logo
  • Início
  • Notícias
    • Viral
    • Cinema
    • Séries
    • Games
    • Quadrinhos
    • Famosos
    • Livros
    • Tecnologia
  • Críticas
    • Cinema
    • Games
    • TV
    • Quadrinhos
    • Livros
  • Artigos
  • Listas
  • Colunas
  • Search

Crítica | Durante a Tormenta - Um acerto da Netflix

Gabriel Danius Gabriel Danius
In Capa, Catálogo, Cinema, Críticas•7 de abril de 2019•8 Minutes

O cinema espanhol é conhecido pelas suas ótimas histórias bem construídas e estruturadas, e quase sempre com boas reviravoltas de roteiro que surpreendem ao público pelo dinamismo com que essas tramas são apresentadas. A Netflix conta em seu catálogo com produções interessantes e desconhecidas do país, e de diversos gêneros, desde comédia ao suspense. Eis que a empresa investiu na produção de um longa de ficção original para colocar em seu serviço de streaming, e o resultado é o interessante Durante a Tormenta (Oriol paulo).

O longa conta a história de Vera Durán (Adriana Ugarte), uma mãe que vive uma situação inusitada. Em um dia, um raio acaba caindo em sua casa nova e gerando uma interferência em uma TV antiga que havia encontrado. Nesse exato momento, mas no passado, um garoto que vivia na mesma casa e estava com a mesma TV ligada acaba por viver a mesma situação de Vera, logo ambos começam a se comunicar pela TV que é uma espécie de portal entre passado e futuro. Ao salvar o garoto de uma situação que ele iria se envolver, Vera acaba, sem saber, mudando todo o futuro do garoto e sua própria vida no presente. Então Vera parte para tentar descobrir o porquê disso tudo ter acontecido em sua vida.

É difícil e inevitável não criar um paralelo com o filme Alta Frequência (Gregory Hoblit), em que o personagem John Sullivan se comunica via um rádio velho com o seu pai com anos de distância entre os dois, fazendo um elo também entre futuro e passado. Essa questão de trabalhar o tempo como fator principal para a trama é algo que já foi visto em diversas produções e histórias do gênero, e quase sempre chamam a atenção por trazer tramas arrojadas, interessantes e empolgantes. Esse é o principal fator que faz com que Durante a Tormenta seja uma produção que vale a pena ser vista, por gerar curiosidade no público acerca de um tema que é de interesse geral. 

A viagem no tempo apresentada no filme é o fator principal que faz com que a narrativa se movimente, fazendo com que a protagonista Vera se preocupe e tenha alguma relação com esse elemento físico. O longa não cai no erro de ficar preso a essa situação relacionada a questão temporal e desenvolve a narrativa sem a deixar cair em banho Maria, a trabalhando com inteligência e sem fazer com que o mistério fique de lado e não dar as respostas necessárias para todos os acontecimentos.

Essas respostas demoram em chegar, alguns momentos há tantas perguntas sem respostas que pode dar uma certa confusão no espectador. A principal resposta e que todos queriam descobrir é a respeito do raio, o que ele era e por que acontecia? Eis que para resolver essa charada colocam uma especialista para falar sobre o assunto, mas o feedback da escritora é tão frustrante que acaba gerando mais dúvidas. A partir do segundo ato o diretor escolhe deixar esse elemento do raio de lado, como se não fosse algo importante para a narrativa. Em certo momento essa questão é esquecida para focar mais no drama da protagonista, fazendo com que essa questão surgisse novamente no final e mostrasse que é sim um fator importante para a trama, sendo assim esse esquecimento momentâneo foi justamente para não ficar preso apenas a uma ideia e também para dar uma enganada no público.

Oriol Paulo é um diretor de grande futuro, suas duas produções anteriores mostram um estilo que com o passar do tempo só foi melhorando. Em O Corpo trabalha o caso de um corpo que desaparece de um necrotério, e em Um Contratempo aborda a história de um homem que junto com sua advogada tentam reconstruir passo a passo um acontecimento passado. Em ambas as produções, inclusive em Durante a Tormenta, há o cuidado em trabalhar a narrativa sem deixar pontas soltas ou perguntas sem respostas. Tudo que é mostrado tem um motivo, nada é jogado na cena sem algum propósito.

O suspense também é uma marca do diretor, que com um mistério bem dosado vai prendendo a atenção do espectador em querer desvendar aquela situação junto com os personagens. Isso torna Oriol Paulo um cineasta de grande futuro no cinema e que pode sim, algum dia, chegar ao nível de outros grandes diretores espanhóis, como Pedro Almodóvar (Fale com Ela) e Alejandro Amenábar (Tesis: Morte ao Vivo).

Os personagens são bem escritos e todos são aproveitados da maneira com que a trama pede. Até mesmo os personagens secundários ajudam no desenvolvimento da história, com os mistérios que giram ao redor deles e da protagonista Vera que se vê no meio de uma questão conturbada. O elenco é recheado de atores conhecidos dos amantes de cinema, como Chino Darín (A Noite de 12 Anos), Álvaro Morte (La Casa de Papel) e a própria Adriana Ugarte (Julieta) que é a alma do filme, sem sua interpretação possivelmente o filme não seria a mesma coisa. 

Durante a Tormenta é um filme que irá intrigar e despertar a ânsia por descobrir as respostas que estão por trás de todo o mistério que cerca a produção. Não há muita ação em suas cenas e em alguns momentos o diretor parece se perder no ritmo que quer contar a história, mas isso é um fato que não atrapalha muito na hora de seguir a protagonista em sua árdua tarefa de descobrir como sua vida mudou da noite para o dia. Vale também por ser uma produção espanhola e diferente do que estamos acostumados a ver no cinema americano, em que muitas vezes a trama acaba caindo na mesmice de sempre, algo que não ocorre com esta produção espanhol.

Durante a Tormenta (Durante la Tormenta, Espanha – 2018)

Direção: Oriol Paulo
Roteiro: Oriol Paulo, Lara Sendim
Elenco: Adriana Ugarte, Chino Darín, Javier Gutiérrez, Álvaro Morte, Nora Navas, Miguel Fernández, Clara Segura
Gênero: Drama, Romance, Thriller
Duração: 128 min.

Mostrar menosContinuar lendo

Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Mais posts deste autor

Add comment

  • Prev
  • Next
Posts Relacionados
Famosos
Maíra Cardi fecha parque e 'leva Jesus' para festa de 7 anos da filha Sophia

Maíra Cardi fecha parque e ‘leva Jesus’ para festa de 7 anos da filha Sophia

Maíra Cardi celebrou os 7 anos da filha Sophia com uma festa luxuosa em um…


by Matheus Fragata

Listas
5 Documentários imperdíveis e altamente aclamados para ver na Netflix

5 Documentários imperdíveis e altamente aclamados para ver na Netflix


by Patrícia Tiveron

Listas
5 Filmes imperdíveis e aclamados para ver agora na HBO Max

5 Filmes imperdíveis e aclamados para ver agora na HBO Max


by Patrícia Tiveron

© 2025 Bastidores. All rights reserved
Bastidores
Política de cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}