isolação do personagem, além do jeito que sempre retrata Shooter de maneira assustadora, deixando o seu chapéu como significado da sua presença. Mas percebe que algumas escolhas do diretor poderiam ser evitadas, como o uso de péssimos efeitos especiais em alguns momentos. Koepp se mostra problemático nas cenas de ação física, sendo que algumas vezes soa muito falso. Mas é uma direção segura em boa parte do tempo.

Outra coisa que se mostra irregular é a trilha sonora de ótimo Phillip Glass. Em alguns momentos ela se cria uma atmosfera, sem que grite o que o protagonista esta sentindo e deixando o espectador tenso. Já em outro ele se mostra muito exagerada, parecendo que está forçando o espectador a sentir medo. E como a trilha sonora pode ser usada como um forte instrumento do terror, no caso ela fica a desejar por ir entre momentos bons e ruins.

Enfim, A Janela Secreta é um filme que tem os seus méritos: tem uma história instigante e uma ótima atuação de Johnny Depp. Mas o que faltou a David Koeep foi uma organização melhor do suspense e da sua reviravolta. Mas é um suspense eficiente. Poderia ser melhor? Sim.

A Janela Secreta (Secret Window, EUA – 2004)

Direção: David Koeep
Roteiro: David Koepp, baseado na obra de Stephen King
Elenco: Johhny Depp, John Turturro, Maria Bello, Timothy Hutton, Len Cariou e Charles S. Dutton
Gênero: Suspense
Duração: 96 minutos

Mostrar menosContinuar lendo

Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Famosos
Maíra Cardi fecha parque e 'leva Jesus' para festa de 7 anos da filha Sophia

Maíra Cardi fecha parque e ‘leva Jesus’ para festa de 7 anos da filha Sophia

Maíra Cardi celebrou os 7 anos da filha Sophia com uma festa luxuosa em um…


by Matheus Fragata

Listas
5 Documentários imperdíveis e altamente aclamados para ver na Netflix

5 Documentários imperdíveis e altamente aclamados para ver na Netflix


by Patrícia Tiveron

Listas
5 Filmes imperdíveis e aclamados para ver agora na HBO Max

5 Filmes imperdíveis e aclamados para ver agora na HBO Max


by Patrícia Tiveron

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}