logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Fargo: Uma Comédia de Erros - Uma aula de humor negro

Guilherme Coral Guilherme Coral
In Catálogo, Cinema, Críticas•24 de junho de 2018•4 Minutes

O primeiro elemento que nos recebe na obra dos irmãos Coen é o comunicado de que ela foi baseada em acontecimentos reais. Apesar disso, Fargo: Uma Comédia de Erros nos tira do lugar comum, nos entregando uma história nada menos que imprevisível, na qual cada ação é, ao mesmo tempo, plausível e inacreditável.

O filme nos conta a história de Jerry Lundegaard (William H. Macy), um inseguro pai de família que, endividado, bola um plano nada convencional para conseguir dinheiro de seu sogro rico. Sua ideia é ter sua esposa raptada para que o dinheiro do resgate seja fornecido pelo sogro – assim, Jerry dividiria com os sequestradores contratados a quantia. Não é preciso dizer que os planos não seguem seu caminho esperado e que o filme constrói grande parte de sua tensão a partir dos inúmeros imprevistos ocorridos.

O trunfo do roteiro de Fargo, contudo, se apresenta na construção de seus personagens. Há uma grande simplicidade em cada um deles, garantindo reações únicas a cada um dos acontecimentos. Em uma cena na primeira meia hora do longa-metragem, por exemplo, dois policiais conversam casualmente sobre o assassinato que testemunham – três corpos estão diante deles e o tom de voz (carregado pelo sotaque interiorano) não sofre a menor mudança, como se a paz daquele lugar jamais tivesse sido abalada. O destaque aqui vai para Frances McDormand, no papel da detetive Gunderson, que simboliza esta paz da região.

Ao mesmo tempo temos o cada vez mais nervoso Lundegaard, também retratado de forma brilhante por William H. Macy. A insegurança de seu personagem chega a ser palpável, ao ponto que fica claro a impossibilidade de qualquer um de seus planos não sair de seu controle. Isso se intensifica ainda mais devido à dupla encarregada do rapto – um sujeito que cheira à inexperiência (interpretado por Steve Buscemi) e um completo psicopata silencioso (Peter Stormare). Dessa forma, os irmãos Coen desenvolvem a tensão crescente de seu filme, dividindo o foco em três narrativas complementares, cada uma desenvolvendo um humor através do foco em personalidades distintas – cada uma mais singular que a outra.

O humor e a tensão dividem espaço com a sensação de solidão, criada pelos cenários invernais, repletos de neve e neblina. O frio cria o oposto do aconchego gerado pela simplicidade dos personagens da subtrama policial. Amplificando tal sensação, a montagem realiza diversas transições utilizando o fade trabalhando ainda com a monotonia que é expressada pela relação entre Gunderson e seu marido.

Fargo é uma obra de roteiro impecável e execução singular que consegue criar diferentes reações do espectador, conseguindo trazê-lo para dentro do filme, imergindo-o completamente. Seu trabalho com três narrativas paralelas garante uma dinâmica única ao filme que é, ao mesmo tempo veloz e lento sem, jamais, perder a harmonia. Definitivamente possui material o suficiente para ser explorado na recente adaptação para série televisiva, ainda que seja uma aposta arriscada. É um filme imperdível que nos deixa com a dúvida se aqueles eventos realmente ocorreram.

Fargo: Uma Comédia de Erros (Fargo, EUA/ Reino Unido -1996)

Direção: Joel Coen, Ethan Coen
Roteiro: Ethan Coen, Joel Coen
Elenco: William H. Macy, Frances McDormand, Steve Buscemi, Peter Stormare, Kristin Rudrüd, Harve Presnell, Tony Denman, Gary Houston, Melissa Peterman, Steve Reevis
Gênero: Drama, Comédia

Duração: 98 min

Leia mais sobre Fargo

Mostrar menosContinuar lendo

Guilherme Coral

Refugiado de uma galáxia muito muito distante, caí neste planeta do setor 2814 por engano. Fui levado, graças à paixão por filmes ao ramo do Cinema e Audiovisual, onde atualmente me aventuro. Mas minha louca obsessão pelo entretenimento desta Terra não se limita à tela grande - literatura, séries, games são todos partes imprescindíveis do itinerário dessa longa viagem.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Famosos
Tata Estaniecki posta primeira foto com os filhos após separação de Cocielo

Tata Estaniecki posta primeira foto com os filhos após separação de Cocielo

Tata Estaniecki compartilhou o primeiro registro com os filhos após o fim do…


by Matheus Fragata

Famosos
Keith Urban desliga entrevista ao vivo após pergunta sobre cenas de amor de Nicole Kidman

Nicole Kidman voltaria ‘num piscar de olhos’ para Keith Urban, apesar do divórcio

Nicole Kidman estaria disposta a reatar com Keith Urban, diz jornal. Fontes…


by Matheus Fragata

Famosos
Gaby Amarantos revela ter feito 'super chuca' com 300 litros de água para emagrecer

Gaby Amarantos revela ter feito ‘super chuca’ com 300 litros de água para emagrecer

A cantora Gaby Amarantos revelou que fez uma 'super chuca' (enema) com 300…


by Matheus Fragata

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}